Documentos obrigatórios para viajar a Miami

Atualizada em:

Miami é uma parada quase obrigatória para quem quer conhecer os Estados Unidos. Porém, como brasileiros precisam de visto para entrar no país, vamos te explicar como obtê-lo e os documentos obrigatórios para viajar a Miami

Miami é um destino que deve estar no seu radar se planeja uma viagem aos Estados Unidos. Conhecida por suas praias deslumbrantes, vida noturna e uma mistura de culturas, a cidade oferece uma experiência que agrada a todos os tipos de viajantes. 

Além disso, Miami é um ponto de encontro cosmopolita que combina a vida urbana com a descontração litorânea. Prepare-se para descobrir tudo o que essa cidade tem a oferecer, desde as águas cristalinas de South Beach até os sabores e ritmos de Little Havana.

Porém, antes de arrumar as malas e embarcar nessa jornada, é fundamental estar atento aos requisitos necessários para entrar nos Estados Unidos. A obtenção do visto é um passo crucial no planejamento da sua viagem para Miami, e entender o processo para obtê-lo pode fazer toda a diferença. 

Com tudo pronto para viajar para lá, você estará livre para explorar as praias ensolaradas, desfrutar da culinária diversa e mergulhar na cultura vibrante que fazem de Miami um dos destinos mais procurados do mundo. Veja abaixo como proceder com os trâmites para o visto.

Vistos e documentos obrigatórios para viajar a Miami

Documentos obrigatórios para viajar a Miami
Viajar a Miami Beach, na Flórida, está nas metas de muitas pessoas | Foto: Antonio Cuellar/Unsplash

Para entrar nos Estados Unidos, você pode solicitar muitos tipos de visto. Aqui, vamos falar sobre os principais, mas no site do Departamento do Estado Norte Americano você pode ver todos os vistos possíveis para viajar a Miami (e a todo resto do país).

Além disso, os portadores de Green Card (residentes permanentes) têm autorização para viver e trabalhar nos Estados Unidos de forma permanente. Como prova desse status, eles recebem um cartão de residente permanente.

Visto de não imigrante

Vistos de não imigrante são obrigatórios para viagens temporárias aos Estados Unidos, como turismo, trabalho temporário, estudo e intercâmbio. Para esse tipo de visto, o período de estadia no país não pode passar de 90 dias.

Todos os brasileiros precisam de um visto viajar a Miami, inclusive passageiros em trânsito que estão fazendo uma conexão internacional. 

Contudo, turistas com dupla cidadania podem ter a possibilidade de entrar nos EUA sem visto através do Programa de Isenção de Vistos, utilizando o passaporte da outra nacionalidade. Desde que o país esteja na lista no site da Segurança Interna dos Estados Unidos.

Além disso, para viajar a Miami, a pessoa precisará preencher os seguintes requisitos: 

  • Ser cidadão de um dos países indicados;
  • Ficar nos Estados Unidos menos que 90 dias;
  • Viajar temporariamente a negócios, turismo ou tratamento médico;
  • Tiver obtido a autorização de viagem ESTA antes da partida para os Estados Unidos;
  • Passagem de ida e volta;
  • Reunir todos os requisitos para o Programa de Isenção de Vistos no passaporte;
  • A companhia aérea ou marítima participar do Programa de Isenção de Vistos;
  • Não estender o seu período de estadia;
  • Não exercer trabalho remunerado ou não remunerado;
  • Não fazer uma mudança de status civil.

Agendamento do visto de não imigração

Preencha o formulário de solicitação DS-160 e imprima a página de confirmação com o código de barras. Cada membro da família deve preencher um formulário DS-160. 

Depois disso, pague a taxa e faça seus agendamentos. Você também irá escolher o método de devolução de seu passaporte após o processamento do visto. O valor para tirar este visto é de aproximadamente R$ 1.000,00.*

*Valor apurado em junho de 2024.

Alguns solicitantes de visto devem agendar um horário no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para fazer fotos e impressões digitais. 

Quem solicita o visto pela primeira vez e tem entre 14 e 79 anos, deve marcar dois agendamentos: o primeiro no CASV e o segundo no Consulado dos Estados Unidos.

Antes do comparecimento, os solicitantes devem reunir a documentação necessária para o propósito da viagem. 

Se você já tem um visto americano válido, ou seu visto expirou nos últimos 48 meses, você pode ser elegível a renovar seu visto sem uma entrevista. Os solicitantes com idade inferior a 14 anos ou superior a 79 anos também podem solicitar o visto sem uma entrevista.

O processo de agendamento no website do CASV inclui perguntas que irão determinar se você é elegível para o processo de solicitação de visto sem necessidade de entrevista.

Requisitos para elegibilidade para solicitar a isenção de entrevista:

  • Ser cidadão brasileiro ou residente permanente no Brasil;
  • Ter menos de 14 anos ou mais de 79 anos ou ter um visto americano válido – ou um visto que expirou nos últimos 48 meses – emitido quando você tinha entre 15 e 80 anos;
  • Seu visto anterior não foi perdido, roubado, cancelado ou revogado;
  • Você não teve o visto americano recusado em sua última solicitação;
  • Você nunca foi preso ou condenado por um crime; deportado ou impedido de entrar nos Estados Unidos.

Após a entrevista

Todos os vistos de não imigrante para viajar a Miami emitidos serão entregues via CASV. Você pode optar por receber seu visto pelos correios ou buscá-lo no CASV mais próximo, em até 30 dias. 

Caso opte pela entrega do documento em sua residência ou em outro endereço designado, o sistema de agendamento informará como proceder. Para informações adicionais sobre devolução de passaporte, acesse a página de Serviços de Entrega de Passaporte.

Categorias de visto de não imigração

(Teste) Categorias de visto de não imigração para os Estados Unidos
Documentos obrigatórios para viajar a Miami | Imagem: Guia Viajar Melhor

Vistos de imigração

O Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro processa os vistos de imigrantes para cidadãos brasileiros e residentes no Brasil. Os Estados Unidos oferecem vistos de imigrantes baseados em laços familiares, emprego, adoção, categorias especiais de imigrantes e diversidade. 

Visto com base em laços familiares

O familiar pelo qual você pretende se qualificar para o visto de imigrante deve iniciar o processo protocolando uma petição I-130 junto ao USCIS nos Estados Unidos. 

Os consulados no exterior só aceitam petição I-130 diretamente em circunstâncias muito específicas. Se você acredita que se qualifica para uma exceção, pode enviar um e-mail para [email protected].

O site do Departamento de Estado oferece informações detalhadas sobre o processo para os peticionários. 

Depois que o National Visa Center (NVC) agendar sua entrevista, você receberá um e-mail com a data e o horário da entrevista. Todas as entrevistas de visto de imigrante são realizadas no Consulado dos EUA no Rio de Janeiro, independentemente de onde você reside no Brasil.

Após receber a data da entrevista, você deve agendar uma visita ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para coleta de foto e digitais. Além disso, deverá escolher o método de devolução do seu passaporte após a finalização do processo.

Porém, não se esqueça de cadastrar todos os dependentes que estão solicitando o visto junto com você no site do CASV. Se você não fizer o cadastro e não comparecer previamente ao CASV para a coleta de dados biométricos, o Consulado não irá entrevistá-lo.

Documentos obrigatórios para viajar a Miami
Cenário de muitos filmes e séries, Miami é um dos lugares mais visitados dos EUA | Foto: Kevin Lanceplaine/Unsplash

Documentação obrigatória

  • Foto: uma foto 5×5 ou 5×7; 
  • Formulário de solicitação DS-260: página de confirmação impressa com código de barras. Um formulário por pessoa;
  • Passaporte: pelo menos 8 meses de validade restante. Crianças devem ter seus próprios passaportes. Levar uma cópia da página biográfica;
  • Exame Médico: Todos os solicitantes de visto de imigrante, independentemente da idade, devem ter um exame realizado por um médico designado pelo governo para candidatos a vistos de imigração no Brasil antes da entrevista do visto. Na página de exame médico, você encontra mais instruções;
  • Certidão de Nascimento: original, ou cópia autenticada, da certidão de nascimento de cada solicitante de visto. Porém, se alguém for adotado, deve apresentar uma cópia autenticada do decreto final de adoção;
  • Certidões de Casamento: original (casamento civil), ou cópia autenticada, contendo o selo ou carimbo da autoridade emissora. O contrato de união estável é equivalente ao casamento;
  • Casamentos anteriores: os solicitantes que foram casados anteriormente devem apresentar uma sentença de divórcio original, certidão de óbito original do cônjuge ou uma ordem de anulação original;
  • Registros Militares: quem serviu nas forças armadas de qualquer país deve apresentar uma cópia do registro militar;
  • Documentos Financeiros: o peticionário e qualquer joint sponsor deve fornecer o Formulário I-864 e uma cópia da transcrição do IRS do sponsor ou da declaração de imposto de renda federal dos EUA mais recente e quaisquer W-2s ou 1099s relevantes. Para obter informações adicionais, clique aqui;
  • Documentos Adicionais: Você pode ser solicitado a fornecer prova de que seu peticionário dos EUA mora no país ou pretende retornar com você para residir permanentemente no território norte-americano;
  • Além disso, se estiver imigrando com base no casamento com um cidadão dos EUA ou com um residente permanente, deve estar preparado para fornecer evidências de seu relacionamento com o peticionário (como fotografias, cartas ou e-mails).

Certificados de Polícia

  • Maiores de idade residentes no Brasil: certificados da polícia federal e estadual brasileira;
  • Caso tenha residido fora do Brasil por mais de 12 meses após os 16 anos, apresentar atestado policial do país. Como obter certificados;
  • Solicitantes de 16 a 18 anos e residentes no Brasil: não precisam apresentar certidões policiais brasileiras, porém se moraram fora do Brasil por mais de 12 meses após os 16 anos, apresentar uma certidão policial do país;
  • Como obter certificados de polícia estrangeira;
  • Cidadãos não brasileiros/com dupla nacionalidade maiores de 16 anos: certificado policial do seu país/países de cidadania; 
  • Como obter certificados de polícia estrangeira;
  • Se foi preso, apresentar certificado policial da jurisdição da prisão, independentemente da idade ou residência;
  • Certificados de Polícia no Brasil: as certidões policiais são emitidas apenas para maiores de idade. Cada solicitante deve apresentar dois tipos de certidões: Polícia Estadual (Secretaria de Segurança Pública) e Polícia Federal;
  • Secretaria de Segurança Pública: brasileiros residentes no país devem obter certificado policial de cada estado do Brasil onde moraram por seis meses ou mais nos últimos cinco anos; 
  • Se morou em mais de um estado nesse período, precisará de certificado policial de cada estado. Certificados da polícia estadual emitidos on-line são aceitos. Contudo, certidões emitidas por cartório, fórum ou Poder Judiciário não são aceitos;
  • Polícia Federal: solicitantes que moram no Brasil ou são cidadãos brasileiros devem obter certificado da PF. Todos os cidadãos brasileiros precisam apresentar; 
  • São aceitos certificados emitidos online. Porém, as certidões emitidas por cartório, fórum ou Poder Judiciário não são aceitos;
  • Documentos de Tribunal e de Prisão: se foi acusado de um crime, deve obter uma cópia autenticada do registro completo do tribunal e de qualquer registro de prisão, mesmo que tenha sido posteriormente absolvido ou outro ato de clemência.

Vistos de imigrante com base em emprego

Documentos obrigatórios para viajar a Miami
Documentos para viajar para Miami: visto | Foto: Brian Lundquist/Unsplash

Entre 1º de outubro e 30 de setembro, aproximadamente 140 mil vistos de imigrantes baseados em emprego estão disponíveis para solicitantes qualificados que têm objetivo de viajar a Miami. 

Esse visto é dividido em cinco categorias preferenciais. Na maioria dos casos, cônjuges e filhos podem acompanhar os imigrantes com visto de trabalho. Para mais informações, você pode visitar o site do Departamento de Estado.

Para algumas categorias baseadas em emprego, o empregador deve primeiro obter a aprovação do certificado de trabalho no Departamento do Trabalho. Uma vez recebido, o empregador deve preencher o Formulário I-140.

Para mais informações sobre o processo, visite o site do Departamento de Estado.

Após o National Visa Center (NVC) agendar sua entrevista, você receberá um e-mail com a data e o horário da entrevista. Todas as entrevistas de visto de imigrante são realizadas no Consulado dos EUA no Rio de Janeiro.

Após receber a data da entrevista, você deve agendar uma visita ao CASV para coleta de foto e digitais. Além disso, deverá escolher o método de devolução do seu passaporte após a finalização do processo.

Contudo, não se esqueça de cadastrar todos os dependentes que estão solicitando o visto junto com você no site do CASV. Se você não fizer o cadastro e não comparecer previamente ao CASV para a coleta de dados biométricos, o Consulado não irá entrevistá-lo.

Documentos obrigatórios

Para o visto de imigrantes com base em emprego em Miami, a solicitação de documentos é a mesma do visto família, com a adição da oferta de emprego.

Depois disso, pague a taxa e faça seus agendamentos. Você também irá escolher o método de devolução de seu passaporte após o processamento do visto. O valor para tirar este visto é de aproximadamente R$ 1.000,00.*

*Valor apurado em junho de 2024.

Se houver filhos

Na maioria dos casos, seus filhos devem ser solteiros e ter menos de 21 anos no momento em que entrarem nos Estados Unidos para imigrar com você. 

Se algum de seus filhos for completar 21 anos dentro de 90 dias antes do agendamento da entrevista de visto, por favor, notifique ao Setor de Visto de Imigrantes imediatamente enviando um e-mail para [email protected]

Todos os vistos de não imigrante emitidos para viajar a Miami serão entregues via CASV. Você pode optar por receber seu visto pelos correios ou buscá-lo no CASV mais próximo, em até 30 dias. 

* Para saber mais sobre os vistos para os Estados Unidos, entrem no site da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Além disso, as informações para esse texto foram baseadas no site.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima