Atualizada em:
Vai viajar para a Bolívia? Confira dicas sobre os principais pontos turísticos do país sul-americano, os lugares para conhecer por lá e quais passeios não podem ficar de fora de um roteiro de viagem pela Bolívia
A Bolívia é um dos destinos mais baratos da América do Sul, mas o fator econômico não é seu único atrativo. Este é um país que guarda belezas naturais incríveis, em cenários únicos, além de uma rica herança cultural e histórica.
Se não bastasse tudo isso, o povo boliviano é acolhedor e carinhoso, o que torna a viagem para a Bolívia ainda mais incrível. Além disso, a culinária local é cheia de delícias que surpreendem até os paladares mais exigentes.
E a Bolívia fica bem próxima do Brasil, fazendo fronteira com nosso país entre os estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o que facilita o acesso dos brasileiros ao país.
Portanto, se está planejando viajar para este destino tão especial da América Latina, este post é para você. O Guia Viajar Melhor separou dicas sobre os principais pontos turísticos da Bolívia, os lugares que você precisa conhecer no país e os passeios imperdíveis para fazer por lá. Acompanhe!
Principais pontos turísticos da Bolívia
A Bolívia tem muitos lugares incríveis para visitar, mas alguns se destacam como seus principais pontos turísticos. É o caso, por exemplo, do Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo. E, diferentemente de outros lugares do mundo, a maior parte das atrações turísticas bolivianas relaciona-se com lugares, ao invés de monumentos.
Salar de Uyuni
É impossível falar dos pontos turísticos da Bolívia sem citar o Salar de Uyuni. Ele é o maior deserto de sal do mundo e um dos melhores destinos da América do Sul. Localizado entre as cidades de Uyuni e Potosí, o deserto tem 12 mil km² e está a 3.600 metros de altitude.
A paisagem do lugar é surreal e parece um mar extremamente branco até onde a visão alcança. Além disso, o Salar de Uyuni se transforma em um imenso espelho que reflete o céu no período alagado, um verdadeiro espetáculo da natureza.
Lago Titicaca
Outro ponto turístico famoso da Bolívia e um lugar de extrema beleza, o Lago Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo. Ele fica entre as fronteiras do Peru com a Bolívia, a cerca de 3.812 metros acima do nível do mar. A maior parte do lago fica no lado peruano, apesar disso sua principal atração, a Ilha do Sol, fica na porção boliviana. Considerado um local sagrado pelos Incas, a ilha abriga um templo do Deus Sol.
Forte de Samaipata
O Forte Samaipata é um dos pontos turísticos históricos mais importantes da Bolívia e patrimônios mundiais da UNESCO. Também conhecido como “El Fuerte”, o lugar possui vários vestígios de diversas civilizações antigas, além de elementos de várias culturas em seu interior. Além disso, o Forte Samaipata é um sítio arqueológico incrível e abriga a maior pedra talhada do mundo, com desenhos rupestres dos primeiros moradores locais.
Chacaltaya
Por último, temos um ponto turístico da Bolívia para os amantes de aventuras na natureza: o Chacaltaya. Apesar de não ser o mais alto do país, ele é o pico mais visitado do país e com melhor infraestrutura para visitação. Do alto de seus 5.421 metros de altitude se tem uma vista incrível da região do entorno de La Paz. Geralmente, os passeios que levam ao Chacaltaya incluem também uma visita ao Vale da Lua.
Lugares para ir na Bolívia
Por falar no Vale da Lua, ele está entre os lugares para incluir no seu roteiro de viagem na Bolívia, ao lado de suas principais cidades. Veja mais detalhes sobre cada um deles.
Vale da Lua
Começando pelo famoso Vale da Lua, você encontrará um dos cenários mais surpreendentes da Bolívia neste local. Trata-se de uma região com um relevo muito peculiar, com formações rochosas que lembram a lua. De acordo com os bolivianos, quem batizou o Vale da Lua com este nome foi Neil Armstrong, que visitou La Paz em 1969. Na ocasião, o astronauta americano comentou sobre as semelhanças das duas regiões.
La Paz
Além de ser o ponto de partida para conhecer o Vale da Lua, La Paz é um dos lugares incríveis para visitar na Bolívia. Ela é uma das cidades mais altas do mundo e consegue combinar muito bem o moderno e o tradicional. Apesar de não ser a capital oficial do país, a cidade abriga vários prédios históricos importantes, como o Palácio Legislativo e o Palácio Quemado, onde mora o presidente do país.
Cochabamba
Mais uma cidade que vale a pena visitar na Bolívia, Cochabamba fica no centro do país e é conhecida por ser uma das mais desenvolvidas do país. Lá você encontrará uma das maiores feiras a céu aberto da América Latina, La Cancha, que reúne diversos produtos, entre roupas, artesanatos e alimentos. Além disso, Cochabamba tem muitas atrações interessantes em seus arredores, como o Parque Nacional Torotoro.
Sucre
Sucre é a capital oficial da Bolívia e uma cidade belíssima. A arquitetura de suas construções, todas pintadas de branco, fazem com que ela seja conhecida carinhosamente como a “Cidade Branca”.
Além disso, Sucre possui um centro histórico charmoso, considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Um de seus pontos turísticos principais são a Plaza 25 de Mayo, que é a principal da cidade, e a Casa de La Libertad, onde Simón Bolívar fundou a República.
Passeios imperdíveis na Bolívia
Uma ótima forma de conhecer alguns dos pontos turísticos e lugares mais famosos da Bolívia é através dos passeios pelo país. Você pode percorrer paisagens a bordo de trens, fazer passeios de barco ou se aventurar em trilhas pelas terras bolivianas.a
Ilha do Sol
Como mencionamos anteriormente, a Ilha do Sol fica no Lago Titicaca, um dos principais pontos turísticos da Bolívia e pode ser conhecida em passeios de barco. Trata-se de uma ilha tranquila, perfeita para quem procura um lugar para relaxar.
Geralmente, os passeios partem do ponto de apoio para o turismo no lago que se chama Copacabana. Você pode escolher visitar somente a Ilha do Sol ou, então, fazer passeios que incluem também uma visita a Tiwanaku, saindo de La Paz.
Tiwanaku
Tiwanaku é um sítio arqueológico que fica às margens do Lago Titicaca, por isso a ida à Ilha do Sol pode ser combinada com visita a ele. O local guarda os vestígios da civilização Tiwanaku, que viveu na região entre 500 e 950 d.C., como ruínas da cidade construída de pedras.
Como o sítio arqueológico fica a apenas 72 km de La Paz, são feitos passeios de bate e volta a partir da cidade. Há opções de tours de dia inteiro e de meio dia, dependendo da escolha do viajante.
Caminho a Los Yungas
Conhecida como “Caminho da Morte”, a estrada que liga La Paz a Los Yungas é mais um destino de passeios na Bolívia. Ela fica na região amazônica e, oficialmente, é chamada de Camino a Los Yungas.
O apelido de Caminho da Morte vem do fato de a estrada ser muito estreita – com uma média 3 metros de largura – e fica a beira de um precipício. Essas características atraem turistas mais aventureiros, principalmente em excursões de bicicleta.
Trem da Morte
Assim como o Caminho a Los Yungas, o trem que faz a rota entre as cidades bolivianas de Puerto Quijarro, que faz fronteira com o Brasil, e Santa Cruz de la Sierra recebeu um apelido incomum.
Ele é conhecido como o Trem da Morte porque, antigamente, era utilizado para transportar pessoas doentes e corpos de vítimas da epidemia de febre amarela que ocorreu na região de Santa Cruz de la Sierra. Mas não se assuste com isso, hoje o passeio na Bolívia é tranquilo e alegre, feito geralmente por mochileiros.
Dicas de viagem na Bolívia
Agora que você sabe quais são os melhores lugares para visitar na Bolívia, temos dicas importantes para sua viagem pelo país sul-americano. A primeira delas é que brasileiros não precisam de visto para permanência de até 30 dias em território boliviano.
Além disso, não é obrigatório o uso do passaporte, bastando a apresentação da cédula de identidade, com validade menor que dez anos, para viajar à Bolívia. Mas a Bolívia é um dos países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) contra febre amarela. Tome a vacina dez dias antes do embarque para o destino.
Outra dica essencial é se atentar ao clima boliviano que pode sofrer grandes variações devido aos diferentes tipos de altitudes encontradas no país. Por exemplo, as regiões mais próximas aos Andes têm um clima mais frio e seco, com baixas temperaturas durante todo o ano. Já nas planícies amazônicas, faz calor o ano todo, além de chover muito.
Em relação às estações do ano, o verão é o período de chuva na Bolívia e vai de novembro a março, sendo janeiro e fevereiro os meses mais chuvosos. Por outro lado, o inverno tem temperaturas mais baixas e dias ensolarados e sem chuva, indo dos meses de abril a outubro.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]