Bar do Cofre: conheça a ala secreta do Farol Santander, em SP

Atualizada em:

Localizado no subsolo do Farol Santander, o Bar do Cofre conserva a ambientação do local e é um dos bares secretos mais autênticos de São Paulo

O Farol Santander é um centro cultural famoso de São Paulo, que recebe inúmeras exposições e mostra de arte. E a visita ao local, geralmente, é acompanhada por uma parada em seu mirante. Do alto de seus 161 metros de altura se tem uma bela vista da capital paulista. Mas o que muitos não sabem é que o subsolo do edifício também pode ser visitado e abriga um dos mais interessantes bares secretos de São Paulo: o Bar do Cofre.

Ele recebe este nome por ter sido instalado, justamente, em um antigo cofre do Banco do Estado. Isto porque o edifício Altino Arantes, que hoje abriga o Farol Santander, era a sede do extinto banco Banespa. Seus cofres subterrâneos super seguros guardavam as mais variadas riquezas, desde altas quantias de dinheiro até joias e títulos importantes. Após a falência do banco, eles ficaram esquecidos por anos até que foram restaurados e, em 2019, passaram a abrigar o Bar do Cofre.

Bar em formato de cofre

Bar do Cofre, no Farol Santander
Foto: Divulgação

O Bar do Cofre mantém as características do local que, antes, guardava os tesouros dos clientes do banco. Ao descer as escadas que saem do térreo do Farol Santander, você vai se deparar com as grades originais. Logo em seguida, verá as portas circulares feitas de concreto e aço reforçado e, dentro do bar, encontrará as paredes de mármores e as 1995 caixas de depósito individuais distribuídas em suas salas. O visual por si só já vale a experiência. Afinal, quando você se imaginou entrando em um cofre de um banco?

A decoração do Bar do Cofre acompanha o glamour do lugar, com o toque vintage da mobília seiscentista original aliado ao visual futurista e industrial das instalações do bar em si. Há, ainda, vários painéis de led vermelho, que deixam o local mais aconchegante. De autoria do LAB Arquitetos, o projeto foi inspirado em outros dois locais que transformaram salas de cofre em lugares para experiências gastronômicas e etílicas: o bar do hotel The Ned, em Londres, e a casa de carnes Butcher and Banker, em Nova York.

Bar secreto no Farol Santander

Bares secretos em São Paulo
Foto: Divulgação

Quem administra o Bar do Cofre é a equipe do SubAstor, outro bar secreto de São Paulo, localizado no subsolo do bar Astor, na Vila Madalena. Quem comanda o balcão é o bartender italiano premiado Fabio la Pietra que prepara drinks autorais, que valorizam ingredientes brasileiros e resgatam o grande protagonista do speakeasy – conceito que criou a ideia de bares secretos durante a lei seca nos Estados Unidos – , o whisky.

Entre os destaques da casa, vale a pena provar o The Hidden, uma criação em homenagem ao Farol Santander. A bebida leva com whisky Johnnie Walker Black Label, chá rooibos, vermouth tinto e bitter. O mais pedido do Bar do Cofre, porém, é o Butiá, que mistura in, butiá, pixuri, sauvignon blanc, orgeat e clara de ovo. Outros ingredientes tipicamente brasileiros que podem ser vistos nas composições do local são o açaí, Taperebá Bacuri e o cambuci, que é a base para uma soda, acompanhada de tequila blanco e vermute bianco.

Agora, se o que você prefere são os clássicos, peça o Gold Fashioned, feito com Whisky JW Gold Label, mel de Jerez e bitter de laranja. O Bar do Cofre tem, ainda, uma régua de degustação, em doses de 25 ml, com os rótulos Singleton, JW Blue Label e JW Green Label. Além disso, serve alguns drinks famosos do SubAstor, como o Bijoux Caju, com gin, vermouth branco, falernum, limão taiti e mocororó (fermentado de caju), e o Victorian Fizz, que é feito com gin Tanqueray, licor de yuzu, sherbet de abacaxi com lúpulo Amarillo e club soda.

Cardápio do Bar do Cofre

Cardápio do Bar do Cofre
Foto: Divulgação

A ambientação e as bebidas são as grandes estrelas do Bar do Cofre, mas não são os únicos atrativos do local. O cardápio traz petiscos deliciosos que acompanham muito bem os drinks e coquetéis. Quem assina o menu de comidinhas são os chefs Marcelo Tanus e Laila Radice, que trazem receitas saborosas.

Por exemplo, a croqueta de pupunha, feita com palmito fresco, queijo Serra da Canastra e limão siciliano. Experimente também a tostada de burrata no pão de fermentação natural feito na casa. Outras opções são o salmão curado no gin e beterraba, com queijo de cabra e torradas, e o belisco de mandiopan e zaatar. Lá você poderá provar também pratos famosos do Astor, como o picadinho.

+Info

Bar do Cofre SubAstor
Subsolo do Farol Santander
Rua: João Brícola, 24, Centro
Telefone: (11) 3101-1217
Funcionamento: quinta a sábado das 17h à 1h
Lotação: 90 lugares

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima