O maior São João do mundo, além de ser uma festa incrível realizada durante 30 dias, é uma ótima oportunidade para que você conheça Campina Grande e sua cultura

Com mais de 500 atrações, 120 trios de forró e 30 dias de festa, o Maior São João do Mundo é uma ótima pedida para que você conheça Campina Grande e toda sua cultura. A cidade localizada no agreste paraibano é um destino incrível que fica melhor ainda durante o mês de junho, quando se transforma em um grande arraial.

Por isso, se você quer imergir na cultura nordestina e aproveitar toda a animação deste povo acolhedor, vale a pena programar uma viagem para Campina Grande durante suas comemorações juninas.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

São literalmente 30 dias de festa com várias apresentações, quadrilhas, muito forró, comidas típicas e várias brincadeiras tradicionais, como a Corrida da Fogueira e a Corrida de Jegue. O local onde ocorre o maior São João do mundo tem 6 palcos de shows, 5 Ilhas de Forró, barracas tradicionais, museus e cenários que reproduzem os costumes e a história da cidade. E não falta animação e boa comida.

Quer saber mais sobre o maior São João do mundo? Então, confira nossas dicas sobre esta festa típica de Campina Grande e saiba tudo que você pode encontrar lá.

Como é o maior São João do mundo

campina grande

Foto: Kyller Costa Gorgônio / Wikimedia Commons

Criado em 1983 pelo prefeito Ronaldo Cunha Lima, o maior São João do mundo é uma das tradicionais festas típicas de Campina Grande. Durante todo o mês de junho, a cidade se transforma em um grande arraial, com muito forró, shows, quadrilhas, comidas regionais e artesanatos.

Ele é realizado no Parque do Povo, localizado no centro da cidade, e, em pouco mais de 42 mil metros quadrados, tem diferentes estruturas e espaços onde ocorrem as atrações. O local garante que a festa continue mesmo nos dias chuvosos, frequentes nesta época em Campina Grande.

A grande festa de Campina Grande, contudo, compete com outro São João, o de Caruaru, no agreste de Pernambuco. Ambos se intitulam o maior São João do mundo e realizam muitos festejos.

Para se ter uma ideia, em Caruaru as ruas são enfeitadas ainda em maio e há mais de 400 atrações durante o mês de junho. Em Campina Grande, mais de 2 milhões de pessoas passam pela festa típica.

Principais atrações do maior São João do mundo

Foto: anjodivino0 / Pixabay

Imensa, a festa típica de Campina Grande tem várias atrações que garantem diversão durante os 30 dias do maior São João do mundo. Veja, a seguir, quais são as principais atrações do maior São João do mundo.

Pirâmide

É na Pirâmide que ocorre o tradicional campeonato de quadrilhas do São João de Campina Grande. O espaço coberto é amplo e, além das competições, é utilizado para shows e danças, principalmente o forró.

Ilhas de Forró

Uma das principais atrações do maior São João do mundo são as Ilhas de Forró. Há 5 ilhas espalhadas pelo Parque do Povo. Elas são espaços caracterizados como as palhoças juninas da zona rural, dedicados para a dança do autêntico forró pé-de-serra.

Cerca de 90 trios de forró passam pelas ilhas do São João de Campina Grande durante as 30 noites de festa e reúnem uma grande quantidade de pessoas. As ilhas são perfeitas para quem quer conhecer o verdadeiro forró.

Trem do Forró

Outra atração do São João de Campina Grande é o Trem do Forró, que acontece todos os finais de semana de junho. O passeio de trem sai da Estação Velha e vai até o distrito de Galante.

Durante o percurso, os passageiros curtem muito forró ao som de trios que se apresentam em cada um dos vagões, devidamente decorados com motivos juninos. Ao chegar ao destino, os turistas se deparam com um belo vilarejo, onde ocorrem várias quadrilhas juninas e há muitas barracas com comidas típicas.

Sítio São João

O Sítio São João é um cenário com 800 metros quadrados, no Arraial Luiz Gonzaga, que retrata como era a vida em um sítio nordestino no passado. O local possui uma igreja, uma bodega, uma Casa de Mangaio, uma Casa de Farinha e a casa do morador, onde há diversos utensílios utilizados na época. É uma verdadeira volta no tempo.

Vila Nova da Rainha

Do mesmo modo, a Vila Nova da Rainha faz os visitantes regressarem ao passado, através da reprodução da época em que Campina Grande era apenas uma vila. O cenário possui 15 casinhas, uma igreja e um coreto. E no pátio das casinhas ocorrem  as tradicionais brincadeiras de pau do sebo, corrida de saco, corrida de jegue, corrida da fogueira e adivinhações. Além disso, é possível comprar artesanatos feitos com madeira, estopa, bucha vegetal, sisal, barro, couro ou tecido.

Cidade e Fogueira cenográficas

Outros dois cenários importantes do maior São João do mundo são a cidade e a fogueira cenográficas. A cidade tem réplicas de pontos importantes de Campina Grande, como a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, o Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande e o Cassino Eldorado.

Já a fogueira tem 20 metros de altura e é feita com tecido, poliuretano e cola. Ela é tradicional da festa típica de Campina Grande e torna o ambiente ainda mais junino.

Casamento coletivo

Uma das atrações mais inusitadas do São João de Campina Grande é o casamento coletivo. Ele é realizado todos os anos no dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. A grande cerimônia é financiada pela prefeitura e permite que casais de baixa renda realizem o sonho de se casar.

Memorial do Maior São João do Mundo

Por fim, o Memorial do Maior São João do Mundo reúne fotos, matérias de jornais e material publicitário que retratam a história da festa. Ele fica na rua Tiradentes, a poucos metros do Parque do Povo.

O acervo pertence à professora Cléa Cordeiro e tem fotos da construção da Pirâmide, além de outros momentos importantes da festa desde sua criação, em 1983. O ambiente é todo decorado em chita – tecido colorido e florido – e tem vários elementos utilizados durante os festejos.

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

5 hotéis para se hospedar com muito conforto em Campina Grande

Artigo anterior

Melhores hotéis para se hospedar em João Pessoa

Artigo seguinte

Você pode gostar