Atualizada em:
Se o que você procura é um ambiente intimista e exclusivo para provar drinks e coquetéis, precisa conhecer estes bares secretos em São Paulo
Na década de 1920, nos Estados Unidos, produzir, consumir e comercializar bebidas alcoólicas era proibido, devido à lei seca. E, por conta disso, surgiu nesse período um conceito chamado speakeasy, que nada mais era do que bares que funcionavam escondidos. Essa proibição por lá já acabou, é claro. Mas a moda se espalhou pelo mundo e em vários lugares é possível encontrar bares secretos, inclusive em São Paulo.
Hoje, a questão não é o funcionamento irregular ou esconder a comercialização de bebidas, mas proporcionar um ambiente diferente para quem quer provar drinks e coquetéis. E existem bares super interessantes neste estilo na capital paulista. Um deles, de tão secreto, não divulga seu endereço publicamente e faz um jogo de mistério com quem quer visitá-lo. Outros estão localizados no subsolo de lugares importantes da cidade. E, a seguir, queremos te apresentar 6 bares secretos em São Paulo que vale a pena conhecer.
Bares secretos em São Paulo
Quando se pensa em visitar um bar secreto, a primeira coisa que vem à cabeça é a exclusividade. E é justamente isto que esses lugares proporcionam para seus clientes. São lugares VIP, geralmente acessíveis somente com reserva antecipada e com um número limitado de pessoas por dia. Além disso, oferecem um ambiente diferente, decorado para que você se sinta, de fato, escondido. Veja só!
Câmara Fria
São Paulo é uma cidade incrível, onde você pode encontrar de tudo e de toda forma. E o Câmara Fria prova que isso também se aplica aos bares secretos. Diferente dos tradicionais ambientes em subsolos, ele fica no andar de cima do Bar Original, em Moema. O que parece ser a porta de um frigorífico revela uma cervejaria secreta, onde você encontrará 10 torneiras de chopp artesanal e uma carta com 25 rótulos de cerveja nacionais e importadas.
O local tem, ainda, um cardápio variado de petiscos, que vão de porções a brotinhos de pizza. Há, ainda, lanches preparados com pães quentinhos vindos do bar de baixo. Este bar secreto funciona de terça a quarta, das 18h às 2h, e de quinta a sábado, das 18h às 3h.(Endereço: Rua Graúna, 137 – Moema – Telefone: (11) 5093-9486)
Bar do Cofre
Um antigo cofre do Banco do Estado, hoje, abriga um dos bares secretos de São Paulo mais surpreendentes. O motivo é que ele mantém as características do local, incluindo as portas circulares feitas de concreto e aço reforçado, as paredes de mármore e as grades que garantiam a segurança dos tesouros antes guardados ali. O Bar do Cofre funciona desde fevereiro de 2019 e é administrado pelo grupo do SubAstor, outro empreendimento desse tipo. O lugar é bastante disputado, por isso vale fazer reserva com antecedência.
Ele fica no subsolo do Farol Santander e seu acesso é através das escadas que descem do hall de entrada do edifício. Bem iluminado e com um ambiente mais intimista, o Bar do Cofre tem uma carta de drinks com foco nos coquetéis clássicos e em criações sofisticadas, incluindo receitas exclusivas. Uma delas é o The Hidden, uma bebida gaseificada que vem em um copo alto com gelo, uísque, chá rooibos, vermute tinto e Campari. O local funciona de quinta à sábado, das 17h à 1h. (Endereço: Rua João Brícola, 24, Centro – Telefone: (11) 3553-5627 / (11) 3101-1217)
Frigobar
Entre os bares secretos de São Paulo, o Frigobar pode ser considerado o mais autêntico quando pensamos no conceito speakeasy. O lugar leva muito a sério a ideia de se esconder, de verdade. Para começar, não podemos dizer sua localização, já que o endereço não é divulgado. A única informação que temos é de que fica em algum lugar dos Jardins. Segundo, o Frigobar até tem redes sociais. Mas o que você encontra lá? Nada. E a pergunta que fica, então, é: como visitá-lo? Aí o negócio fica mais interessante.
