Anvisa decide que uso de máscaras em aviões e aeroportos não é mais obrigatório

Atualizada em:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quarta-feira (1º) que não será mais obrigatório o uso de máscaras em aviões e aeroportos no Brasil.

As máscaras foram utilizadas como uma das medidas de proteção contra o coronavírus entre 2020 e agosto de 2022, quando a medida foi suspensa. Em novembro, a obrigatoriedade foi restabelecida devido ao aumento do número de casos da doença.

A decisão desta quarta-feira foi votada por unanimidade pelos cinco diretores da Anvisa. No encontro, o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, vinculou o uso de máscaras e cintos de segurança para ressaltar a importância da proteção facial. O acessório passa a ser apenas recomendado pela Agência, principalmente para quem tem problemas respiratórios.

mascara avião e aeroporto
Foto: Lukas Souza / Unsplash

Segundo a Anvisa, outras medidas permanecem em vigor, como desembarque fila a fila, limpeza de aeronaves e alertas sonoros sobre a importância da vacinação. Em caso de suspeita de Covid-19, as companhias aéreas são obrigadas a fornecer máscaras aos passageiros sintomáticos.

“O cinto de segurança salvo uma análise mais aprofundada gera benefício única e exclusivamente para quem o usa. Não usar o cinto de segurança normalmente não traz um risco para outros, o risco principal é para quem usa ou não usa o cinto de segurança. Entretanto, com a devida explicação e veiculação da informação correta, apresentação dos estudos vigentes quanto à importância do cinto, ele hoje é praticamente incontestável no mundo todo”, disse.

“A questão do uso da máscara é um pouco além, por que ela envolve a prevenção para terceiros. Então, quem usa máscara se protege mas também protege a terceiros”, completou Barra Torres.

Em agosto do ano passado, a Anvisa tornou as máscaras mais flexíveis, mas isso não durou muito. A agência restabeleceu essa obrigação em novembro, diante do aumento dos casos de Covid. Agora, pouco mais de três meses depois, o uso da proteção facial nos voos em território nacional e em aeroportos passa a ser apenas recomendado.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima