Atualizada em:
A cidade de Dubrovnik fica na região da Dalmácia na Croácia, no extremo sudeste do país. A cidade foi fundada na primeira metade do século VII, mas segundo teorias que contradizem esse fato dizem que é possível que Dubrovnik já existisse antes mesmo de Cristo.
Em 1667 Dubrovnik sofreu um terremoto e foi bastante afetada. Muito tempo depois em 1991 e 1992, a cidade foi uma das áreas da Croácia mais afetadas pelos bombardeiros por parte das tropas iugoslavas. Mais da metade dos monumentos e construções foram danificados e o turismo sofreu um grande baque. Só em 1995 a cidade começou a ser reconstruída devido um acordo entre a UNESCO e a União Europeia, que ajudaram a reparar todos os danos deixados pela guerra que o turismo retornou.
A Cidade Velha e os seus inúmeros atrativos (incluindo a bem preservada muralha, por onde é possível passear) é o cartão de visita de Dubrovnik. Se você pretende visitar a cidade durante o verão, não perca o famoso Festival do Verão, com diversas apresentações culturais da música ao teatro, dança e as mais variadas performances.
O que fazer
Cidade Velha
A Cidade Velha de Dubrovnik fica escondida entre as imponentes muralhas medievais. Ao entrar, prepare-se para se encantar com a beleza do lugar. As praças e ruas são cheias de prédios históricos e igrejas barrocas e renascentistas, além de bares, restaurantes e lojinhas.
Muralhas Antigas de Dubrovnik
A Cidade Velha de Dubrovnik é completamente cercada por enormes paredes de pedra que datam do século 10. Com até 6m de espessura e 2,5 metros de altura em alguns pontos, as antigas muralhas de Dubrovnik foram construídas para proteger a cidade e deter supostos invasores. Você pode caminhar ao longo dos 2 quilômetros de comprimento da antiga muralha, atualmente uma das melhores formas de apreciar a majestade da Cidade Velha.
Portão de Pile
O Portão de Pile é uma grande entrada no centro histórico de Dubrovnik, na sua parede ocidental. Construído em 1537 para proteger a cidade dos invasores e monitorar o comércio, o Portão de Pile era originalmente alcançado através de uma ponte levadiça de madeira, que era levantada todas as noites, com o portão sendo trancado e a chave, entregue ao príncipe em uma elaborada cerimônia. O Portão de Pile tem um portão exterior e interior com estátuas de São Brás, o santo padroeiro da cidade. A estátua de São Brás, na parte interior do arco é obra do escultor croata Ivan Mestrovic, do século XX.
Forte de Lovrijenac
No topo de uma falésia de 37 metros que se projeta no Mar Adriático, é fácil ver como o dramático Forte de Lovrijenac conquistou o apelido de ‘Gibraltar de Dubrovnik’. A poderosa fortaleza de pedra é um dos marcos mais reconhecidos de Dubrovnik, pairando sobre a entrada oeste da Cidade Velha murada e proporcionando um cenário marcante para o Festival de Verão anual de Dubrovnik.
Porto de Dubrovnik
O porto é um dos lugares mais importantes de Dubrovnik, já que toda a riqueza da cidade se baseava (até chegar o turismo) na navegação e no comércio marítimo. Para os habitantes de Dubrovnik, navegar era tão importante que cada homem deveria plantar ao longo da sua vida cem ciprestes para poder construir posteriormente barcos. Graças a esta técnica hoje em dia podemos desfrutar de centenas de ciprestes nos arredores da cidade.
Como chegar
O acesso a Dubrovnik pode ser feito com várias formas de transporte, entre eles carro, avião, ferries e ônibus.
Se preferir ir de avião, o Brasil possui vôos diretos até a Dubrovinik, além de vários voos que saem das principais capitais europeias diariamente.
» 10 imagens que vão te deixar morrendo de vontade de ir para Croácia
» Burano a cidade mais colorida da Itália
» Costa Amalfitana o destino mais romântico da Itália
» Viagens clichês que você precisa fazer antes de morrer
» Viajando o mundo como voluntário: uma viagem para o bem
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]