O que visitar na Patagônia chilena: criamos um guia completo para você saber o que visitar, quando ir, dicas úteis e onde se hospedar!

THE Chilean Patagonia corresponde a área ao sul da Cordilheira dos Andes banhada pelo Oceano Pacífico. Esta região encantadora do globo abriga paisagens fascinantes, quase intocadas pelo homem: montanhas de granito cobertas de neve, glaciares, cachoeiras e lagos cristalinos são algumas das atrações imperdíveis da Patagônia Chilena.

Você já deve ter visto imagens impressionantes do Parque Nacional Torres Del Paine, que possui uma das trilhas mais belas do mundo, nomeada de circuito W ou imagens da natureza selvagem presente em toda Carretera Australis, mas saiba que a região oferece muito mais experiências disponíveis durante todo o ano. São inúmeras atrações naturais e cidades charmosas que ainda são pouco exploradas pelos brasileiros e que reservam surpresas para os viajantes dispostos a percorrer todos os seus encantos de perto.

Read too " Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

A variada geográfica da Chilean Patagonia permite com que os viajantes possam conhecer suas atrações em diversos tipos de roteiros que englobam o turismo ecológico e aventuras na neve.

Criamos um guia completo para te ajudar a planejar uma viagem à Patagônia Chilena, confira!

Onde fica e como chegar na Patagônia Chilena?

patagônia chilena

Dicas sobre a Patagônia chilena. Foto: Snowscat / Unsplash

Com aproximadamente 800 mil km², a região chilena da Patagonia encontra-se no extremo Sul das Américas, começando na região de Puerto Montt, descendo até a cidade portuária de Puerto Natales, onde está o famoso Estreito de Magalhães, que serve como divisor natural entre o continente e o arquipélago da Terra do Fogo, na divisa com a Argentina.

A melhor opção para chegar na Patagônia Chilena saindo do Brasil é fazer o trajeto até a capital do país, Santiago, e de lá pegar um voo para o Aeroporto Internacional Presidente Carlos Ibáñez del Campo, na cidade de Punta Arenas. Os voos tem duração de 4h50 e são operados pelas companhias aéreas Latam and SKY.

O deslocamento entre as principais cidades da região pode ser feito em transfers privados oferecidos por agências de turismo ou em ônibus de viagem pelas empresas Pacheco buses, Buses Fernandez and bus south.

Voos em promoção para conhecer a Patagônia do Chile

A melhor maneira de chegar na Patagônia Chilena é de avião. Se o planejamento for feito com bastante tempo de antecedência, é possível encontrar trechos com ótimos valores! Para encontrar os melhores valores, recomendamos a MaxMiles, um buscador que compara os preços das principais companhias aéreas. 

Viajando na Patagônia Chilena: Carretera Austral

carretera austral

Dicas sobre a Patagônia chilena: Carretera Austral. Foto: Divulgação ChileTravel

É possível conferir as paisagens mais cênicas da Patagônia Chilena em uma viagem de carro! A Carretera Austral percorre mais de 1.200 quilômetros, interligando a cidade de Puerto Montt a Villa O’Higgins. 

Dona de uma enorme diversidade de paisagens, esta rota também é ideal para a prática de esportes de aventura: faça rafting no rio Futaleufú (Região de Los Lagos), ou conheça os recantos deste lugar tocados pela varinha mágica com uma das muitas rotas de trekking existentes nesta Patagônia Verde. 

Essa é, sem sombra de dúvidas, a forma mais intensa para que os turistas vivam a Patagônia chilena em todo o seu esplendor, atravessando áreas quase virgens, montanhas congeladas, geleiras e cachoeiras impressionantes. 

Combine sua viagem com uma visita às geleiras que rodeiam um dos últimos cantos do mundo e surpreenda-se com Caleta Tortel (Região de Aysén), um dos povoados mais remotos e charmosos do Chile.

Patagônia chilena: o que fazer

o que fazer na patagônia chilena

Dicas sobre a Patagônia chilena. Foto: Tilo Mitra / Unsplash

Punta Arenas

Situada bem em frente ao Estreito de Magalhães, a cidade de Punta Arenas é a principal base chilena dos turistas que buscam navegar pelo arquipélago austral.

De lá, você poderá visitar glaciares, montanhas e ilhas ao sul do Pacífico. É de Punta Arenas que os viajantes saem para a extremidade mais austral da América do Sul: o Cabo Horn.

Magellan National Reserve

Criada em 1932 com o objetivo de proteger a nascente da Lagoa Lynch, a reserva possui 6 trilhas autoguiadas onde os turistas podem observar mirantes com vista para o Estreito de Magalhães e a cidade de Punta Arenas, além de uma grande parte do ecossistema regional. 

Puerto Natales

Essa é a cidade mais próxima ao Parque Nacional Torres Del Paine, sendo uma excelente opção para quem quer aliar as atrações em meio à natureza com a comodidade de estar em uma zona urbana, apesar de ser uma cidade pequena, há uma ótima infraestrutura para receber turistas.

Puerto Natales está a 191 km de Punta Arenas e possui ótimos hotéis e restaurantes com gastronomia típica da região. Outro ponto positivo do destino é a distância próxima de outras atrações interessantes da região, como Cueva del Milodón e os glaciares Grey, Serrano e Balmaceda.

Torres del Paine

Esse é um dos destinos mais procurados em toda a Patagônia. O Parque Nacional Torres Del Paine possui uma abundante vida selvagem, picos nevados, lagos glaciares e bosques criam uma das paisagens mais fascinantes da América do Sul, e por isso, é considerada uma Reserva da Biosfera registrada pela Unesco. A vida selvagem pode ser vista em diversos momentos, com uma imensa variedade de pássaros típicos da região, guanacos (uma espécie de primo das llamas dos Andes), e se der sorte ou azar, avistar um puma ou suas pegadas marcadas na neve, podem incrementar a sua experiência na viagem. Além de zorros – como são chamadas as raposas por essas bandas.

Dentro do parque são feitas expedições fotográficas e caminhadas de diversos níveis, entre elas uma das mais famosas do mundo, o trekking W (ou circuito W).

Reserva Nacional Futaleufú

Esta área selvagem protegida faz parte da Reserva da Biosfera das Florestas Tropicais Temperadas do Sul dos Andes, e está localizada a 11 km de Futaleufú, na região de Los Lagos. 

A região se destaca pela proteção de espécies da flora e faúna. Há mamíferos como o puma, güiña, gambás, vários roedores, e aves como o pica-pau preto, martim-pescador, condor, entre outros. Se você tiver sorte, poderá ver alguns huemul.

Gray Glacier

Terceira maior extensão de gelo continental do mundo — perde apenas para Antártica e Groenlândia —, os Campos de Gelo Sul têm quase 17 mil km² de extensão e você pode observar um pequeno trecho dentro do Parque Torres del Paine: o Glaciar Grey.

Parque Nacional Bernardo O’ Higgins

Famoso por abrigar a maior reserva de água doce do mundo, o Parque Nacional Bernardo O’ Higgins recebe inúmeros turistas por suas paisagens imponentes e praticamente intocadas! É lá que os turistas encontram alguns dos maiores icebergs da região, como os glaciares Balmaceda e Serrano. O parque tem cenários que parecem verdadeiros cenários de filme, como imensas cascatas congeladas e a presença de muitos animais, como aves exóticas e lobos marinhos.

Carretera Australis

A Carretera Austral concentra algumas das paisagens mais belas da Patagônia! A estrada tem mais de 1.240 quilômetros de extensão e liga a Região dos Lagos ao ponto mais austral do país. Quem percorre essa incrível estrada, tem a oportunidade de observar fiordes, canais, vales, reservas naturais, bosques e geleiras, que a tornam uma das estradas mais lindas do mundo.

Cruzeiro entre os fiordes da Patagônia 

Puerto Natales e Puerto Montt são conectadas por algumas linhas de transporte fluvial através dos Ferry boats que cruzam os fiordes patagônicos. Algumas empresas disponibilizam quartos para passageiros conhecerem essa rota emblemática da região. A navegação dura 4 dias e tem paradas rápidas em alguns vilarejos localizados na Carretera Austral.

Cabo Horn

O ponto mais meridional da América do Sul faz a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico. O Cabo Horn é destino de aventureiros que desejam conhecer o “fim do mundo” para desfrutar da emoção de conhecer o último ponto ao sul do continente antes da Antártida.

Caleta Tortel

Caleta Tortel está localizada no sul da região de Aysén, acima da foz do maior rio do Chile: o Baker. A localização de Tortel, fez com que esta vila ficasse praticamente isolada até há poucos anos. Nessas latitudes, a presença humana é escassa e a natureza é tão exuberante quanto em poucos lugares do mundo. 

Apenas 500 pessoas vivem permanentemente na pequena cidade. Caleta Tortel foi fundada oficialmente em 1955 como uma colônia para extrair a valiosa madeira de cipreste de Las Guaitecas. As casas, como medida para evitar a umidade permanente do solo, são elevadas com palafitas. E aqui as ruas são passarelas, onde há mais de 10 quilômetros construídos.

Cueva del Milódon

A caverna abriga vestígios de um animal pré histórico que viveu na região. Além da história, a paisagem é cercada por montanhas nevadas e bosques. Na entrada do parque é possível conhecer outras quatro atrações: a Cueva del Medio, a Cueva Chica, a Silla del Diablo e um mirante localizado na cobertura da Cueva del Milodón.

Quando visitar a Patagônia Chilena?

patagônia chilena dicas

Dicas sobre a Patagônia chilena. Foto: ELISA KERSCHBAUMER / Unsplash

Se você estiver planejando sua viagem para fazer trekkings e encontrar dias ensolarados, a melhor época para ir à Patagônia é durante o verão, temporada que oferece as melhores condições climáticas, que corresponde entre os meses de outubro e abril. 

Durante a temporada mais quente do ano, os dias nesse pedaço do globo são mais extensos e a temperatura, um pouco mais amena. O sol nasce às 4h e se põe às 23h e a média fica em torno de 13°C a 20°C, sendo um ótimo período para caminhadas, trekking e para a observação dos lagos cristalinos.

Outra ótima opção é durante o outono, quando o fluxo de turistas abaixa, os preços ficam um pouco melhores e as paisagens ganham tonalidades de amarelo, laranja e vermelho.

Agora se a sua ideia é contemplar os cenários cobertos de neve, prepare-se para o frio intenso para pegar temperaturas a menos de 0 graus. Apesar dos ventos congelantes, os turistas que visitam a Patagônia chilena no inverno são recompensados por paisagens encantadoras!

Onde se hospedar na Patagônia Chilena

chile carretera austral

Dicas sobre a Patagônia chilena. Foto: Jonas Dücker / Unsplash

A Patagônia austral oferece grande variedade de opções de hotéis para todos perfis e bolsos que variam entre campings, pousadas e hotéis de luxo. 

Hotéis em Puerto Natales

Puerto Natales, a cidade mais próxima do Parque Torres del Paine, oferece boas opções de alojamento. Recomendamos o Weskar Lodge it's the Sheuen Patagonia para quem busca um hotel próximo do centro da cidade e dos principais restaurantes. Agora se a sua ideia é fazer uma imersão na natureza e acordar observando paisagens naturais, as opções são Appelgren House Hotel Boutique it's the Boris House.

Se busca uma experiência ainda mais exclusiva, a Estancia Mercedes recebe turistas em uma região privilegiada da Península Antônio Varas.

Hotéis em Torres del Paine

Também existem ótimas opções de hotéis dentro do Parque Nacional Torres del Paine. Entre os preferidos dos turistas estão as instalações do EcoCamp Patagônia, que serve como refúgio para quem encara as trilhas disponíveis dentro do parque, e o Hotel Lago Gray, que permite com que os visitantes despertem com vista para a cordilheira e para o glaciar que leva o mesmo nome. 

Hotéis em Punta Arenas

De frente para a Plaza de Armas, a principal de Punta Arenas, o Hotel Plaza é um dos mais conhecidos da cidade. Outras opções nessa região são o Pardo & Shackleton it's the Almasur Punta Arenas. Se você busca um hotel mais refinado, a opção é o Cabo de Hornos.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os best destinations do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes places to visit in Brazil e no exterior. São milhares de travel tips com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotels, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Subscribe to our channel:
 

Plan your Trip


Museu das Culturas Indígenas é aberto em SP com entrada gratuita durante todo o mês de julho

Previous article

Cafeteria com decoração 2D traz sensação de estar dentro de um desenho

Next article

You may also like