Atualizada em:
Depois que se tornou palco de uma das séries mais assistidas no mundo, a cidade de Dubrovnik, na costa da Croácia, começou a receber milhares de fãs de Game of Thrones, que passam pelo destino com o intuito de conhecer algumas das locações que fizeram parte do seriado.
O sucesso mundial da série produzida pela HBO, fez com que Dubrovnik recebesse muito mais turistas do que consegue sustentar, passando por estado de alerta em 2016 após uma inspeção da Unesco no seu centro histórico, conhecido como Cidade Velha. Por conta dessa superlotação a prefeitura precisou impor um limite de números de visitantes.
O número de visitantes aumentos muito ais que o esperado, em 2006 por exemplo a média era de 473,9 mil esse ano as pesquisas apontam que mais de 1,01 milhões passaram por Dubrovnik no ano passado. Esses números alarmantes incentivaram o prefeito Mato Franković, a repensar o controle de turismo na cidade, que diminuiu de 8 mil visitantes diários para 4 mil.
Mato Franković também reforça a importância de limitar os cruzeiros que tem o destino no itinerário (apenas em 2016 529 navios passaram pela Cidade Velha com mais de 799 mil passageiros). O prefeito afirma que essa pode ser uma chance de recuperação da atual situação do destino. “Nós vamos perder dinheiro nos próximos dois anos – um milhão de euros talvez se cortarmos o número de turistas – mas no futuro nós vamos ganhar muito mais. Nós merecemos estar dentre os destinos com melhor qualidade.” disse Franković em entrevista ao jornal britânico The Telegraph.
» Conheça a cidade medieval de Dubrovnik na Croácia
» 10 imagens que vão te deixar morrendo de vontade de ir para Croácia
» Cidades medievais que vão fazer você voltar no tempo
» Plitvice Lakes National Park um paraíso na Croácia
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]