Tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo sua primeira viagem à Turquia pode oferecer

A Turquia, além de ser um dos grandes berços da civilização, concentra algumas das mais belas e exóticas paisagens do planeta. São lindas praias, uma deliciosa gastronomia, desertos, florestas, montanhas e cenários deslumbrantes que fazem com que o país atraia cada vez mais turistas do mundo todo.

Rodeada de exotismo e lugares fascinantes, a Turquia, diferente do que muitos imaginam, também é um país muito seguro e que oferece uma excelente infraestrutura aliada a um rico legado cultural e histórico.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Com uma localização privilegiada e com uma extensão territorial gigantesca, que se estende do Mar Mediterrâneo ao Mar Negro com áreas na Europa e na Ásia, o país é um dos destinos mais surpreendentes que você poderá visitar.

Para quem já se convenceu de que a Turquia é um destino que merece uma visita, vale a pena se informar sobre os principais cuidados antes de embarcar ao país. Confira as melhores dicas para planejar sua primeira viagem a Turquia.

Quais documentos apresentar?


Foto: Divulgação Guia na Turquia

Para entrar na Turquia a turismo e com permanência de até 90 dias não é necessário visto, apenas um passaporte com validade de no mínimo três meses. Além disso, é importante ter em mãos:

  • A reserva dos hotéis garantindo sua hospedagem;
  • Recursos financeiros que possam garantir sua estadia no país;
  • Comprovantes de passagens aéreas de ida e volta para o Brasil.

Qual moeda levar?


A moeda usada na Turquia é a Lira Turca. No Brasil, não é fácil encontrar a Lira Turca em uma casa de câmbio – se encontrar, os valores não costumam compensar muito. A melhor dica é comprar Euros ou Dólares e trocá-los posteriormente em uma casa de câmbio na Turquia. Embora não faça parte da União Européia, o Euro é bem aceito em Istambul.

Você também pode utilizar os cartões de crédito e débito internacionais – esses cobram o IOF a cada compra ou saque realizado, mas também são amplamente aceitos no país. Lembre-se sempre de se informar sobre as taxas para saber exatamente qual opção compensa mais na data da sua viagem.  

Idioma


A língua oficial é o turco, mas o inglês é muito bem falado em diversos locais, então quem domina este idioma conseguirá se comunicar tranquilamente ao visitar o país.  

Qual a melhor opção de transporte dentro do país?


Foto: Divulgação Guia na Turquia

A Turquia é um país grande e oferece diversas opções de transporte coletivo, seja ônibus, barcos, aviões ou trens. As possibilidades são muitas e você certamente não terá grandes dificuldades para se deslocar e conhecer novos lugares por lá.

Os ônibus que vão de uma cidade a outra são confortáveis e possuem, muitas vezes, serviço de bordo. As principais companhias que operam no país são: Kâmil Koç, Metro Turizm, Ulusoy e Varan Turizm.

Já de avião, a principal companhia aérea que decola para várias regiões turcas é a Turkish Airlines, mas existem várias outras que oferecem voos, inclusive mais baratos, como Pegasus Airlines, Anadolu Jet, Sun Express Airlines, Atlasjet e Onur Air.

Em Istambul o transporte público funciona bem e, como as atrações na cidade são bastante próximas, caminhar por suas ruas pode ser bastante agradável.

Se você está viajando pela primeira vez para a Turquia e está inseguro em se locomover por lá, a agência Guia na Turquia oferece visitas a lugares exclusivos do país com guias que falam português.

Como devo me vestir na Turquia?


Muitas pessoas ficam em dúvida sobre as vestimentas que devem usar a uma visita à Turquia. Fique tranquilo, pois não há restrições quanto às roupas. Apenas para entrar nas mesquitas é necessário que as mulheres cubram as pernas, ombros e cabelos.

Qual a melhor época para visitar a Turquia?


Foto: Divulgação Guia na Turquia

Na primavera, que vai de abril a maio, as cidades da Turquia ficam floridas e repletas de tulipas, um verdadeiro show de cores e aromas.

Já durante o outono, período que vai de setembro a outubro, as temperaturas ficam mais amenas e o clima mais sereno, porém esta é a época em que as atrações recebem menos visitantes e as cidades ficam menos lotadas.

Para quem curte um clima alegre e cheio de sol, o verão, que vai de julho a julho, dá de presente ao visitante belíssimos dias que só escurecem por volta das 21h30. Em cidades como Istambul não faz tanto calor e, às vezes, é necessário até sair de casa com um casaquinho leve.

O inverno turco é bastante frio, úmido e pode até revelar nevascas, por isso prepare o casaco se for ao país durante este período do ano, que vai de novembro a fevereiro.

Está pensando em visitar a Turquia pela primeira vez? Conheça a agência Guia na Turquia que oferece passeios exclusivos pelos destinos turcos, com guias que falam português e conhecem cada canto especial do país. A agência também faz toda a assessoria para antes e durante viagem, facilitando o atendimento com passeios personalizados conforme o seu perfil.

+ Info:

Guia na Turquia
Guia em português na Turquia
Tel: +90 536 273 59 61
Site

» Melhor época para visitar a Turquia, Istambul e outros destinos turcos
» Explorando a Turquia, descubra o que ver e fazer no país mais exótico da Europa
» Capadócia: descubra o que fazer no coração da Turquia
» Conheça os luxuosos hotéis instalados em cavernas na Turquia

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Dicas para planejar sua primeira viagem ao Panamá

Artigo anterior

Dicas para planejar sua primeira viagem à França

Artigo seguinte

Você pode gostar