É barato viajar para a Argentina na temporada de neve?

Atualizada em:

Quanto custa viajar para a Argentina na temporada de neve? Destinos como Bariloche, Ushuaia e San Martin de los Andes estão entre os lugares certos para quem busca por esportes de neve. Veja dicas de passeios, preços e o que fazer na temporada de inverno

A Argentina é um destino turístico que tem se tornado cada dia mais popular entre os brasileiros, impulsionados pelas atrativas taxas de câmbio. Com o real valorizado em relação ao peso argentino, os viajantes encontram no país uma excelente oportunidade para desfrutar de destinos turísticos variados, desde cidades históricas até paisagens naturais deslumbrantes, como a Patagônia e as Cordilheiras dos Andes. 

Além disso, a temporada de neve é uma época muito procurada pelos brasileiros, que encontram em destinos como Bariloche e Ushuaia, uma excelente oportunidade para esquiar, fazer snowboard e outras atividades. Mas, afinal, é realmente barato viajar para a Argentina? Quanto custa esquiar na Argentina? Veja essa e outras dicas para aproveitar o melhor do destino.

Pacotes de Viagem para a Argentina

A forma mais prática e simples de aproveitar a temporada da neve na Argentina, seja em Buenos Aires, Bariloche ou em Ushuaia, é por meio de pacotes de viagem. As agências organizam toda a logística para que o viajante curta o passeio sem se preocupar, da maneira mais confortável e sem imprevistos. 

Entre elas, a BeFly Travel está oferecendo opções de roteiros turísticos voltados para famílias, experiências com esportes radicais e segmentos de luxo, estes últimos operados em parceria com a Queensberry Viagens. São diversas as opções para que cada turista possa encontrar a viagem ideal e aproveitar ao máximo sua estadia nas cidades argentinas.

Argentina na temporada de inverno

argentina com neve
Foto: Sander Crombach / Unsplash

Antes de realizar qualquer tipo de viagem, é necessário planejar. Além das passagens, que costumam ter preços mais flutuantes, pois dependem das companhias aéreas e datas, assim como valores de hospedagem, alimentação e passeios que podem ser customizados de acordo com o tipo de perfil de cada viajante. 

Há quem prefira não pensar em gastos e investir apenas em conforto, mas também há turistas que buscam economizar ao máximo para investir nos passeios, que costumam ser o ponto alto da viagem. 

Embora o inverno seja considerado alta temporada na Argentina, os preços ainda podem compensar devido às taxas de câmbio e à valorização do real em relação ao peso argentino. A temporada de frio começa no final de junho e vai até a segunda quinzena de setembro. Com temperaturas que variam de cerca de 3°C durante o dia, podendo atingir até 8°C nos momentos mais quentes, enquanto as madrugadas costumam ser bem frias, com temperaturas que podem chegar a -4°C.

É preciso passaporte para entrar na Argentina?

Em viagens a turismo, o passaporte é dispensado para cidadãos de países que pertencem ao Mercosul, desde que o viajante apresente um documento de identidade válido – emitido há menos de 10 anos.

Os países membros ou associados do Mercosul são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Passagens aéreas para a Argentina

temporada de neve na argentina 2023
Foto: Divulgação

As companhias aéreas GOL, Latam e Aerolíneas Argentinas oferecem voos do Brasil para Buenos Aires, San Carlos de Bariloche (a 1600 km da capital argentina) e Ushuaia ( a 2370 km). Os preços das passagens variam amplamente de acordo com a época do ano, assim como eventuais promoções e também conforme a cidade de partida e chegada. 

Uma dica para economizar na hora de comprar as passagens é utilizar o Google Flights. A plataforma faz comparações de preços entre as companhias, permitindo ainda salvar o trajeto escolhido e monitorar os valores. Além dela, agências de viagens também bloqueiam aeronaves com roteiros e pacotes de viagens com tudo incluso. Quando se trata de empresas grandes, os valores se tornam extremamente competitivos por conta do volume de passagens emitidas e negociações mais atraentes.

Temporada de neve em Bariloche 

bariloche com neve
Foto: Wikimedia Commons

Além dos centros de esqui, que são a ‘máxima’ de uma viagem para Bariloche, há também diversas opções de passeios para fazer nos arredores da cidade argentina. Com uma ampla variedade de esportes de inverno, os turistas podem se divertir praticando snowboard, esquibunda ou snow tubing nos centros de esqui da cidade. Os três principais centros de esqui em Bariloche são o Cerro Catedral, o Piedras Blancas e o Complexo Cerro Otto

O mais famoso e moderno da América do Sul é o Cerro Catedral, que possui nove pistas de esqui com um total de 120 quilômetros. Já o Piedras Blancas, a apenas 4 km de Bariloche, é o local ideal para quem procura mais diversão, com cinco pistas exclusivas para a prática de esportes de neve. 

O Complexo Cerro Otto é uma opção para quem quer desfrutar de vários esportes de inverno em uma área belíssima. Destaque para a confeitaria giratória no topo da montanha, acessível por teleféricos, que oferece uma vista deslumbrante da cidade. 

Outros passeios em Bariloche

Bariloche oferece diversas atividades aos turistas além dos esportes de inverno. Uma delas é o passeio de quadriciclo na neve, que percorre uma trilha nevada em lugares belíssimos. O passeio dura cerca de 40 minutos e os turistas podem escolher ir dirigindo, de táxi ou com agências que incluem o serviço de transfer na diária. Ainda há uma opção noturna, que leva ao topo do Cerro Otto, de onde se tem uma linda vista da cidade iluminada.

Outra opção é a caminhada com raquetes nos pés, que leva até o topo do Cerro Lopez, até um mirante que garante uma vista do Parque Nacional Nahuel Huapi. Para quem busca um tour panorâmico, o Circuito Chico é uma opção bastante procurada. O passeio percorre 60 km, incluindo o Hotel Llao Llao, construído em 1940 entre os lagos Nahuel Huapi e Moreno.

Onde se hospedar em Bariloche

Para quem vai fazer outras atividades em San Carlos de Bariloche, além de esquiar, o melhor bairro para ficar é o centro da cidade. O local é indicado principalmente para quem viaja sem carro próprio ou alugado, pois é possível fazer todas as atividades diárias a pé, com a facilidade de ter restaurantes, cervejarias, lojas, mercados, agências e lojas de chocolate próximos.

Para aqueles que planejam esquiar todos os dias em Bariloche, o melhor local para se hospedar é próximo ao Cerro Catedral (neste link você pode conferir algumas opções de hotéis e pousadas, com preços a partir de R$ 286,00 para um casal em junho de 2023). 

A região oferece uma infraestrutura completa com hotéis, pousadas, casas e apartamentos para temporada, além de uma variedade de bares, restaurantes, escolas de esqui e lojas de roupas para neve. No entanto, é importante notar que tudo nessa área é mais caro do que no centro da cidade, por ser bem disputado. 

Para quem busca economizar, é possível alugar casas de temporada por meio do Airbnb, o que pode ser especialmente vantajoso para grupos ou famílias que estão viajando juntos. No site da Booking também há opções de casas para temporada e diversos hotéis e pousadas em Bariloche, com preços a partir de R$ 328,00 para duas pessoas, para o mês de junho de 2023. 

Temporada de neve em Ushuaia

neve em Uhsuaia
Foto: Diogo Hungria / Unsplash

Para quem deseja praticar esqui, andar de snowboard e ver a Aurora Austral, uma das melhores épocas para ir a Ushuaia, na Patagônia Argentina, é durante o inverno. Entre junho e setembro, a cidade fica coberta de neve e as temperaturas oscilam entre -5º C e 4,5ºC. A única desvantagem dessa época é que os dias são mais curtos, com menos horas de sol, ou seja, escurece mais cedo e amanhece mais tarde. As estações intermediárias (primavera e outono) também se tornam ótimas opções e com mais tempo de luz durante os dias.A diversidade de passeios oferecidos em Ushuaia vai além do esqui. Nos chamados centros de inverno, que rodeiam a cidade, dá para fazer caminhadas, patinação no gelo e tours de trenó, snowmobile, quadriciclo, e muitas outras atividades. Confira um resumo de cada local:

O que fazer em Ushuaia na temporada de neve

Cerro Castor 

Situado a cerca de mil metros de altitude, o Cerro Castor é o principal centro de esqui de Ushuaia e um dos mais renomados da Argentina. Com mais de 30 pistas que atendem tanto a esquiadores iniciantes quanto avançados, além de uma área para prática de “esqui de fundo”, um snowpark e um jardim infantil, a atração oferece equipamentos para alugar e uma seleção de oito restaurantes e bares.

Glaciar Martial

Ao subir por uma trilha íngreme ou embarcar em um teleférico, é possível chegar ao Glaciar Martial, que oferece vistas deslumbrantes de Ushuaia e do Canal de Beagle. Durante o inverno, uma pequena estação de esqui funciona ali, o que é interessante para quem deseja aprender os primeiros movimentos do esporte ou apenas se divertir na neve.

Centros invernais

Existem diversos outros centros invernais em Ushuaia, que ficam ao redor da cidade e organizam atividades na neve, como tours em motos de neve (snowmobile) e caminhadas feitas com os equipamentos adequados. Dentre os mais conhecidos, estão Tierra Mayor, Villa Las Cotorras e Ushuaia Blanca.

Outros passeios em Ushuaia

O Parque Nacional da Terra do Fogo, com 68 mil hectares, é um destaque em Ushuaia. Excursões de veículos para neve levam aos pontos turísticos mais famosos do parque, incluindo a baía Lapataia, o lago Roca e a enseada Zaratiegui. Outro destaque são os Lagos Fagnano e Escondido, acessíveis por veículos 4×4 através da Rota Nacional 3. 

Para os amantes de trekking, a caminhada até a Lagoa Esmeralda é uma bela imersão na paisagem nevada. Navegar pelo Canal de Beagle é outra atração imperdível. Os passeios de barco passam por pontos turísticos como a Ilha dos Pássaros, de onde dá para avistar albatrozes e gaivotas, a Ilha dos Lobos, repleta de lobos-marinhos, e o Farol Les Eclaireurs, onde vivem os cormoranes. Para quem está disposto a investir, pode passear de helicóptero e ter lindas vistas panorâmicas da cidade e das montanhas ao redor. Diferentes empresas oferecem rotas e durações de voos para atender a todos os gostos (e bolsos).

Onde se hospedar em Ushuaia

Ushuaia oferece diversas alternativas de hospedagem para os turistas. Se você busca comodidade para explorar a cidade, fazer compras e curtir a vida noturna, opte por um hotel no centro. Há uma infinidade de restaurantes e bares para conhecer e relaxar após um dia intenso de atividades.

Já os hotéis mais sofisticados, geralmente localizados em regiões um pouco mais distantes, são ideais para quem deseja uma estadia mais luxuosa. Alguns deles oferecem transfer gratuito para o centro de Ushuaia ou para a estação de esqui durante a temporada. Já falamos por aqui sobre o Arakur Ushuaia e adoramos.

Para os amantes de esqui, a melhor opção é ficar próximo ao Cerro Castor. A oferta de hospedagem ainda é limitada, mas é possível encontrar boas opções, como o Castor Ski Lodge, que conta com quinze cabanas na base da montanha, além de serviços completos de limpeza diária, café da manhã e wi-fi. Vale lembrar que o hotel funciona apenas de 30 de junho a 30 de setembro, ou seja, durante a alta temporada na Argentina. Algumas das melhores hospedagens próximas ao Cerro Castor têm diárias a partir de R$ 482,00 para um casal no mês de junho de 2023. 

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima