Bonito (MS) recebe certificação de sustentabilidade reconhecida pela ONU

Atualizada em:

Bonito (MS) entra para a história como primeiro destino de ecoturismo do mundo com certificação em Carbono Neutro

O Brasil recebeu duas certificações internacionais de turismo sustentável: Bonito (MS) foi reconhecido como o primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo, e a Estância Mimosa, uma das atrações do destino, foi reconhecida como o primeiro atrativo turístico “Climate Positive” do mundo.

As certificações foram concedidas pela Green Initiative, uma empresa acreditada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A Green Initiative avalia os destinos e atrativos turísticos com base em critérios de sustentabilidade, como a redução das emissões de gases de efeito estufa, a proteção dos recursos naturais e a promoção de práticas sociais e econômicas justas.

Bonito e a Estância Mimosa receberam a certificação por suas ações em prol da sustentabilidade. Bonito é conhecido por sua beleza natural, incluindo cachoeiras, grutas e nascentes. A cidade também tem um sistema de gestão de resíduos sólidos que recicla 90% do lixo produzido. A Estância Mimosa é uma fazenda que oferece atividades de ecoturismo, como caminhadas, pesca e observação de aves. A fazenda também tem um projeto de reflorestamento que plantou mais de 100 mil árvores.

Bonito ecoturismo certificado ONU
Foto: Marcel Favery / Wikimedia Commons

As certificações são um reconhecimento das ações de Bonito e da Estância Mimosa em prol da sustentabilidade. Elas também ajudarão as cidades a atrair mais turistas e investimentos.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse que as certificações são um “exemplo inspirador” para outras cidades do Brasil. Ele também disse que as certificações “impulsionam uma indústria do turismo mais ética e comprometida com o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação do meio ambiente”.

A Oficial de Programa do Departamento de Desenvolvimento Sustentável do Turismo da OMT, Virginia Fernández-Trapa, parabenizou o esforço do município e do setor privado local, na construção do caminho para um turismo mais sustentável.

O Coordenador de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo do MTur, Edson Barros, destacou as perspectivas de realizações do Ministério em torno da temática, citando como exemplo a criação do Programa Nacional de Turismo Sustentável.

Bonito ecoturismo certificado ONU
Foto: Divulgação Estância Mimosa

Os certificados permitem que o destino e o atrativo promovam ações que impulsionem a inovação de produtos e serviços inteligentes, sob o ponto de vista climático; implementem ações concretas para controlar e reduzir as emissões de gases de efeito estufa; e trabalhem em incentivos para atrair e promover investimentos que procurem impactos positivos no clima e na biodiversidade.

Também auxiliam na quantificação de carbono produzidos pelas atividades turísticas e mostram como os ecossistemas atuam para absorver os gases que causam o aquecimento do planeta. Com isso, é possível estabelecer metas para reduzir as emissões, avaliar como estão progredindo e atrair incentivos para ajudar no combate às mudanças climáticas.

No caso de Bonito, a iniciativa auxiliará a “Capital do Ecoturismo” a se tornar mais competitiva no cenário internacional e a ser exemplo de destino turístico sustentável.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima