Atualizada em:
A Dinamarca acaba de se tornar o primeiro país do continente europeu a rebaixar a Covid-19 para “socially critical disease” (doença socialmente crítica). Com a nova medida adotada, o país decidiu dar um fim nas restrições, não sendo mais necessário apresentar testes da doença para entrar no destino, nem usar máscara em locais públicos.
O país já vacinou totalmente 81,1% da sua população adulta. A alteração das medidas de segurança visam seguir uma tendência que vem se consolidando cada vez mais: aceitar que iremos conviver com o vírus, agora protegidos pela vacina.
Ainda que os casos da variante Ômicron estejam aumentando, a Dinamarca tem visto uma queda no número de internações por casos graves, em razão da alta taxa de vacinação. Com isso o uso da máscara deixa de ser obrigatório em bares, restaurantes, lojas e também no transporte público. Ela segue recomendada apenas em hospitais, clínicas e casas de repouso.
“Eu não ouso falar que é um adeus definitivo para as restrições” disse a primeira-ministra dinamarquesa Mette Frederiksen, complementando que “não sabemos o que vai acontecer no outono ou se haverá uma nova variante”.
Regras para entrar na Dinamarca
Os viajantes totalmente vacinados com Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca (inclusive Covishield), Janssen, Covaxin, Sinovac (Coronavac) e Sinopharm há até 270 dias da segunda dose ou 284 da dose única não precisarão apresentar exames negativos para Covid nem antes da viagem, nem após a chegada, não havendo a necessidade de fazer quarentena. Basta apresentar o comprovante de vacinação.
Quem não tiver sido vacinado mas puder comprovar que foi infectado há pelo menos 11 dias e no máximo 180 dias (com teste RT-PCR positivo) também pode entrar livremente.
Já os não vacinados que não tiverem a infecção terão que apresentar teste de antígeno ou RT-PCR negativo realizado 24h da chegada, fazer quarentena por 10 dias e novo teste nas 24h após entrar na Dinamarca.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]