O Rio Grande do Sul impressiona seus visitantes com a quantidade de belezas naturais e atrações turísticas disponíveis em todo o estado

A população do Rio Grande do Sul é formada por descendentes de portugueses, espanhóis, alemães, italianos e poloneses, essa mescla gigante de diferentes culturas . Ainda é possível encontrar falantes de dialetos italianos e alemães em algumas regiões do estado, especialmente na Serra Gaúcha.

O estado possuí 497 municípios com inúmeras possibilidades de turismo. A capital Porto Alegre com mais de 1,5 milhões de moradores respira cultura e lazer oferecendo uma gama de atrações. Para se ter uma ideia, a cidade possui 13 centros culturais, 50 museus e memoriais, mais de 30 teatros e 64 salas de cinema, sem contar as casas de espetáculos inseridas na rota de shows nacionais e internacionais.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Os cenários e as belas paisagens da Serra Gaúcha, dão a impressão de estar em algum lugar da Europa sem sair do Brasil. Além das belezas naturais, a rica gastronomia combinado aos vinhos produzidos no estado e o clima friozinho característico da região (com direito a neve em alguns meses do ano), se tornaram uma combinação perfeita que atraem milhares de turistas a alguns municípios do estado situados próximos a Serra Gaúcha, entre eles, Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Garibaldi e Nova Petrópolis.

No interior do Rio Grande do Sul paisagens formadas por gigantescos paredões formam impressionantes cânions e vales do Parque Nacional de Aparados da Serra, destino indicadíssimo a amantes da natureza e aventureiros. A porta de entrada é a charmosa cidade de Cambará do Sul e o grande destaque da região é o Cânion Itaimbezinho, com 720 metros de profundidade e 6 quilômetros de extensão.

O litoral do Rio Grande do Sul também oferece paisagens de tirar o fôlego. O município de Torres no extremo norte do estado é a única praia do litoral gaúcho onde é possível visualizar paredões rochosos em sua orla. Do alto, amantes do voo livre tem a emoção de ver a beleza das praias saltando pela rampa do Morro do Farol. Quem percorre o litoral sul encontra um litoral gigantesco de quase 600 km, formando uma linha quase reta sem morros ou penínsulas.

Destinos turísticos do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

» Dicas de turismo em Porto Alegre

Serra Gaúcha

» Guia completo da Serra Gaúcha
» Hotéis e Pousadas na Serra Gaúcha
» Viajando para a Serra Gaúcha: o que fazer na região

Gramado

» Dicas de turismo em Gramado
» Melhor época para conhecer Gramado
» Snowland

Bento Gonçalves

» Dicas de turismo em Bento Gonçalves
» Rota dos vinhos em Bento Gonçalves

» Caminhos de Pedra

Canela

» Dicas de turismo em Canela

Três Coroas

» Templo budista de Chagdud Gonpa Khadro Ling

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Dicas de turismo em Santa Catarina

Artigo anterior

Lugares para conhecer no Paraná

Artigo seguinte

Você pode gostar