Angra dos Reis – Principais praias, lugares para ir, passeios imperdíveis e dicas

Atualizada em:

Planejando uma viagem para Angra dos Reis? Confira nossas dicas sobre pontos turísticos, lugares para ir, passeios imperdíveis e as melhores praias de Angra dos Reis

Um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil, Angra dos Reis fica em uma região privilegiada do litoral fluminense. Composta por mais de 365 ilhas, este município do Rio de Janeiro abriga algumas das praias mais belas do país, cujas águas cristalinas alternam do verde esmeralda ao azul turquesa.

Mas as belezas naturais de Angra dos Reis não param por aí. Essa parte da costa brasileira tem cenários impressionantes, com áreas de Mata Atlântica belíssimas, cachoeiras e paisagens incríveis. Além disso, Angra tem um centro histórico charmoso e muitas opções de passeios para diversos gostos e estilos de viajantes.

Para completar, esta cidade do Rio de Janeiro tem ótima infraestrutura hoteleira, com pousadas aconchegantes, resorts e hotéis de luxo, além de excelentes restaurantes. Por isso, é um destino surpreendente para visitar independente da ocasião. E, para te ajudar a saber o que fazer por lá, preparamos este guia completo sobre Angra dos Reis, com dicas sobre as praias, lugares para ir e passeios imperdíveis.

Melhores praias de Angra dos Reis

São mais de 365 ilhas e incontáveis praias para conhecer em Angra dos Reis. Portanto, curtir o sol à beira-mar deve estar no topo da sua lista de atividades neste destino do Rio de Janeiro. Mas, com tantos lugares para ir, como saber exatamente quais praias visitar em Angra? Selecionamos as melhores porções de areia do destino, considerando as avaliações dos viajantes, confira!

Praia de Lopes Mendes

Melhores praias de Angra dos Reis
Melhores praias de Angra dos Reis – Foto: TurisAngra

Uma das praias mais belas do Brasil, Lopes Mendes fica em Ilha Grande, o principal destino de quem visita Angra dos Reis. Ela tem quase 3 quilômetros de extensão, areias brancas e mar estonteantemente azul. Em seu entorno, uma densa vegetação cria uma moldura que torna o local ainda mais bonito. 

Praia do Abraãozinho

Também em Ilha Grande, a Praia de Abraãozinho é um lugar paradisíaco, com mar calmo, raso e com águas transparentes. Diferente de outras porções de areia da ilha, Abraãozinha é bem servida por serviços, com quiosques e aluguéis de caiaque, pranchas e stand-up paddle. Por isso, é um lugar para passar o dia com mais infraestrutura em Angra dos Reis.

Praia do Dentista

Praia do Dentista
Angra dos Reis: Praia do Dentista – Foto: Rodrigo Soldon/Flickr

Localizada na Ilha da Gipóia, a Praia do Dentista é uma das mais badaladas de Angra dos Reis, sobretudo aos finais de semana e feriados. Dezenas de lanchas, veleiros e iates  levam os turistas até a paradisíaca praia. Também conhecida como Praia de Jurubaíba, ela tem águas transparentes e tons que variam do azul ao verde.

Praia de Dois Rios

A Praia de Dois Rios, como o nome revela, é cortada por dois cursos d’água que são ótimos para banhos refrescantes. Sua faixa de areia tem cerca de um quilômetro de extensão e é cercada por vegetação preservada. Além disso, a Praia de Dois Rios abriga o Museu do Cárcere (MUCA) – Ecomuseu Ilha Grande, instalado no antigo Presídio Cândido Mendes.

Praia do Aventureiro

Praias de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro
Praias de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro – Foto: Alexandre Futata/Wikimedia Commons

Voltando à Ilha Grande, temos outra praia icônica de Angra dos Reis, famosa por seu coqueiro em ângulo de 90 graus. A Praia do Aventureiro tem areia branquinha, é cercada por montanhas e muito verde, além de ter águas transparentes que formam piscinas entre muitas pedras. O lugar é acessível apenas por barcos.

Praia do Caxadaço

Apesar de pequena, a Praia do Caxadaço é uma das mais belas de Angra dos Reis. Ela fica escondida entre paredões de rochas e tem uma curta porção de areia, banhada por um mar calmo e colorido. Um ótimo lugar para mergulhos, a praia faz parte de uma área de proteção ambiental e abriga diversas espécies marinhas.

Praia da Parnaioca

Litoral fluminense
Dicas de viagem em Angra dos Reis – Foto: TMbux/Wikimedia Commons

Por fim, não deixe de visitar a Praia da Parnaioca, onde você pode escolher entre curtir a água salgada do mar ou a água doce da lagoa formada pelo Rio Parnaioca. No encontro do mar com o rio ainda há uma espécie de hidromassagem natural, que se forma entre as rochas. Para completar, a praia tem areias douradas, mar agitado e muita vegetação.

Lugares para ir em Angra dos Reis

Além de incluir em seu roteiro de viagem em Angra dos Reis praias específicas, você pode escolher visitar algumas de suas ilhas e, então, visitar várias porções de areia paradisíacas e outros locais incríveis.

Ilha de Cataguases

Ilha de Cataguases, no Rio de Janeiro
Lugares em Angra dos Reis: Ilha de Cataguases – Foto: TurisAngra

Uma das praias mais bonitas da Baía de Ilha Grande, a Ilha de Cataguases tem praias com areias branco-neve e é repleta de pitangueiras. Além disso, é banhada por águas verde esmeralda calmas e, portanto, é ideal para crianças.

Ilhas Botinas

Lugares em Angra dos Reis
Ilhas em Angra dos Reis: lugares para visitar – Foto: TurisAngra

Um dos cartões-postais de Angra dos Reis, as Ilhas Botinas também são conhecidas como “Ilhas Irmãs” ou “Ilhas Gêmeas”. Elas têm águas tão cristalinas que é possível observar o fundo do mar em locais com até 10 metros de profundidade.

Lagoa Azul

Lagoa Azul, em Ilha Grande
Dicas de lugares em Angra dos Reis – Foto: TurisAngra

Não é exagero dizer que a Lagoa Azul é um dos lugares mais belos de Angra dos Reis. A piscina natural fica entre duas ilhotas às margens da Ilha Grande, a mais famosa da região. O nome vem do fato de suas águas terem uma coloração estonteantemente azul.

Ilha da Gipóia

Ilha da Gipóia
Lugares em Angra dos Reis – Foto: Rogério Cassimiro/MTur Destinos

A Ilha da Gipóia é a segunda maior ilha de Angra dos Reis e uma das mais procuradas pelos turistas que visitam essa região do Rio de Janeiro. Além de suas belas praias, lá você encontrará ótima infraestrutura, com quiosques, bares e restaurantes. 

Ilha Grande

Ilha Grande, no litoral fluminense
Litoral fluminense: Ilha Grande – Foto: TurisAngra

Mas a maior ilha da Baía de Angra dos Reis é, sem dúvida, Ilha Grande, como o nome revela. Ela tem mais de 100 praias, além de cachoeiras, trilhas e mirantes que revelam vistas incríveis. Além disso, tem ótimas pousadas, restaurantes e uma vila charmosa.

Passeios imperdíveis em Angra dos Reis

Os passeios de barco dominam os roteiros turísticos em Angra dos Reis, mas não são as únicas opções do que fazer nesta cidade do litoral fluminense. Inclua em seus planos de viagem tours pelo centro histórico de Angra, trilhas para visitar cachoeiras e mirantes.

Conhecer o centro histórico

Tour pelo centro histórico de Angra
Tour pelo centro histórico de Angra – Foto: Rogerio Cassimiro/MTur Destinos

A viagem a Angra dos Reis não se resume aos dias de sol à beira-mar. A cidade tem um centro histórico super charmoso que guarda construções centenárias. Lá, por exemplo, você encontrará a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, uma das primeiras igrejas do Brasil. Uma das melhores formas de conhecê-lo é caminhando.

Pico do Frade

O Pico do Frade é o segundo ponto mais alto de Angra dos Reis, com 1500 metros de altura, e pode ser conhecido em passeios guiados. O percurso até o topo é feito em meio à Mata Atlântica, em paisagens belíssimas. Os trajetos, geralmente, começam no Frade e Bananal e o passeio até o pico dura, em média, 7 horas.

Banqueta-Jussaral

Um passeio para quem gosta de história em Angra dos Reis, este é o tour Banqueta-Jussaral. O caminho era utilizado antigamente para levar produtos até a cidade, hoje é um dos roteiros turísticos mais famosos de lá. O passeio sai do rio Banqueta e termina na antiga estação ferroviária Jussaral e dura, em média, duas horas.

Passeio de Escuna

Melhores passeios em Angra dos Reis
Melhores passeios em Angra dos Reis – Foto: Rogerio Cassimiro/MTur Destinos

Explore a Baía de Angra dos Reis nos vários passeios de escuna pela região. Há diversos roteiros que levam a diferentes lugares desta parte da costa do litoral fluminense. Geralmente, os tours duram cerca de 7 horas e param em até 3 locais paradisíacos.

Cachoeira do Bracuí

Angra dos Reis também tem belas quedas d’água, e uma delas é a Cachoeira do Bracuí. Para chegar até o seu topo é preciso percorrer uma trilha de 6 km, com duração média de 8 horas. No caminho, há várias quedas d’água que recompensam todo o esforço do trajeto. Do alto, se tem uma vista espetacular da Baía de Angra dos Reis.

Trilha Perequê-Mambucabinha

Por último, inclua em sua lista de passeios em Angra dos Reis a Trilha Perequê-Mambucabinha. Diferente da Cachoeira do Bracuí, este é um percurso para iniciantes e dura apenas 2 horas até o destino final, que é o Morro da Boa Vista. Mas, da mesma forma, oferece uma vista deslumbrante de Angra dos Reis, com a junção da Mata Atlântica com o mar paradisíaco desta parte do litoral fluminense.

Dicas de viagem em Angra dos Reis

Dicas de viagem em Angra dos Reis
Dicas de viagem em Angra dos Reis – Foto: TurisAngra

Como um bom destino de praia, a alta temporada em Angra dos Reis é no verão, entre os meses de dezembro e março. Coincidentemente, esta também é a época do ano que mais chove nesta região do Rio de Janeiro, apesar das altas temperaturas. Os meses mais secos, no entanto, junho, julho e agosto, quando faz mais frio.

Por isso, se a sua ideia é aproveitar os dias de sol, mas evitando a chuva, considere viajar para lá nos meses de abril, maio, setembro e outubro. Além de terem dias mais estáveis, também são a baixa temporada em Angra dos Reis, com preços mais acessíveis. Outra dica para curtir os dias de férias lá com mais tranquilidade e com um fluxo menor de turistas é optar por visitar o destino em dias de semana.

Ao viajar para Angra dos Reis, não esqueça o protetor solar e o repelente, há muitos mosquitos nesta parte do litoral fluminense. Além disso, prepare a mala com roupas leves, pois as temperaturas costumam ser mais altas nesta região do Rio de Janeiro, mesmo no inverno.

Como chegar em Angra dos Reis

Como chegar em Angra dos Reis
Dica de como chegar em Angra dos Reis – Foto: TurisAngra

Angra dos Reis tem um pequeno aeroporto, que fica a 5 km do centro da cidade e recebe voos de São Paulo. Porém, a melhor forma de chegar a este destino do litoral fluminense vindo de outros estados é pelos aeroportos do Rio de Janeiro: Santos Dumont (a 158 km) e Galeão (a 149 km). Depois, basta seguir para Angra de carro alugado ou ônibus.

O acesso à Angra dos Reis por via terrestre é através da BR-101 (Rodovia Rio-Santos) com sentido a São Paulo. A viagem do Rio de Janeiro até a cidade dura cerca de 2h30. Para quem parte de São Paulo, o trajeto segue pela BR-116 (via Dutra) até o município de Barra Mansa (RJ), onde continua na RJ-155 até Angra dos Reis. A viagem leva em torno de 5h30 e percorre 396 km.

De ônibus, há partidas diárias da Rodoviária do Novo Rio, na capital fluminense, e a viagem até Angra dos Reis leva em torno de 3h. Saindo de São Paulo, os ônibus partem da Rodoviária do Tietê direto para Angra dos Reis, o trajeto dura cerca de 8h.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima