Atualizada em:
Cidades mais bonitas para visitar em Curaçao: destino é o lugar perfeito para quem está em busca de férias inesquecíveis
Com paisagens marcantes, Curaçao é um lugar com características bastantes particulares que faz com que seus visitantes tenham apenas uma certeza: a ilha é um pedacinho do paraíso na Terra. Isso porque seu patrimônio multicultural, arquitetura colorida (resultado da colonização holandesa), dezenas de praias com águas azul-turquesa e areias brancas, fazem dela um destino para quem procura descobrir coisas novas, mas sem deixar de lado alguns momentos para apreciar as belezas ao redor.
Willemstad
Uma das cidades mais impressionantes do mundo, Willemstad é dona de uma preservada arquitetura colonial da Holanda, o que fazem dela um lugar ainda mais interessante. A capital de Curaçao é dividida em duas partes separadas pelas águas da baía de Santa Anna: Punda, na parte sul, e Otrobanda, na parte norte, ou seja, dois lugares que precisam fazer parte do roteiro – especialmente dos visitantes de primeira viagem.
Em Punda ficam os melhores bares, lojas e restaurantes do destino, isso porque é a região mais antiga de Willemstad. Quem gosta de fazer compras não pode deixar de explorar as ruas, agora quem busca badalação precisa conhecer Pietermaai, o bairro boêmio que concentra toda a vida noturna da capital de Curaçao. Em Otrobanda o grande destaque fica por conta do Renaissance Mall & Rif Fort, um forte militar histórico que foi transformado em um shopping que se tornou uma das melhores opções de compras de todo o país, uma vez que possui produtos de todos os gostos e preços para todos os bolsos.
Em um dia caminhando pelo centro da cidade é possível conhecer as melhores coisas que ele tem a oferecer, como suas casas históricas e as feiras de produtos e artesanatos. A Ponte da Rainha Juliana, um dos pontos turísticos da capital da ilha, é uma das mais altas do mundo, desta forma, dela é possível ter o privilégio de ver toda a região de cima e se impressionar com todas as cores vibrantes e arquitetura – uma mistura de influências – do destino.
Outra ponto que é cartão postal de Willemstad é a Ponte Rainha Emma, uma construção flutuante – cujo movimento já é um verdadeiro espetáculo – construída em 1988 e de onde é possível admirar um belíssimo pôr-do-sol. O local é repleto de luzes coloridas que, durante a noite, refletem na baía e isso faz dele um ótimo cenário para fotos.
É impossível visitar a cidade sem passear pelo Sea Aquarium. Por lá, o turista tem a oportunidade de mergulhar, praticar snorkeling, entre outras atividades de interação com os animais, como alimentar e tocar animais (arraias, tartarugas marinhas, tubarões e muitos outros).
Mas, claro, uma viagem até Curaçao não pode ficar completa sem praia, certa? Um dos lugares mais procurados é Mambo Beach, uma praia particular (a entrada custa cerca de US$ 6) e bastante badalada de Willemstad; por sua estrutura completa, muitos turistas visitam o local procurando relaxar durantes as férias, tomar bons drinks e aproveitar a noite de Willemstad, já que essa é uma das opções mais animadas da ilha, com festas e músicas para dançar e aproveitar o melhor que o destino tem a oferecer.
Quem quiser experimentar os sabores de Curaçao precisa conhecer o mercado antigo, um local simples, com ótimos preços, e onde é possível compreender melhor a história e cultura do país. Após provar alguns pratos de sua gastronomia (em que não faltam frutos do mar e pescados) repleta de influências crioulas, indianas e holandesas, o turista não pode deixar de conhecer o Mercado Flutuante, onde é possível comprar frutas e verduras que são vendidos nas próprias embarcações.
Westpunt
Quem viaja para Curaçao garante que as praias mais lindas da ilha em Westpunt. A cidade, localizada na região noroeste do país, é um dos lugares mais procurados pelos visitantes por suas belezas naturais e cenários paradisíacos que a tornam um destino único.
Diante disso, é impossível não destacar as principais praias de Westpunt para falar de suas belezas. Grote Knip, também conhecida como “Playa Abou” – que significa “praia em um vale” é um local de livre acesso, ou seja, não há necessidade de pagar para visitar, que chama atenção por seus rochedos e, especialmente, por ser uma ótima região para mergulhar e conhecer de perto a vida marítima de Curaçao.
Os turistas mais aventureiros se apaixonam pela praia Forti, uma região cheia de particularidades e que encanta por sua atmosfera diferente; um exemplo disso é sua areia formada por seixos (que são pequenas rochas) e também as regras para garantir que não hajam problemas durante a estadia, como a proibição de escutar música alta, levar animais, pescar e deixar lixo na areia. Também é uma praia pública, então, não há preocupação: basta arrumar as coisas e se preocupar apenas em aproveitar ao máximo o dia.
Já pensou em ver tartarugas marinhas de perto? Para realizar esse sonho, a praia Gipy é o lugar que não pode ficar de fora do roteiro. Mas quem não abre mão de um mergulho no mar, precisa conhecer a Kleine Knip, conhecida também como Playa Kenepa Chiki; com águas quentes, é possível conferir o ecossistema marinho local e seu recife de corais.
Os viajantes que ficarem um pouco cansados de visitar tantas praias – se é que isso é possível – podem tirar um tempo para conhecer o Museu Tula, localizado em Kenepa, próximo de Westpunt. No local, administrado por mulheres locais, mostra toda a influência africana na cidade e na ilha, como um todo, e também tem uma loja perfeita para quem quer comprar presentes e lembranças da viagem.
Sint Michiel
Localizada na costa oeste de Curaçao, Sint Michiel é uma pequena vila de pescadores, por isso, o que mais chama a atenção dos viajantes são os barcos espalhados pela enseada ou estacionados na areia. Mas, claro, sua principal atração não poderia ser diferente: é a praia.
Conhecida como Blue Bay, uma das mais lindas de toda a ilha, é um lugar bastante seguro e procurado para a prática de mergulho, snorkeling, entre outros esportes aquáticos. Com areia fina e águas cristalinas, é considerada uma das praias mais impressionantes e interessantes de Curaçãao, assim, é parada obrigatória para quem visita a cidade.
Para acessar Blue Bay é necessário pagar (cerca de US$ 8), mas, acredita: vale à pena, pois, desta forma, o turista tem acesso a tudo que o local tem a oferecer, como as espreguiçadeiras e piscinas disponíveis. E para facilitar a vida dos visitantes, que podem aproveitar o dia inteiro por lá sem preocupação, a área também tem um restaurante e um bar disponível.
Barber
Localizada na região norte da ilha, Barber é uma cidade pequena que merece ser explorada pelos turistas que sonham em conhecer Curaçao. O lugar é ótimo para acabar com todo o estresse da vida corrida e, por isso, perfeito para as férias!
Um dos paraísos do país, a Playa Lagun não pode, de maneira alguma, ficar de fora do roteiro. Além de suas águas cristalinas e refrescantes, entre seus atrativos também estão o fato de que é uma praia pública e pacata, ou seja, uma ótima pedida para aqueles que buscam recuperar todas as energias durante os dias de descanso. Uma dica é tirar um dia para aproveitar tudo que o lugar tem para oferecer e não deixar de assistir ao pôr-do-sol durante o entardecer, pois é um espetáculo da natureza que tornará a estadia ainda mais especial.
Como é, praticamente, impossível falar de Curaçao sem falar sobre belezas naturais, o viajante precisa conhecer – e exaltar – um dos lugares mais impressionantes e belos de toda a ilha: o Parque Nacional Christoffel, que possui uma extensa flora e uma rica história. Por lá, é possível fazer trilhas (há passeios curtos, para os iniciantes, e também longos, para quem já está acostumado), se deslumbrar com as vistas panorâmicas e aprender sobre a história do fim da escravidão no país.
Sint Willibrordus
Na costa oeste de Curaçao, Sint Willibrordus é muito conhecida por causa da igreja de Sint Willibrordus, uma construção histórica do século XIX com arquitetura em estilo neo-gótico que é cartão postal da cidade. No século XX, o prédio foi restaurado e foi nomeado patrimônio da região, por isso, é um ponto de parada obrigatória aos visitantes.
A poucos quilômetros de distância da cidade está localizada a Playa Porto Mari, um dos tesouros da ilha. A praia particular é belíssima e com ótima infraestrutura, desta forma, é uma das mais procuradas pelos turistas, especialmente por aqueles que visitam o país pela primeira vez. Os apaixonados por mar precisam conhecer esse paraíso, seja para passar o dia observando as belezas ao redor, para se aventurar em um mergulho de snorkel ou, simplesmente, desfrutar do clima da ilha – acompanhado de uma boa bebida e comida, claro -, esse local precisa fazer parte do roteiro.
» 13 imagens para você arrumar as malas e aproveitar o Caribe!
» 23 resorts all inclusive para se hospedar no Caribe
» 5 destinos para conhecer no Caribe gastando pouco
» 80 ilhas paradisíacas para conhecer ao redor do mundo
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]