Atualizada em:
O número de passageiros, registrado pela ANAC, é o maior dos últimos oito anos, superando os índices pré-confinamento. Brasil bate recorde de voos em maio e Ministério do Turismo prevê aumento de mais 4,2 mil voos para julho
De acordo com informações da Agência de Aviação Civil (ANAC), mais de 7,3 milhões de passageiros voaram dentro do país somente em maio de 2023. Esse valor representa um novo recorde para o setor aéreo brasileiro, superando o número de voos registrados nos últimos oito anos, inclusive no período pré-pandemia.
Além disso, os dados indicam que nos primeiros cinco meses deste ano, o país já contabilizou um total de 36,6 milhões de voos, ultrapassando o quantitativo registrado no mesmo período do ano anterior. Isso representa a retomada do setor aéreo para o turismo brasileiro.
“Estamos dando passos importantes em direção a uma sociedade mais inclusiva, impulsionando o desenvolvimento econômico e criando oportunidades para todos. É um bom resultado para o turismo, para a economia e para o Brasil”, comemorou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
O levantamento da ANAC também aponta que a demanda por voos cresceu 7% e houve um aumento de 13,8% na oferta de assentos. Os aeroportos com maior movimento durante esse período foram os de Guarulhos (SP), Brasília (DF), Congonhas (SP) e Recife (PE). Entre os trajetos mais movimentados, estão Recife-Guarulhos, Guarulhos-Fortaleza, Congonhas-Recife, Salvador-Congonhas e Congonhas-Brasília.
Cenário promissor para as férias de julho
O Ministério do Turismo projeta um cenário promissor para o mês de julho, com expectativa de mais de 4,2 mil voos extras disponibilizados pelo setor aéreo. A época costuma ter uma demanda natural devido às férias escolares. Entre os destinos, o Nordeste desponta como a região que deve receber mais voos nesse período, devido às suas belas praias, que atraem turistas em busca de descanso e lazer.
Recentemente, a região foi destaque em uma pesquisa realizada com turistas e leitores do Guia Viajar Melhor. A enquete, respondida por 300 pessoas, perguntou os melhores destinos para viajar no Brasil, e as cidades de Maceió e Natal, juntamente com as praias de Porto de Galinhas e Maragogi, ficaram no topo da lista, recebendo a maioria dos votos.
Brasil como destino turístico para estrangeiros
Além do recorde de voos no Brasil, país também apresentou números positivos nos primeiros meses de 2023. Os destinos brasileiros também estão em pleno crescimento na rota das viagens internacionais, conforme dados recentes divulgados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur. Nos primeiros quatro meses de 2023, o país recebeu 2,7 milhões de viajantes estrangeiros, o que equivale a 75% do total de visitantes do ano passado. Esses números indicam uma recuperação sólida e promissora para o setor.
Além do impacto na quantidade de visitantes, o turismo tem desempenhado um papel fundamental na economia do país. Segundo o Relatório de Impacto Econômico do WTTC, prevê-se que o setor arrecade aproximadamente R$ 752,3 bilhões até o final de 2023. Essa projeção reflete a relevância e o potencial do turismo como impulsionador do crescimento econômico.
Olhando para o futuro, as perspectivas também são promissoras. Segundo o WTTC, estima-se que até 2033, o turismo no Brasil alcance um valor agregado de quase R$ 871,3 bilhões. Esse crescimento não apenas impulsiona a economia, mas também terá um impacto positivo na criação de empregos.
Projetam-se mais de 9,1 milhões de postos de trabalho no setor, representando cerca de 8,6% de todos os empregos no país. Esses números destacam a importância do turismo como gerador de emprego e impulsionador do desenvolvimento econômico do Brasil.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]