Atualizada em:
História e muito charme podem ser encontrados em cidades históricas perto de São Paulo
Construídas durante o período colonial, algumas cidades históricas espalhadas pelo Estado de São Paulo sem dúvida conservam um patrimônio rico e muito charme por suas ruas de paralelepípedo. Afinal, são casarões, fazendas, igrejas e edificações bem conservadas que resgatam características da época e revelam-se verdadeiros museus a céu aberto.
Assim sendo, algumas dessas cidades ficam bem próximas à capital e são opções perfeitas de passeio cultural para curtir em um fim de semana. Confira cidades históricas bem próximas a São Paulo para conhecer:
Cidades históricas no Estado de São Paulo
Santana do Parnaíba
De fato, passear pelo centro histórico de Santana do Parnaíba, no vale do Rio Tietê, é como voltar ao passado. A cidade que faz parte da importante Rota Histórica dos Bandeirantes, possui mais de 200 antigas edificações construídas entre os séculos XII e XIX. Uma delas é a Igreja Matriz de Santa Ana, um dos símbolos da cidade. Além disso, também é possível visitar o Museu Anhanguera, único remanescente de uma casa bandeirista urbana do século XVII.
São Luiz do Paraitinga
Conhecido por seu carnaval repleto de marchinhas tradicionais, São Luiz do Paraitinga inegavelmente teve que se reerguer após uma devastadora enchente que atingiu a cidade em 2010. Nada, porém, abalou o charme do encantador município, que é repleto de ruazinhas estreitas e casarões coloniais do século XVII. Dessa maneira, a Igreja Matriz e a Capela das Mercês são visitas imperdíveis em um passeio pelo centro histórico.
Bananal
Localizada no extremo leste do estado de São Paulo, Bananal mantém um preservado centro histórico com ruas estreitas de paralelepípedos e lugares como a Igreja do Senhor do Bonfim, do século XIX, uma antiga Estação Ferroviária e uma das farmácias mais antigas do Brasil em atividade. Ademais, no município é possível visitar antigas fazendas cafeeiras com seus imensos casarões em estilo colonial.
Santos
O Centro Histórico de Santos reúne uma série de edifícios e monumentos que testemunharam várias fases da história do Brasil, principalmente relacionados à chegada do café ao Estado de São Paulo. O Museu do Café, por exemplo, apresenta aos visitantes dados e informações sobre a história da bebida no Brasil e no mundo. Vale também percorrer as ruas antigas da cidade a bordo do Bondinho de Santos, ou seja, uma verdadeira viagem ao passado.
Cunha
Conhecida por concentrar diversos atrativos naturais, a cidade de Cunha, no Vale do Paraíba paulista, também guarda um charmoso centro histórico. Apesar de pequeno, o espaço apresenta diversas construções bem preservadas que revelam um pouco do passado do município. Portanto, uma dica é sair caminhando pelo calçadão para curtir a atmosfera local, tomar um cafezinho e visitar a Igreja Matriz.
Guaratinguetá
Terra de Frei Galvão, Guaratinguetá sem dúvida possui um centro histórico que merece ser visitado. Marco da cidade, a Catedral de Santo Antonio possui altares e imagens no estilo barroco datadas do século XVIII. Com grande valor arquitetônico, foi nesta igreja que Frei Galvão não apenas foi batizado, mas também cumpriu sua vida religiosa. No centro histórico ainda é possível visitar o Museu Frei Galvão e a Casa de Frei Galvão.
Itatiba
Itatiba, a pouco mais de 90 km de São Paulo, possui sua história ligada à produção cafeeira do estado. Dessa forma, antigas fazendas produtoras de café abrem suas portas para turistas e oferecem até mesmo hospedagem, onde os visitantes podem se encantar com os gigantes casarões do início século XIX, residência dos barões do café. Por isso, não deixe de conhecer a Fazenda Vila Rica, de 1860, e a Fazenda Dona Carolina, de 1872.
Itu
A cidade de Itu também teve um papel importantíssimo no comércio cafeeiro do estado de São Paulo e abriga diversas fazendas que são verdadeiros museus a céu aberto. Esses lugares revivem memórias e apresentam a história dos tempos áureos da bebida na região junto a belas paisagens. Algumas delas, como a Chácara do Rosário e a Fazenda Capoava, oferecem muita hospitalidade e almoço caseiro preparado no forno à lenha.
Monte Alegre do Sul
Charmoso e agradável, o preservado centro histórico de Monte Alegre do Sul, que fica a menos de duas horas de carro da capital, concentra edificações históricas construídas na segunda metade do século XIX até o início do século XX. Em uma caminhada é possível observar casarões antigos construídos em taipa de pilão e tijolos de barro, além de lugares como a Praça Bom Jesus e o Santuário Bom Jesus, com destaque para sua beleza arquitetônica.
Cananéia
Bem próxima da divisa de São Paulo com o Paraná, no extremo sul do litoral paulista, está Cananéia. Considerada uma das vilas mais antigas do Brasil, reserva uma densa área de natureza intocada e um charmoso e colorido centro histórico. São diversas casinhas do final do século XVIII construídas com areia, cal de ostras e óleo de baleia. Ainda no cenário colonial está a Igreja de São João Batista, erguida pelos jesuítas em 1577.
Leia também:
» 7 cidades históricas para curtir no sul do Brasil
» Aplicativo mapeia trilhas em áreas protegidas de São Paulo
» Olímpia, no interior de São Paulo, ganhará Parque dos Dinossauros
» 30 trilhas para fazer no Estado de São Paulo
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]