Atualizada em:
Exigência do visto para a entrada de turistas dos EUA, Austrália, Canadá e Japão no Brasil deve voltar a valer em 1º de outubro; medida foi suspensa em 2019
O governo do Brasil decidiu retomar a exigência de visto para a entrada de turistas dos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão no país. A medida deve valer a partir do dia 1º de outubro, conforme apurou o portal G1, e o visto poderá ser obtido de forma eletrônica. Ou seja, os viajantes não precisarão comparecer aos consulados brasileiros, como já ocorria antes da suspensão da exigência.
A decisão do Itamaraty, segundo fontes disseram à Reuters, foi informada aos governos dos quatro países no dia 9 de março. O Brasil avaliou que, desde que o visto deixou de ser exigido, não houve um aumento significativo na entrada de turistas vindos dos EUA, Austrália, Canadá e Japão, como se esperava. Vale destacar que a suspensão foi unilateral, e viajantes brasileiros ainda continuam precisando de visto para entrar nestes países.
Suspensão da exigência do visto pelo Brasil
A exigência de visto para turistas dos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão foi suspensa pelo governo do presidente Jair Bolsonaro em junho de 2019. Na época, avaliou-se que a medida facilitaria a entrada de mais turistas. Porém, agora, a avaliação é a de que houve algum aumento no fluxo de viajantes, mas não significativo.
O aumento da entrada de turistas dos Estados Unidos no Brasil, entre 2018 e 2019, foi de 12%. E, após os dois anos de pandemia, os números ainda foram inferiores em 2022 quando comparados aos registros antes da suspensão. Com isso, os viajantes norte-americanos ainda representam cerca de 5% dos turistas que chegam ao nosso país todos os anos.
O governo brasileiro registrou aumento de entrada de turistas apenas nos casos da Austrália e do Canadá, de 15% e 25% respectivamente. Porém, os dois países juntos representam menos de 1% dos turistas que vêm ao Brasil. Já em relação aos turistas do Japão, a falta de exigência do visto não resultou no crescimento de entradas em território brasileiro. Pelo contrário, houve uma queda de 4,5% em 2019 e, em 2022, apenas 17 mil viajantes japoneses vieram para cá.
Visto para turistas dos EUA, Austrália, Canadá e Japão
A decisão de suspender a exigência do visto para os turistas dos quatro países foi unilateral e inédita. Isto porque desconsiderou o princípio da reciprocidade, geralmente usado pela diplomacia. Segundo a regra, os países só retiram vistos em um acordo bilateral, em que os dois lados concordam em adotar a mesma medida.
Em sentido oposto, o Brasil retirou a exigência do visto para turistas vindos dos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão, mas os brasileiros continuaram precisando de visto para entrar neles. E, em alguns casos, com uma longa burocracia a se cumprir. Com isso, o governo brasileiro perdeu poder de negociação, conforme avaliou um diplomata ouvido pela Reuters, sobretudo com os EUA, com o qual se tem tentado uma facilitação de visto há anos.
Por outro lado, entidades do turismo e empresas do setor acreditam que a volta da exigência do visto pode dificultar a captação de turistas internacionais. Uma delas é o Conselho Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, que enviou ofício à ministra do Turismo, Daniela Carneiro, manifestando-se contra a decisão.
De acordo com a entidade, “em vez de voltar a exigir o visto, o melhor caminho é investir em políticas públicas eficientes, com uma estratégia de promoção do turismo liderada pelo Governo Federal, com todos os estados brasileiros unidos”.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]