Expresso Turístico: passeio de trem em São Paulo

Atualizada em:

Passeio de trem em São Paulo: o Expresso Turístico da CPTM sai da Estação da Luz e vai até as cidades de Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba em trens históricos da década de 1960. Descubra detalhes sobre as viagens, onde comprar os bilhetes, quanto custa e muito mais

Você já imaginou viajar de trem por belas paisagens e conhecer a história e a cultura de diferentes cidades do estado de São Paulo? Essa é a proposta do Expresso Turístico, um passeio que oferece uma experiência única de lazer e diversão.

O Expresso Turístico é um projeto da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que utiliza locomotivas e vagões antigos para levar os passageiros a três destinos: Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba. O trem passa por ferrovias históricas que foram construídas no século XIX e XX e que têm paisagens incríveis. 

Em cada um dos destinos, há opções de roteiros turísticos, gastronômicos e culturais para todos os gostos e idades. Neste texto, vamos falar sobre os detalhes do passeio de trem em São Paulo, como e onde comprar o bilhete, quanto custa e quais são as dicas para aproveitar ao máximo essa aventura sobre trilhos. 

Como funciona o Expresso Turístico?

expresso turístico CPTM
Expresso Turístico: passeio de trem em São Paulo. Foto: Divulgação

O Expresso Turístico é um serviço da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que oferece uma experiência única de explorar o patrimônio histórico e cultural das cidades do interior de São Paulo. A viagem parte da Estação da Luz, na capital, e oferece três opções de destinos: Jundiaí (60 km), Mogi das Cruzes (55 km) e Paranapiacaba (48 km).

A jornada é realizada a bordo de uma locomotiva a diesel Alco RS-3 de 1952 que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, Budd – Mafersa fabricados no Brasil nos anos 1960. Ao todo, são disponibilizadas 174 poltronas para acomodar os viajantes com conforto, além de um espaço especialmente reservado para acomodar cadeiras de rodas. 

O trem turístico opera apenas em datas específicas, geralmente aos sábados, e os bilhetes devem ser adquiridos com antecedência. Algumas viagens são temáticas,  oferecendo atividades de entretenimento e guias especializados.

Valor do Expresso Turístico e onde comprar

Os bilhetes do Expresso Turístico podem ser adquiridos online na plataforma Sympla. Os valores da viagem variam de R$ 25 (meia) a R$ 50 (passageiro individual), com desconto progressivo para quem comprar mais de um bilhete. 

As viagens são realizadas em alguns sábados do mês, conforme calendário divulgado previamente no site da CPTM. Geralmente saem às 8h30, com volta às 16h30. É recomendável comprar as passagens com antecedência, pois são limitadas e muito disputadas. 

Expresso Turístico Paranapiacaba 

passeio de trem em São Paulo
Foto: Divulgacão via Minube

Paranapiacaba, uma vila encantadora com arquitetura inglesa, está situada no município de Santo André, em São Paulo. Foi palco de um importante período de desenvolvimento da tecnologia ferroviária no Brasil durante a segunda metade do século XIX.

Os passeios de trem para Paranapiacaba têm opção de embarque na Estação da Luz, em São Paulo, ou na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, da Linha 10-Turquesa da CPTM. Durante o percurso, é possível apreciar as belas estações de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, que são consideradas patrimônios históricos de São Paulo. Ambas foram construídas pela São Paulo Railway (SPR), a primeira ferrovia paulista, inaugurada em 1867.

Além disso, em Paranapiacaba, os visitantes podem ver em funcionamento a segunda locomotiva mais antiga do Brasil, que pertencia à SPR e hoje faz parte do acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). A vila oferece diversas atrações culturais e ecológicas, como o Museu do Castelinho, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba e a Casa da Memória.

A melhor época para visitar é durante o inverno, especialmente em julho, quando a cidade recebe um festival com muita arte, música e gastronomia. A característica marcante desse período é a forte neblina que envolve a cidade, tornando a experiência ainda mais única.

Trem Turístico para Jundiaí

passeio de trem em São Paulo
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O trajeto do Trem Turístico para Jundiaí ocorre aos sábados, com partida às 8h30 na Estação da Luz e retorno às 16h30. O passeio segue pela estrada de ferro implantada em 1867 pela antiga SPR (São Paulo Railway Co.), uma empresa de capital inglês. 

Essa foi a primeira ferrovia de São Paulo, construída principalmente para transportar o café produzido na região de Jundiaí até o Porto de Santos. Atualmente conhecida como Linha 7-Rubi, a ferrovia ainda possui estações construídas pela SPR, como Perus, Caieiras e Jaraguá. 

Durante a jornada, que tem uma duração aproximada de 1h30, os monitores do Expresso Turístico fornecem informações históricas sobre a ferrovia. Em Mogi das Cruzes, os visitantes podem conhecer várias atrações. Entre elas, o Bosque Jardim Copacabana, o Jardim Botânico da cidade e os Parques Botânico Eloy Chaves e Tulipas Professor Aziz Ab’Saber. O Expresso Turístico é uma ótima opção de passeio para fazer no final de semana em São Paulo.

Passeio de Trem para Mogi das Cruzes

expresso turístico CPTM
Foto: Divulgacão

Mogi das Cruzes fica a aproximadamente 48 km de distância da capital paulista, e se destaca pela produção de flores. O passeio de trem Expresso Turístico tem duração de 1 hora e meia. 

Ele sai da Estação da Luz e segue pela estrada de ferro Central do Brasil, inaugurada em 1877 durante o período do Império, com o propósito de conectar São Paulo ao Rio de Janeiro. Atualmente, ela integra a Linha 12-Safira da CPTM, que abrange a rota desde o Brás até a Estação Calmon Viana. 

Ao chegarem em Mogi das Cruzes, os turistas têm a oportunidade de explorar as atrações da cidade, que é famosa por ser um importante centro de produção de flores, especialmente orquídeas. O destino é perfeito para passeios de bicicleta e oferece diversas opções de trilhas. 

Além disso, os visitantes podem seguir o Roteiro Ecocultural, que inclui o Parque Centenário e o Centro Histórico, ou optar pelo Roteiro Rural, que proporciona a visita ao Orquidário Oriental e ao Mosteiro dos Monges Beneditinos. Confira outras opções de passeios em Mogi das Cruzes.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima