Atualizada em:
Já imaginou viajar o mundo trabalhando em fazendas orgânicas em diferentes países? Em busca de uma vida cada vez mais simples, há décadas surge em todos os cantos do mundo iniciativas pautadas em inovações sociais que modernizam o modo de vida habitual. Com o objetivo de melhorar o convívio e a qualidade de vida das pessoas do novo século, são sempre pensados novos formatos de economia que seguem em harmonia com a natureza, gerando experiências incalculáveis para inúmeros viajantes.
E é nesse cenário que surge, quase que de forma espontânea, diferentes soluções criativas como a organização WWOOF – World Wide Opportunities on Organic Farms, em português, Rede Mundial de Oportunidades em Fazendas Orgânicas, que é uma grande rede de intercâmbio que possibilita que as pessoas possam viajar o mundo trabalhando em fazendas e ecovilas. Você troca algumas horas de trabalho (em média de 4 a 6 horas diárias) por aprendizado, hospedagem e alimentação. Tudo em meio à natureza, aprendendo sobre diferentes culturas, técnicas para construções ecológicas, botânica, agricultura natural, entre outros conceitos de vida simples.
A proposta que teve início na Inglaterra, na década de 70, está ganhando cada vez mais adeptos com as facilidades da internet, e hoje em dia, já conta com mais de 400 fazendas espalhadas pelo mundo todo. As atividades já acontecem em mais de 50 países, entre eles destinos como Brasil, Itália, Tailândia, Canadá e Nova Zelândia. Uma forma inovadora para quem quer conhecer novos destinos, ou viajar a longo prazo com valores acessíveis.
No Brasil, o WWOOF já conta com fazendas cadastradas em alguns estados como: Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, entre outros.
COMO É
Os trabalhos são sempre variados, tudo vai depender da região e da fazenda escolhida. O tempo de permanência é acordado entre você e o proprietário da fazenda. Parte da sua estadia será dedicada as inúmeras tarefas que podem ter na fazenda, seja na parte de agricultura direta, colhendo frutas e verduras, ou ajudando nas tarefas rotineiras.
COMO SE INSCREVER
O viajante que quer participar da rede, sendo um voluntario fixo do WWOOF, precisa contribuir com um valor ao ano. Esse custo pode variar conforme cada destino, sendo entre US$0 e US$78 dólares. Para viajar por alguma fazenda orgânica do Brasil, por exemplo, o custo anual é de U$38. Entretanto, pode haver tarifas presenciais dependendo da fazenda que escolher, mas não precisa se preocupar, como a proposta é criar uma experiência acessível, todos os valores são simbólicos. Logo que confirmar a inscrição, você receberá uma lista de fazendas orgânicas do país escolhido, veja quais as fazendas nos destinos de sua preferência e monte o seu roteiro. Lembrando que depois de definir os destinos, é necessário enviar um e-mail para fazenda escolhida manifestando o seu interesse e tirando suas dúvidas sobre a região e sobre os trabalhos disponibilizados por lá. No final do site do WWOOF você verá a lista completa com os todos países.
Veja mais no WWOOF.net
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]