Bate voltas incríveis para fazer saindo de Aracaju

Atualizada em:

É possível fazer vários bate voltas saindo de Aracaju para conhecer cidades históricas e destinos de natureza belíssimos do Sergipe

Aracaju é um destino com muitos atrativos, tanto para você curtir na própria cidade quanto nos arredores. Próxima de outros lugares incríveis, a capital de Sergipe oferece vários bate voltas para tornar a experiência dos turistas por lá ainda mais completa. A partir dela, é possível conhecer cidades históricas e visitar paisagens deslumbrantes, seja à beira-mar ou no leito do Rio São Francisco.

E o melhor é que, como Sergipe é o menor estado brasileiro, as atrações fora de Aracaju não ficam a grandes distâncias. Tanto que um dos bate voltas para fazer a partir da capital sergipana é em uma cidade do litoral norte da Bahia. Por isso, ao programar uma viagem para lá, não deixe de incluir em seu roteiro alguns desses passeios pela região. Confira!

Quais bate voltas fazer saindo de Aracaju

Os passeios bate e volta a partir de Aracaju não costumam ser caros e, em alguns, você pode combinar a visita a dois lugares em um mesmo dia. Portanto, é perfeitamente possível fazer ao menos um durante uma viagem rápida para a capital do Sergipe. Mas se tiver um pouco mais de tempo por lá, experimente diversificar e conhecer, por exemplo, um destino de praia em um dia e, no outro, uma cidade histórica. 

São Cristovão

Bate voltas saindo de Aracaju
Foto: Ministério da Cultura

Antiga capital da província de Sergipe, a cidade de São Cristóvão foi fundada muito antes da construção da capital atual. Com mais de 400 anos de história, ela é uma das cidades mais antigas do Brasil e um dos melhores bate voltas para se fazer ao viajar para Aracaju. São Cristóvão tem um conjunto urbano tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio histórico em 1967.

Outro destaque é a Praça São Francisco que, em 2010, foi reconhecida como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. E você pode visitar a cidade em um passeio de 1 dia, já que ela fica a apenas 23 km de Aracaju. O lugar é perfeito para um tour histórico, passando pelas construções centenárias, igrejas e museus. Além disso, tem ótimas opções gastronômicas e muitas belezas naturais.

Laranjeiras

Larangeiras, Sergipe
Foto: Paul R Burley/Wikimedia Commons

Mais uma cidade histórica para conhecer a partir dos bate voltas saindo de Aracaju, Laranjeiras fica a apenas 30 km da capital sergipana. Antigo centro de comercialização de escravos e onde havia muitos engenhos de cana-de-açúcar, hoje o lugar é um vilarejo charmoso e turístico.

Entre os lugares para conhecer por lá, vale a pena visitar o Museu Afro-Brasileiro, que tem um acervo de maquinários de engenho, objetos de tortura de escravos e móveis coloniais, e o Museu de Arte Sacra. Não deixe também de admirar a arquitetura das construções históricas, que foram tombadas pelo Iphan.

Caso vá para lá em outubro, poderá, ainda, assistir a encenação histórica: o confronto entre os Lambe-Sujo e Caboclinhos – batalha entre escravos fugitivos e índios contratados para capturá-los – que ocorre todos os anos.

Mangue Seco

Passeios a partir de Aracaju
Foto: Glauco Umbelino/Wikimedia Commons

O vilarejo de Mangue Seco, apesar de não estar em Sergipe, é também um dos passeis para se fazer saindo de Aracaju. A pequena vila do litoral norte da Bahia, conhecida por ser a terra-natal de Tieta do Agreste – personagem de Jorge Amado -, fica a cerca de 72 km da capital sergipana. Ela é mais próxima de Aracaju do que de Salvador, por exemplo.

Lá o grande atrativo é a natureza. As paisagens incríveis encantam a todos que a visitam. Trata-se de uma estreita península entre o mar e o Rio Real, cheia de dunas e vistas belíssimas. E uma de suas principais atrações é, justamente, o passeio de buggy nas dunas, além das praias cercadas de coqueiros, ótimas para curtir o mar com tranquilidade.

Parque dos Falcões (Itabaiana)

Parque dos Falcões
Foto: Prefeitura de Itabaiana

Localizado na Serra de Itabaiana, a 45 km de Aracaju, o Parque dos Falcões é daqueles passeios super diferentes para fazer ao viajar para Sergipe. Referência mundial nos cuidados, reprodução e reabilitação de aves de rapina, o lugar recebe visitantes todos os dias, mediante agendamento prévio.

Lá, você poderá ver quase 300 espécies, como gaviões e corujas. Além disso, verá parte do adestramento das aves que, sob o comando de apitos e sons específicos, simulam ataques a presas imaginárias. O Parque dos Falcões é um instituto que tem parceria com o Ibama, que encaminha aves machucadas e apreendidas que necessitam ser reabilitadas. Além disso, é um dos únicos espaços com autorização para criar essas espécies em cativeiro.

Praia do Mosqueiro

Bate voltas saindo de Aracaju
Foto:Sérgio Augusto Perera/Wikimedia Commons

Última praia ao sul de Aracaju, a Praia do Mosqueiro é mais um entre os bate voltas para fazer saindo da capital sergipana, sobretudo se você quer curtir o mar. Banhada por águas quentinhas, perfeitas para banhos, a praia tem uma extensa faixa de areia e é uma das mais limpas da cidade.

Ela fica a cerca de 15 km da Orla de Atalaia, onde fica a maior parte dos hotéis de Aracaju. Porém, não falta estrutura em seu entorno, nem na areia. Um dos destaques da Praia do Mosqueiro são os beach clubs e restaurantes com ótima estrutura para quem vai passar o dia à beira-mar. Lá também é comum encontrar pessoas praticando esportes aquáticos.

Ao visitar esta praia, não deixe de conferir o povoado do Mosqueiro, onde fica um dos principais pontos turísticos de Aracaju: a Orla do Pôr do Sol. É dela que saem os passeios de catamarã para a Crôa do Goré e Ilha dos Namorados, onde é possível ver um dos mais lindos pores do sol, sobre o rio Vaza-Barris.

Cânion do Xingó

Cânion do Xingó
Foto: Bianca Manuela Lúcio Arcanjo/Wikimedia Commons

Apesar de um pouco mais distante de Aracaju, também é possível fazer um passeio bate e volta para o Cânion do Xingó a partir da capital sergipana. Localizado a 205 km de distância, ele é um dos lugares mais bonitos de todo o Rio São Francisco. São cerca de 4 horas de viagem desde Aracaju até a divisa com Alagoas, onde está a Usina Hidrelétrica do Xingó.

Os bate voltas que saem de Aracaju para o Cânion do Xingó duram cerca de 13 horas, e incluem o passeio de catamarã entre os paredões rochosos, transporte ida e volta e o acompanhamento de um guia de turismo. Caso você decida alugar um carro e ir por conta própria, pode esticar o passeio para uma noite em Piranhas, cidade-base para conhecer a atração.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima