Além de Gramado e Canela, há outros lugares para conhecer na Serra Gaúcha disponíveis aos turistas que querem aproveitar da gastronomia, cultura e ecoturismo local

A Serra Gaúcha já é considerada a queridinha de muitos viajantes, principalmente aqueles apaixonados por um clima mais frio das montanhas. O turismo de aventura e gastronômico – com destaque para o enoturismo – recebem mais ênfase quando o assunto são os roteiros na Região Sul do Brasil. Mas quais são os lugares da Serra Gaúcha que podem ser visitados além dos já consolidados e conhecidos por todos, como Gramado e Canela?  

É natural que muitos viajantes lembrem desses dois destinos quando o assunto são passeios na Serra Gaúcha. E isso é totalmente justificável, pois eles estão entre os lugares mais famosos para as viagens no Rio Grande do Sul. Ambos atuam com experiências únicas e oferecem aos seus visitantes ótimos roteiros integrados, além de proporcionarem aos turistas a oportunidade de participar de importantes eventos anuais que preenchem seus calendários, como o Natal Luz, o Festival de Cinema de Gramado e outras grandes celebrações. 

Uma viagem ao passado a bordo em Garibaldi. Foto: Giordani Turismo / Divulgação

Contudo, que tal dar uma oportunidade para conhecer outros lugares na Serra Gaúcha e desbravar destinos que também são ótimas alternativas para complementar o seu roteiro? Essa sugestão de viagem pode ser ainda melhor em uma road trip pelas colônias italianas como Bento Gonçalves, Garibaldi e outras cidades do Rio Grande do Sul. 

Se você começar sua viagem desembarcando na capital, saiba que há opções de aluguel de carros em Porto Alegre, onde você poderá escolher o seu veículo com antecedência e pegar o carro diretamente no aeroporto. A Localiza Hertz oferece este serviço e facilita todo o processo de locação sem muita burocracia. 

Serra Gaúcha: roteiros consolidados

Não é à toa que os passeios na Serra Gaúcha encantem os mais diversos perfis de viajantes. Os turistas que se interessam em ecoturismo, por exemplo, podem explorar todas as opções disponíveis na região, incluindo trilhas, arvorismo, rafting e banhos em cachoeiras durante o verão. 

Os amantes de gastronomia também ficam motivados a conhecer melhor o destino. Conhecido pelos vinhedos que se encontram em diversas cidades, os viajantes contam com a oportunidade de apreciar vinhos enquanto aproveitam a paisagem da região. O chocolate é outro produto que ganha atenção de diversos turistas. Qual turista já visitou Gramado, por exemplo, e não se deixou vencer pelo desejo de levar a guloseima para casa?

A cultura local também é outro motivo que atrai bastante os visitantes. Com as tradições alemãs e italianas, a região oferece um pedaço da Europa no Brasil. E os eventos também fazem parte da cultura local, incluindo o Natal Luz, um dos maiores eventos natalinos do Brasil, realizado com maestria na região.

Lugares para conhecer na Serra Gaúcha

Parque do Lago Negro em Gramado. Foto: Cleiton Thiele

Outros lugares para conhecer na Serra Gaúcha

Gramado e Canela são importantes destinos da região e contam com visitantes que já tornaram a sua visita em uma tradição. Por ano, são cerca de 6,5 milhões de turistas indo às cidades vizinhas. 

Contudo, a região ainda conta com uma gama extensa de cidades que podem enriquecer ainda mais o roteiro. Confira, abaixo, dez outros lugares na Serra Gaúcha para você incluir na sua próxima viagem!

Lugares na Serra Gaúcha para fazer de carro

Igreja São Pedro, em Canela, na Serra Gaúcha. Foto Divulgação / Eu Amo Gramado

Bento Gonçalves

A predominância da uva já é um símbolo da cidade. Localizado a 109 quilômetros da capital gaúcha, o município oferece, além da experiência gastronômica, ricos roteiros culturais. Com forte base histórica de italianos, o destino conta com opções que vão desde passeios de Maria Fumaça a degustação de vinhos e visita às vinícolas.

Se possível, vá à Pipa Pórtico, considerado cartão de visita da cidade, que recebe os turistas com a seguinte frase: “Você está entrando no mundo do vinho”. Para deixar sua viagem ainda mais impressionante, não deixe de conhecer o “Caminhos de Pedra”, uma rota perfeita para viver a experiência das colônias italianas em Bento Gonçalves.

Lugares para conhecer na Serra Gaúcha

Porta de entrada em Bento Gonçalves, Pipa Pórtico. Foto: Divulgação / MTur

Cambará do Sul

Se o seu perfil for mais aventureiro, este é o destino ideal para quem quer aproveitar outros passeios na Serra Gaúcha. Situado a 180 quilômetros de Porto Alegre – na fronteira com Santa Catarina -, a cidade chama atenção por deter o maior conjunto de cânions da América do Sul.

