Deserto de sal, montanhas gigantescas, florestas, cidades históricas e o lago mais alto do mundo. Conheça as cidades mais bonitas para visitar na Bolívia

A Bolívia já é um destino tradicional entre os mochileiros. O país vizinho possui diversos atrativos totalmente diferentes dos outros lugares da América do Sul, o que o torna ainda mais atraente e exótico. Com um território diverso, a Bolívia concentra desertos de sal próximos da divisa com o Chile e montanhas gigantescas entrecortadas pela Cordilheira dos Andes, com mais de 5.000 metros de altura. Vulcões, lagunas coloridas, florestas e até sítios arqueológicos com pegadas de dinossauros também fazem parte da viagem.

Desconhecida de grande parte da população, o país possui destinos muito interessantes e realmente baratos para viajar. A Bolívia também coleciona recordes, ostentando o lago, a cidade e o teleférico mais altos do mundo. Um bom momento para conhecer o país e entre os meses de maio a outubro, ideal para visitar as cidades da Bolívia e pontos turísticos, pois essa época é mais seca, com os dias ensolarados (mas com um pouco de frio) e sem chuvas.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

É interessante conhecer a Bolívia, porque além do país ter uma natureza exuberante e diversa, o povo é gentil e, ainda nos dias de hoje, preservam sua cultura andina, com religiosidades próprias e costumes diferentes, fora que, os preços são baixíssimos. Este país é encantador e cheio de atrações incríveis e inesperadas, nessa seleção tivemos a ousadia de separar algumas das cidades mais bonitas para conhecer na Bolívia.

La Paz


Foto: StockSnap / / Pixabay

La Paz tem um centro moderno, com jardins bem cuidados e um dos principais pontos turísticos da cidade é uma região com relevo muito característico que é chamada de Vale da Lua, que impressiona por suas formações rochosas que lembram o solo da lunar. O sítio arqueológico Tiwanaku e a sua mística Porta do Sol, bem próximos do famoso lago Titicaca, atraem turistas do mundo inteiro por ser um dos cartões postais da Bolívia.  Além dos museus de arte pré-colombiana e das igrejas do século XIX, vale a pena visitar o Mercado de Las Brujas. La Paz é sem dúvidas umas das cidades bonitas para conhecer na Bolívia, e não pode faltar no seu roteiro.

Uyuni


Cidades bonitas para visitar na Bolívia

Foto: flyingmozart / Pixabay

Esse é um dos lugares mais incríveis da Bolívia! O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo, a planície branca ocupa uma imensidão de mais de 10 mil km². No meio do deserto de sal há uma “ilha”, chamada de Ilha do Pescado e cheia de cactos gigantes que chegam a 10 metros de altura. Pelo caminho, vão surgindo lagoas coloridas, bandos de flamingos, gêiseres soltando fumaça e formações rochosas impressionantes como em Arbol de Piedra. Para conhecer o deserto, é preciso embarcar em tours de 3 a 4 dias, com início no povoado de Uyuni. Sem dúvidas essa uma das cidades mais bonitas da Bolívia, justamente por ser a porta de entrada para o deserto.

Sucre


Cidades bonitas para visitar na Bolívia

Foto: Dan Lundberg / Flickr Wikimedia Commons

Essa cidade de casinhas coloniais brancas, outro patrimônio da humanidade pela UNESCO, é conhecida como “Cidade Branca”, pois a maioria das suas construções levam essa cor. O clima é ensolarado e ameno e as praças arborizadas são ótimas para um people watching de turistas. Suas principais atrações são o Parque Cretáceo, onde estão pegadas de dinossauros conservadas, isso mesmo que você leu, o Mirador de la Recoleta que proporciona uma vista incrível da cidade e o Parque Bolívar.  Vá também à Casa de la Libertad e à bela catedral do século XVI para saber um pouco sobre a história do país. Sucre é outra cidade que não poderia faltar na lista dos lugares para visitar na Bolívia nesse guia de viagem pelo país.

Potosí


Cidades bonitas para visitar na Bolívia

Foto: Danielle Pereira / Flickr Wikimedia Commons

Com quase 4 mil metros de altitude, Potosí é a cidade mais alta da Bolívia e uma das cidades mais altas do mundo. A cidade que vive da mineração desde a época da colônia, possui igrejas, conventos e construções antigas com dezenas de prédios históricos. As várias relíquias existem nessa região, deram à cidade o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Não pode faltar uma visita às minas da montanha de Cerro Rico, no passeio você irá conhecer o local por dentro, andando pelos longos túneis e tendo a experiência de como é fazer parte de uma mineração.

Copacabana


Cidades bonitas para visitar na Bolívia

Cidades bonitas para visitar na Bolívia. Foto: Poswiecie / Pixabay

Assim como a praia brasileira, a Bolívia também tem a sua Copacabana, mas nada de mar. Nesta cidade é onde saem os barcos para a Isla del Sol e Isla de la Lua, localizados no Lago Titicaca. De lá também saem as trutas fresquinhas que abastecem os restaurantes da região. Vale a pena conhecer esse  lago por causa da geografia, da história e das lendas que cercam o local. A catedral de Copacabana e o Mirante do Calvário são dois pontos importante que vale a pena uma visita.

Oruro


Cidades bonitas para visitar na Bolívia

Cidades bonitas para visitar na Bolívia. Foto: Elemaki / Wikimedia Commons

Oruro fica a apenas 225 km de La Paz, a capital boliviana, e é famosa pelo seu carnaval folclórico, com um misto de tradições andinas com católicas. Por esses dias várias pessoas usam trajes típicos variados e coloridos, caminhando em direção ao Santuário de la Virgen del Socavón, que é um dos pontos turísticos mais concorridos da cidade. Oruro também tem outros lugares legais para serem visitados na cidade, como o Parque Nacional Sajama, as Minas De São José, a Catedral De Oruro e a Plaza 10 de Febrero.

Coroico


Cidades bonitas para visitar na Bolívia

Foto: Phil Whitehouse / Flickr Wikimedia Commons

Coroico é uma pequena cidade na montanha localizada no Cerro Uchumachi, lá dá para fazer passeio de bike, trilhas e visitar algumas cachoeiras cercadas de mata fechada. A energia que emana a cidade de Coroico é incrível, as florestas são bastante parecidas com a Mata Atlântica. Para os mochileiros e viajantes que adoram uma adrenalina, uma passeio bem tradicional pela cidade de Coroico é o downhill de bike, que sai de um local chamado La Cumbre a 4700 m de altitude e desce, a 70 km por hora, até chegar nos 1200 m de altitude, por um lugar que costumam chamar de La Carretera mas Peligrosa del Mundo (a estrada mais perigosa do mundo) ou popularmente conhecida como a “Estrada da Morte”. Tem coragem?

Santa Cruz de la Sierra


Cidades bonitas para visitar na Bolívia

Cidades bonitas para visitar na Bolívia. Foto: Ruateatro / Wikimedia Commons

Santa Cruz de la Sierra é a segunda cidade mais importante da Bolívia e uma das principais portas de entradas de turistas no país. Apesar de ser uma cidade mais cosmopolita e não carregar tanto as herança indígena como as cidades mais próximas aos Andes, Floresta Amazônica e aos desertos presentes em outras regiões do país, a cidade respira cultura e possuí um impressionante patrimônio arquitetônico que podem ser conferidos em uma caminhada pelo centro histórica da cidade.

» Salar de Uyuni na Bolívia, o lugar onde o céu e a terra se encontram
» Lugares para conhecer em La Paz
» Atrações imperdíveis para conhecer na Bolívia
» Lugares para conhecer em Sucre

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Lugares para conhecer em Bruxelas

Artigo anterior

16 cidades bonitas para visitar no Chile

Artigo seguinte

Você pode gostar