Primeiro, você só pode entrar fazendo uma reserva com antecedência, inclusive com o depósito de uma quantia em dinheiro para consumo. Segundo, se a reserva for aceita (é isso mesmo, precisa ser aceita!), você recebe o endereço, uma lista de regras e uma senha individual por e-mail, que deverá ser dita na porta do estabelecimento. A entrada é através de um corredor escuro, o visitante é guiado por um segurança até o bar, que tem capacidade para cerca de 30 pessoas e um ambiente intimista e retrô. As reservas podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]. (Endereço: Desconhecido)
Bar dos Arcos
Localizado no subsolo do Theatro Municipal, o Bar dos Arcos oferece um ambiente requintado, que valoriza a construção do local. As paredes são de pedra, o pé direito é baixo e os arcos romanos – que sustentam a estrutura – formam um ambiente belíssimo, que lembra uma taberna do século XIX. Para completar, a decoração traz balcões inspirados no filme “O Iluminado”.
O Bar dos Arcos funciona de terça a sábado, das 19h30 às 2h30, e tem música ao vivo. A entrada é pela lateral do teatro, em frente ao Vale do Anhangabaú. Lá você encontrará drinks clássicos, releituras e composições exclusivas, com destaque para o autoral Madame Butterfly, com saquê, Cynar, hortelã, suco de grapefruit e ginger beer. Experimente também o Turandot, servido em um bule de chá, com infusão de camomila, Bombay Saphire, mandarim napoleon, espumante e perfume cítrico. (Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República – (11) 98456-8732)
SubAstor
Dos mesmos donos do Bar do Cofre, o SubAstor fica no porão do sofisticado bar Astor. O local tem um ambiente escuro, com muito veludo vermelho, e é frequentado por uma galera mais descolada e moderna. Além de provar drinks e coquetéis elaborados, este é um bar para quem procura um ambiente intimista, mas animado, já que tem uma programação musical variada. Ele fica na Vila Madalena e funciona de terça a quinta, das 20h às 3h, e de sexta e sábado, das 20h às 4h.
Os coquetéis do SubAstor exploram ingredientes nativos do Brasil. Entre eles, você pode experimentar o Bacuri, que é uma mistura do gim Genever Boompjes, xerez, polpa de bacuri e bitter de laranja. Outra bebida imperdível é o batizado de Açaí, que leva bourbon Bulleit, tequila, açaí, abacaxi, acerola e fava tonka (conhecida como a baunilha brasileira). Há, ainda, várias opções de bebidas clássicas mundiais e criações bastante diferentes. (Endereço: Rua Delfina, 163 – Vila Madalena – Telefone: (11) 3815-1364).
Buraco
E, para finalizar nossa seleção de bares secretos em São Paulo, outra opção que difere um pouco das outras, pois não fica no subsolo. O Buraco fica em cima de uma loja de perucas na Vila Buarque. Para encontrá-lo, basta procurar por uma placa em neon que diz “Hoje Sim”. Apesar de pequeno, este bar é bastante aconchegante. E, se o que você procura é animação, visite-o no esquenta da balada. O bar costuma bombar nesse horário, com festas comandadas por DJs. Dentro, você encontrará um ambiente escuro, com iluminação rosa e balcão reluzente.
O Buraco tem uma carta de drinks exclusivos, com criações de casa, que levam chá na sua composição. Entre eles, o Golden Gai, que leva uísque infusionado com chá Earl Grey, suco de limão-siciliano e água de mel. Outro é o Chinaski tem gim infusionado com mate, limão-siciliano e tônica. O cardápio traz, ainda, alguns sanduíches e porções. (Endereço: Rua Doutor Cesário Mota Júnior, 281 – Vila Buarque – Telefone: (11) 3223-3321)
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]