A paisagem ainda conta, por exemplo, com cachoeiras e rios, assim como uma grande área de Mata Atlântica cheia de araucárias. O Aparados da Serra é uma visita considerada obrigatória aos turistas, que podem conhecer o cânion de Itaimbezinho, cartão-postal do destino.

Nova Petrópolis

Na lista dos lugares na Serra Gaúcha pouco explorados está Nova Petrópolis, situada a 90 quilômetros da capital gaúcha. O viajante mais eclético e que gosta de um pouco de tudo gostará de visitar o município. Os turistas podem conhecer o local que integra a Rota Romântica e ainda oferece o já consolidado café colonial, uma delícia! O estilo europeu preenche a cidade, onde é possível conhecer os grandes casarões alemães. 

Lugares para conhecer na Serra Gaúcha - Nova Petrópolis

Colonizadas por alemães, Nova Petrópolis é um dos roteiros imperdíveis para visitar na Serra Gaúcha. Foto: Celil07 / Shutterstock

Garibaldi

Vizinha de Bento Gonçalves, a cidade de Garibaldi também carrega as vinícolas como principal atrativo regional. Localizado a 109 quilômetros da capital, o município possui o título de capital dos espumantes. Durante os passeios na Serra Gaúcha, é possível realizar o roteiro “Estrada do Sabor”, que inclui a visita a propriedades rurais, onde é realizado degustação de vinhos, sucos e queijos. 

Farroupilha

Farroupilha, porta de entrada dos italianos em 1875, conta com um perfil mais corporativo, mas não deixa de ter o seu charme e atrativos. Situado a 90 quilômetros de Porto Alegre, o destino carrega o título de capital nacional do kiwi. Com centro de compras que movimenta a economia local, a cidade é detentora do maior Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio do estado, que recebe, em média, 2 milhões de pessoas por ano. 

Bom Jesus

A cidade, conhecida como Terra do Tropeirismo, é destaque para os amantes de ecoturismo. Assim como Cambará do Sul, o destino conta com cânions em suas paisagens que combinam com as famosas quedas d’água da região. Dentre elas, a Cachoeira da Ferradura, que só pode ser acessada com veículos 4×4 e com guias locais. Os visitantes do município encontrarão grande presença de araucárias e, consequentemente, de gralhas-azuis, pássaro símbolo da cidade e típica do estado. 

São Francisco de Paula

O clima interiorano e o ecoturismo são protagonistas de São Francisco de Paula, também conhecido como São Chico. Localizado no início dos campos do alto da serra, a cidade é conhecida pela comercialização de botas e ponchos de lã, motivada principalmente pelo clima local. A trilha do Parque das Oito Cachoeiras é um dos principais programas do destino, apesar da baixa temperatura. Os casais que não abrem mão de uma foto instagramável podem aproveitar do Lago São Bernardo para registrar o momento a dois. 

Jaquirana

A cerca de 200 quilômetros de distância da capital gaúcha, a cidade está localizada entre São Francisco de Paula e Bom Jesus. Assim como suas cidades vizinhas, carrega o ecoturismo em sua imagem e com infraestrutura de camping. O Passo do S, considerado principal passeio do destino, só pode ser acessado com veículo 4×4 e, por conta do difícil acesso, atrai os mais curiosos e corajosos aventureiros. Aliás, os cem metros de queda da cachoeira fazem o roteiro valer a pena e se torna perfeito para uma road trip na Serra Gaúcha.

Antônio Prado

Cenário do filme “O Quatrilho”, de 1995, a cidade de Antônio Prado está localizada a 184 quilômetros de Porto Alegre. Tombado pelo Iphan como o maior conjunto arquitetônico da colonização italiana no Brasil, o destino ganha a atenção dos amantes de história, que podem visitar a Foto Bernardi e se sentir um verdadeiro colono italiano. 

Lugares para conhecer na Serra Gaúcha: Antônio Prado

Antônio Prado, com influência italiana, se destaca como um dos lugares para conhecer na Serra Gaúcha. Foto: Divulgação / Forma Conhecer

São José dos Ausentes

Na divisa com Santa Catarina, São José dos Ausentes está localizado a 236 quilômetros da capital do estado. Aqueles que quiserem vivenciar a experiência local poderão até mesmo participar de ordenha de vacas e aproveitar uma tarde no clima gostoso de fazendas típicas gaúchas.

Aquela pausa para uma prosa na varanda e um chimarrão vão completar o seu roteiro. Os aventureiros têm a oportunidade de conhecer o Monte Negro, cânion que promete surpreender os visitantes. Outro atrativo local são os rios Silveira e Divisa, que correm em paralelo, porém em direções opostas.

Leia também:

» Dicas de turismo no Rio Grande do Sul
» Guia de viagens completo da Serra Gaúcha
» Dicas de turismo em Bento Gonçalves
» 12 hotéis e pousadas para conhecer na Serra Gaúcha

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Lugares na Serra da Cantareira para curtir no final de semana

Artigo anterior

Ônibus ligará Índia ao Reino Unido em viagem de 70 dias passando por 18 países

Artigo seguinte

Você pode gostar