Chá, tapetes e até mesmo implantes capilares: descubra algumas curiosidades sobre a bela e exótica cultura turca 

A Turquia é um destino repleto de belas peculiaridades. Para começar, possui a única cidade transcontinental do mundo, Istambul, dividida entre a Europa e a Ásia.  Mas isso não é tudo. O que faz do país um destino exótico, além de suas belas e imponentes mesquitas, lugares históricos, belezas naturais e muitos lugares para visitar, é também outra rara e importante riqueza: sua cultura. 

Costumes interessantes, tradições milenares e algumas bastante curiosas fazem da Turquia um destino único no mundo. Separamos 7 curiosidades sobre a cultura turca para deixar sua primeira viagem ao país ainda mais interessante.  

O ritual da barganha

turquia

Foto: Pixabay

Andar pelos maravilhosos bazares da Turquia vai exigir muito da sua habilidade de negociar. Isso porque os turcos são muito afetuosos e receptivos, além de ótimos vendedores. Na hora de comprar qualquer mercadoria, é importante saber barganhar, já que este é um costume secular por lá. Entre conversas e chás, fica difícil resistir à lábia dos vendedores, e você perceberá isso logo. Portanto, não se espante se você acabar despachando malas e mais malas de produtos turcos em seu retorno ano Brasil. 

As borras de café e o futuro

cultura

Foto: Pixabay

O café turco é bem diferente do brasileiro. Ele é preparado em uma espécie de caneca de cobre e possui um sabor bem marcante, até mesmo apimentado. No entanto, a experiência de provar a bebida vai além do sabor: você pode saber mais sobre seu futuro nas borras de café. Por não ser coado, como no Brasil, o fundo da xícara acaba revelando símbolos formados pelo pó. A prática conhecida por “tasseografia” é um costume turco bastante popular e consiste em ler o futuro (ou adivinhar o passado) por meio dos desenhos revelados no fundo da xícara. Diversas cafeterias em Istambul e outros destinos realizam essa “leitura”, então você não terá dificuldade de saber mais sobre sua vida enquanto degusta um cafezinho. Esta é uma das curiosidades sobre a cultura turca que você encontra em uma viagem ao país.

O país dos transplantes capilares

turquia

Foto: Pixabay

 

Você sabia que a Turquia é famosa por transplantes capilares? O país recebe anualmente milhares de visitantes que chegam em busca deste procedimento. Isso porque o destino é referência nessas cirurgias, com profissionais especializados que dominam algumas das melhores e mais modernas técnicas do mundo. Além disso, a cirurgia na Turquia chega a custar até seis vezes menos que em outros lugares, como Europa e Estados Unidos. Algumas empresas especializadas, como a Guia na Turquia, oferecem assessoria para brasileiros que desejam realizar o transplante na Turquia, fornecendo o suporte necessário em todas as etapas da cirurgia. É uma oportunidade de realizar o procedimento e ainda conhecer um destino belíssimo. 

A incrível Cerimônia dos Dervixes

cultura

Foto: Pixabay

Outra curiosidade sobre a cultura turca que você pode contemplar em uma viagem ao país é a Cerimônia dos Dervixes. Na verdade, trata-se de uma dança realizada pela Ordem Mevlevi, fundada no século XIII, que é parte de um braço místico do islamismo chamado Sufismo. A dança é realizada para simbolizar a transição do mundo terreno ao espiritual com o intuito de purificação da alma. Os dançarinos, os devixes rodopiantes, utilizam interessantes vestimentas brancas com saias longas e rodopiam rapidamente para alcançar esse estado de transe.  Em diversas regiões turcas é possível assistir a uma apresentação da dança, uma experiência agradável e também muito exótica.

A hospitalidade do chá 

turquia

Foto: Pixabay

Não estranhe se você estiver passando por alguma loja pela Turquia e alguém oferecer um pouco de chá. Servido em um copo com o formato de tulipa, o chá, conhecido como “çay”, em turco, é algo muito presente na cultura do país. Esta é uma forma que os turcos têm de mostrar hospitalidade. Por isso, se desejar uma imersão às tradições durante sua viagem, não deixe de pedir um chá sempre ao final de uma refeição em um restaurante. Inclusive, é muito comum no país que o chá seja servido em uma grande chaleira para ser compartilhado entre amigos.  Como o chá turco é bem quentinho e saboroso, esta é uma das curiosidades sobre a cultura turca que você certamente apreciará. 

Tradição em tapetes

cultura

Foto: Pixabay

Você sabia que a Turquia é muito conhecida por sua tradição na confecção de tapetes? As habilidades para a tecelagem dos turcos são milenares e o país, atualmente, é um grande produtor e exportador desses produtos. E os tapetes são lindos, visto que os turcos se aperfeiçoaram muito nesta técnica ao longo dos anos. Portanto, se você estiver no país, vale a pena conferir – e adquirir – belos tapetes com valores que valem a pena. Em diversas regiões pelo país você encontrará bazares e lojas que comercializam tapetes. 

Hamam, o banho turco

turquia

Foto: Wikimedia Commons

Outro item na lista de curiosidades sobre a cultura turca são os famosos banhos turcos. Conhecidos por “hamam”, os banhos são bastante tradicionais e verdadeiros rituais de purificação e beleza. A experiência e amplamente oferecida em todo o país, em um ambiente cercado por mármore que conserva o calor interior. Semelhante a uma sauna, porém mais úmido, o banho turco pode ser realizado individualmente ou com mais pessoas, além de poder incluir, em alguns casos, massagens, tratamentos e sessões de relaxamento. Istambul, por exemplo, oferece diversas opções de banhos turcos, que se dividem entre os mais tradicionais e os que seguem um estilo mais ocidentalizado, parecidos como SPAS. 

Gostou das 7 curiosidades sobre a cultura turca? Se você está planejando viajar para a Turquia e precisa de alguma assessoria indicamos a agência Guia na Turquia. A empresa é especializada em receber brasileiros no país e todo o atendimento é realizado em português, até mesmo antes da viagem. Além disso, o serviço é um dos mais bem avaliados no TripAdvisor. 

+ Info
Guia na Turquia
Guia em português na Turquia
Tel: +90 536 273 59 61
Site: www.passeiosemistambul.com

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Por que a Turquia é reconhecida pelo serviço de transplante capilar?

Artigo anterior

Casal está viajando toda a América do Sul em um carro 1.0

Artigo seguinte

Você pode gostar