18 cidades incríveis para visitar na Toscana

Atualizada em:

Uma das regiões mais belas da Itália, a Toscana tem lugares incríveis para se visitar, entre cidades medievais e paisagens exuberantes

Viajar para a Toscana é ter a certeza de encontrar paisagens deslumbrantes e cidades medievais incríveis. Não é à toa que essa região da Itália é uma das que mais atrai turistas, vindos de toda parte do mundo. Destino de viagens românticas, tours gastronômicos  e passeios em vilarejos históricos, a Toscana tem muito a oferecer. E é sobre isto que vamos falar neste post.

Mais do que a surpreendente Florença, capital dessa região italiana, há muitas cidades incríveis para visitar por lá. Em cada uma delas, você encontrará atrativos únicos e poderá viver experiências inesquecíveis. Portanto, ao planejar sua próxima viagem para a Europa, inclua a Toscana em seus planos. Garanto que não se arrependerá!

Cidades incríveis para visitar na Toscana

Ocupada por diferentes povos ao longo da história, a Toscana tem cidades com características bem distintas. Há vilarejos que cresceram do comércio marítimo, vilas cercadas por muralhas, cidades em que a arte é dominante e outras em que o romance parece pairar no ar. Por outro lado, quando falamos da natureza na região, a beleza é algo comum de todos os cantinhos que possa visitar. E, claro, a deliciosa gastronomia italiana é marcante em todos os lugares, tornando a experiência por lá ainda melhor.

Cortona

Cortona, na Toscana
Foto: Mac9/Wikimedia Commons

Localizada no topo de uma colina, a 600 metros de altura, Cortona é uma das cidades charmosas da Toscana. Um de seus principais atrativos é a muralha do século IV a.C., que, antes, servia de proteção contra invasores. A construção milenar é bastante preservada e pode ser vista de vários pontos da cidade. Outro ponto turístico imperdível de Cortona é a Porta Bifora, que foi construída no século II a.C.

Lucca

Cidades para visitar na Toscana
Foto: Spike/Wikimedia Commons

Já no noroeste da Toscana, uma cidade que vale a pena conhecer é Lucca. Antes de atravessar suas muralhas, você pode ter a impressão de que se trata de um vilarejo pequeno. Porém, perceberá que Lucca é uma cidade ampla, com muitos lugares para conhecer. Lá o principal meio de transporte são as bicicletas, que permitem percorrer as ruelas medievais que formam vários labirintos. Aprecie a arquitetura de suas construções que mantém intacto o traçado da antiga colônia romana, cuja fundação ocorreu em 180 a.C.

Fosdinovo

Cidades incríveis para visitar na Toscana
Foto: Davide Papalini/Wikimedia Commons

Antigamente porta de entrada para a histórica região de Lunigiana, hoje Fosdinovo é uma das cidades incríveis para visitar na Toscana. Nela, você pode sentir o cheiro do mar e das montanhas, já que está em uma região privilegiada das planícies de Val di Magra. Um de seus principais atrativos é um castelo-fortaleza extremamente preservado. Além disso, a gastronomia é outro ponto alto de Fosdinovo, com muitos pratos típicos deliciosos.

Montepulciano

Montepulciano
Foto: Adrian Michael/Wikimedia Commons

Uma vila medieval feita completamente em pedras no alto de uma colina – que por sinal é uma das mais altas de toda a Toscana -, Montepulciano não pode ficar de fora do seu roteiro. A cidade tem um lindo centro histórico, cuja principal característica é a sucessão de vielas imperfeitas e fachadas irregulares. Em seu entorno há muralhas e fortalezas que dão ao lugar um visual incrível. Ao visitá-la, não deixe de conferir a igreja Templo di San Biaggio, um belo exemplar da arquitetura renascentista construído no século XVI.

Barga

Barga, na Itália
Foto: Jim Walton/Wikimedia Commons

Localizada no pitoresco Valle del Serchio, no coração da Garfagnana, Barga é uma vila medieval que remonta aos tempos dos lombardos, no século IV. Por isso, é o destino ideal para quem gosta de história, arquitetura e artes. Além disso, em Barga você poderá provar a deliciosa comida italiana e apreciar uma vista incrível dos Alpes Apuanos. 

Pitigliano

Cidades incríveis para visitar na Toscana
Foto: Garibaldi/Wikimedia Commons

Pitigliano é uma das cidades incríveis para visitar na Toscana, não só pela localização, mas também por ser um lugar único. Trata-se de um burgo esculpido no tufo, um tipo rocha característico da região. De longe, a vista que se tem da cidade é uma colina no topo de rochas que se unem a casas como se fossem uma única coisa. A cidade data dos tempos etruscos, muitos séculos antes do nascimento de Cristo.

Volterra

Volterra, na Itália
Foto: Liga Due/Wikimedia Commons

Volterra é uma das cidades da Toscana que mistura vários estilos em um único lugar, formando uma das paisagens mais incríveis da região. Nela, você encontrará uma etrusca, um teatro romano e um centro medieval. Localizada na província de Pisa, na fronteira da província de Siena, a cidade fica em uma colina 450 metros acima do nível do mar, entre os vales de Cecina e dell’Era.

San Gimignano

Cidades incríveis para visitar na Toscana
Foto: Lorenzo Gaudenzi/Wikimedia Commons

Também localizada no alto de um monte, a 334 metros de altura, San Gimignano é um ótimo destino para quem gosta de história e arquitetura. A vila tem um conjunto arquitetônico medieval restaurado a partir do século XIX. Nele, há vários cafés, lojas e restaurantes distribuídos em ruelas charmosas. Dentre seus edifícios, o que mais se destaca é o Duomo, uma igreja românica do século XII.

Pienza

Pienza
Foto: Sherseydc/Wikimedia Commons

O projeto urbanístico de Pienza é de 1.400 d.C. e forma um charmoso vilarejo. É um dos destinos mais românticos da Toscana, muito procurado por casais em lua de mel, por exemplo. Durante a primavera, as casas de pedra do centro histórico se enchem de flores nas janelas, formando um cenário incrível. Além disso, uma de suas ruazinhas é, inclusive, conhecida como Via dell’Amore, ou seja, a rua do Amor.

Massa Marittima

Massa Marittima
Foto: Gorupka/Wikimedia Commons

Quer visitar um lugar mais tranquilo na Toscana, experimente viajar para Massa Marítima, um destino do litoral italiano menos movimentado. Localizada no meio dos monte “metalíferos” do território da província de Grosseto, a vila fica a 400 metros acima do nível do mar.  E, além de seus atrativos naturais, possui uma bela arquitetura medieval, com muitos monumentos do período etrusco.

Certaldo Alto

Certaldo Alto, na Itália
Foto: Vignaccia76/Wikimedia Commons

Certaldo Alto é uma cidadezinha medieval que fica no caminho entre Florença e Siena, no alto duma colina. Ela também não está entre os destinos mais badalados da Toscana, por isso é uma ótima opção para quem procura por mais tranquilidade. Dividida em Certaldo Baixa e Certaldo Alto, a cidade tem um funicular que liga as duas regiões. Do alto da colina se tem uma das vistas mais belas da Toscana. 

Anghiari

Anghiari, na Itália
Foto: TeKappa/Wikimedia Commons

Anghiari é um lindo burgo medieval localizado na região mais oriental da Toscana, na província de Arezzo. É uma das cidades medievais para se apaixonar pela Itália. Lá você verá casas de pedras com flores coloridas nas janelas, provará a deliciosa gastronomia italiana  e encontrará um povo muito simpático. Por tudo isso, Anghiari merece entrar em seu roteiro de viagem na Toscana.

Siena

Siena, na Itália
Foto: Flissphil/Wikimedia Commons

Siena é uma das cidades mais conhecidas da Toscana e que faz jus à fama de lugar romântico típico dessa região. Ela fica em uma paisagem repleta de vinhedos e tem um centro histórico medieval preservado. Há várias vielas estreitas entre construções milenares que formam labirintos impressionantes. Sua construção data da Idade Média e há lendas que afirmam que os filhos de Remo a teriam criado.

Florença

Florença, na Toscana
Foto: Darren Quigley/Pixabay

Capital da Toscana, Florença é uma das paradas obrigatórias para quem vai visitar a região. É uma cidade que respira arte, cultura e sabores. Além disso, Florença é belíssima, com uma arquitetura impressionante, que mescla construções e esculturas em composições impressionantes. Um verdadeiro museu a céu aberto. Entre as obras arquitetônicas para se admirar por lá, não deixe de conferir a  Ponte Vecchio, cartão-postal da cidade. Visite seus museus também e veja, de perto, obras como o David, de Michelangelo.

Monteriggioni

Monteriggioni, na Itália
Foto: Piero Salvadori/Pixabay

Próximo de Siena, Monteriggioni é mais uma preciosa vila medieval da Toscana que você precisa visitar. Cercada por muralhas, a cidadezinha faz com que você se sinta em um verdadeiro castelo. Ela é bem pequena, tanto que você poderá percorrê-la a pé em cerca de cinco minutos, do portão de entrada até o de saída. No caminho, verá várias construções centenárias, como casas de pedras.

Collodi

Cidades incríveis para visitar na Toscana
Foto: Corinna Schenk/Pixabay

Imagina este cenário: pequenas casas construídas em uma colina íngreme, como se fossem uma cachoeira, logo acima de uma antiga fortaleza. Assim é Collodi, uma aldeia que remonta ao final do século XII e está entre as cidades incríveis para visitar na Toscana. Nela, você poderá conhecer a Villa Garzoni, que se ergue sobre as ruínas do antigo castelo medieval. Além disso, poderá conhecer mais da história do lugar, que nasceu por razões militares. 

San Quirico d’Orcia

Cidades na Toscana
Foto: Sailko/Wikimedia Commons

San Quirico Val D’Orcia é uma pitoresca vila medieval construída em uma colina no Val d’Orcia, a 45 km de Siena. Ela fica próxima de outras cidades incríveis da Toscana, como Pienza, Montalcino e Montepulciano. E, assim como elas, é um lugar para quem gosta de história, arquitetura, gastronomia e belas paisagens. Além disso, se escolher visitá-la no mês de junho, poderá participar da Festa del Barbarossa, que ocorre todos os anos e tem apresentações de arqueiros, jogo das bandeiras e desfiles com roupas medievais.

Montalcino

Montalcino
Foto: Michal Osmenda/Wikimedia Commons

Vizinha de San Quirico d’Orcia, Montalcino é um vilarejo charmoso entre a paisagem deslumbrante do  Val d’Orcia. Ela é conhecida em todo o mundo pela produção do vinho tinto Brunello. E, assim como outras cidades medievais da Toscana, fica no alto de uma colina alta, entre os vales do Rio Ombrone, a 564 metros acima do nível do mar.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima