Confira atrações imperdíveis e dicas para incluir em um roteiro entre Istambul e Capadócia 

Em uma viagem para a Turquia, combinar Istambul e a Capadócia no mesmo roteiro é uma escolha mais do que certa. Isso porque os dois lugares reúnem grande parte das belezas turcas. Para começar Istambul, uma cidade que, entre mesquitas imponentes, bazares e lugares históricos, faz uma incrível ligação entre o Ocidente e o Oriente.  

Já a região da Capadócia, na parte asiática do país, é muito procurada por suas formações geológicas pitorescas, pelos voos de balão, pelas cidades subterrâneas, pelos cavalos selvagens e por ser o local de nascimento de São Jorge.

Uma ótima dica para montar seu roteiro é evitar passeios que levam um dia inteiro, assim sobra tempo para visitar outros pontos turísticos. Além disso, não cometa o erro de visitar lugares muito semelhantes: Istambul, por exemplo, é cheia de mesquitas e palácios, escolha apenas alguns para evitar ver mais do mesmo. Ao fazer seu roteiro, não esqueça de considerar alguma horas de descanso, especialmente no primeiro e último dia de sua viagem. 

Além disso, para aproveitar melhor sua viagem, considere os tempos de deslocamento entre as atrações. A Guia na Turquia é uma agência com sede em Istambul especializada em receber brasileiros no país, oferecendo transporte e guias que falam português, inclusive para outros destinos turcos, como a Capadócia. Esta é uma forma segura, confortável e rápida para visitar todas as atrações que  a Turquia oferece. 

O que fazer em Istambul 

Roteiro na Turquia: Istambul. Foto: Svetlana Gumerova / Unsplash

Ao programar um roteiro entre Istambul e Capadócia, existem algumas atrações indispensáveis que você não pode deixar de conferir.  Em Istambul, considere no mínimo quatro dias para visitar as principais atrações da cidade. 

Vale a pena começar os passeios com atrações próximos, combinando, por exemplo, uma visita ao Hipódromo Romano, construído no século IV, com a Mesquita Azul, um dos grandes cartões-postais da cidade. Bem próximo dali também está a Hagia Sophia, que já foi igreja, basílica ortodoxa e atualmente é um museu. 

Para quem gosta de compras, Istambul é o lugar ideal. Programe passeios aos grandes bazares turcos, como o imperdível Grand Bazar e suas mais de 4 mil lojas com produtos típicos do país. Outra opção para garantir bons achados e presentes é o Bazar de Especiarias que, apesar de não ser tão grande quando o primeiro, também reserva boas ofertas de produtos. 

Outro passeio imperdível te leva para conhecer dois continentes de uma só vez é o passeio de barco pelo Canal do Bósforo, que passa pela linha imaginária que separa a Europa da Ásia. Sem dúvidas essa é uma oportunidade única que só mesmo uma cidade como Istambul pode proporcionar. 

Foto: Wei Pan / Unsplash

Outras atrações para conhecer em Istambul:

  • Palácio de Topkapi
  • Museu de Arte Moderna de Istambul
  • Mesquita de Rüstem Paşa
  • Cisternas de Yerebatan
  • Mesquita Süleymaniye
  • Galata Tower
  • Palácio de Dolmabahce
  • Museu Rahmi M. Koc
  • Mesquita de Eyüp Sultan
  • Museu de Arqueologia de Istambul
  • Praça Sultanahmet
  • Parque Gulhane
  • Museu Kariye

O que fazer na Capadócia 

Roteiro na Turquia

Foto: Daniil Vnoutchkov /Unsplash

O roteiro de qualquer viajante que visita a Turquia deve incluir a bela Capadócia. Considere ao menos três dias para conhecer as belezas desse lugar único no mundo. A região é famosa por suas formações rochosas pitorescas espalhadas por todos os lados – uma vista que deve ser apreciada em um clássico passeio de balão. Esses passeios sobrevoam o Parque Nacional de Goreme, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco, e existem várias opções de voos que você pode fazer. 

No entanto, a Capadócia não se resume a passeios de balão, vale explorar outros lugares como o Vale de Dervent, que apresenta formações com mais de 50 milhões de anos.  Além disso, vale programar uma visita ao Museu ao Ar Livre de Goreme, local que apresenta um grande complexo de cavernas medievais esculpidas por monges.

Uma das atrações que você não pode deixar de visitar na Capadócia são suas cidades subterrâneas. A região conta com mais de 200 cidades escondidas sob as pedras, e você pode visitar algumas delas, como Kaymakli, Derinkuyu, Sarhatli ou Ozkonak. Por meio de túneis e galerias, é possível acessar vestígios de seus antigos habitantes e lugares que funcionavam como igrejas, escolas, casas, entre outros lugares. Não se sabe ao certo a origem dessas cidades, mas é estimado que elas tenham mais de três mil anos.

Outra opção é programar passeios pelos belos vales da Capadócia. Entre eles, o famoso vale do Amor, ou Love Valley, que apresenta formações rochosas com formatos peculiares, apelidadas de apelidadas de chaminés de fada. O Vale dos Monges é outra opção, também com dezenas de chaminés de fada e cavernas para conhecer.

Roteiro em Istambul e Capadocia

Roteiro na Turquia: Capadócia. Foto: Isaac Quesada / Unsplash

Outras atrações para conhecer na Capadócia:

  • Catedral Selime
  • Vilarejo de Çavusin
  • Três Belas
  • Vale dos pássaros
  • Chaminés das Fadas
  • Vale dos Monges (Pasabag)
  • Cidade subterrânea de Kaymakli
  • Cidade subterrânea de Derinkuyu
  • Vale de Ilhara
  • Zelve

+ Info

Guia na Turquia
Guia em português na Turquia
Tel: +90 536 273 59 61
Site

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Mundo em quarentena: fotos mostram pontos turísticos vazios

Artigo anterior

Faça um tour online pelas casinhas de hobbits da Nova Zelândia

Artigo seguinte

Você pode gostar