Cidades do interior de São Paulo: prepare-se para ficar com vontade de viajar, agora mesmo, para um destes destinos bem perto de São Paulo

Para além da capital paulista, o estado de São Paulo tem muitas cidades incríveis para conhecer, em especial as que ficam no interior. 

Cachoeiras, rios, trilhas e mirantes que revelam belíssimas paisagens. Restaurantes incríveis e produtos artesanais da melhor qualidade. Centros históricos ricos em cultura e beleza. Parques e centros de lazer que oferecem diversão para todas as idades.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Tudo isso pode ser encontrado nos destinos bem perto de São Paulo

Por isso, decidimos preparar este guia com 16 cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer. Confira!

Cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer

Prepare-se para ficar com vontade de viajar, agora mesmo, para um destes lugares incríveis que ficam bem pertinho da capital paulista. 

A seguir, uma lista especial com as 16 cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer.

Holambra

Foto: Wikimedia Commons

Você já deve ter ouvido sobre Holambra como a cidade das flores. E é fácil entender o porquê. 

Responsável por quase metade da produção do setor no país, a cidade ostenta lindos campos floridos e é palco da maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina.

Mas o charme de Holambra vai muito além das flores. A cidade também é considerada um pedaço da Holanda no Brasil e tem muitos lugares incríveis para conhecer, como o Moinho dos Povos Unidos e o Portal do Moinho.

Além disso, tem ótimas opções para passeios culturais, como o Museu Histórico e Cultural de Holambra. O local conta a história da fundação da cidade pelos holandeses em 1948 através de fotos, filmes, réplicas de casas, máquinas e tratores antigos.

Gosta de passeios ao ar livre? Então, conheça o Parque Van Gogh, uma área cercada por verde, ótima para caminhadas. 

Holambra fica a 130 km de São Paulo.

Botucatu

Foto: Divulgação Pedra do SIno

Botucatu é uma bela cidade para ser vista do alto e por dentro. Cercada por morros, tem vários mirantes que revelam paisagens incríveis. Já na parte urbana, Botucatu é uma cidade bem organizada e muito bonita.

Um dos pontos turísticos mais famosos é a Pedra do Índio, onde há um grande deck para apreciar a bela vista. O caminho até o local é uma trilha que passa por grutas e mirantes.

Na Pedra do Índio é possível, ainda, fazer rapel. Aliás, a região de Botucatu é excelente para os amantes dos esportes radicais, como trekking e montanhismo.

Para quem ama cachoeiras, o Complexo Véu da Noiva é o lugar ideal. E o melhor, fica a apenas 30 minutos do centro da cidade.  

Outra parada obrigatória para quem visita Botucatu é o Museu do Café, localizado na fazenda que abrigou a primeira estação de café no Brasil.

Botucatu fica a 235 km de São Paulo.

Águas de Lindóia

Foto: Vilamir Azevedo / Wikimedia Commons

Ao visitar Águas de Lindóia, prepare-se para praticar ecoturismo, explorar a gastronomia e se divertir bastante.

Voo livre, cavalgadas, passeios de charrete e de bicicleta estão entre as atividades que podem ser feitas nas várias atrações de Águas de Lindóia. E o melhor, trenzinhos se encarregam de levar os turistas até os pontos turísticos.

Localizada na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, a cidade ganhou destaque por suas águas minerais, com propriedades terapêuticas. Tanto que, hoje, tem hotéis, parques aquáticos e resorts que oferecem terapias e massagens a partir dessas águas.   

Um deles é o Thermas Águas de Lindóia, ou Thermas Hot World. Se você procura um parque aquático com piscinas aquecidas, toboáguas e muito mais, esse é o lugar.

Águas de Lindóia integra o Circuito das Águas Paulistas, uma rota turística na Serra da Mantiqueira que inclui outras oito cidades. 

Águas de Lindóia fica a 180 km de São Paulo.

Campos do Jordão

Foto: Deni Williams / Wikimedia Commons

Campos do Jordão é um ótimo destino para quem quer ter uma ideia de como é visitar a Europa. 

Conhecida como a Suíça brasileira, a cidade é famosa por sua arquitetura característica e recebe milhares de visitantes o ano todo, principalmente no inverno.

Campos do Jordão tem muitas atrações, entre parques, mirantes e lugares para conhecer. Além disso, a gastronomia é um dos principais atrativos da cidade, com muitos restaurantes, bares, fábricas de chocolate e cervejarias.

No entanto, a mais famosa atração de Campos do Jordão é, sem dúvida, o Festival Internacional de Inverno, que acontece sempre no mês de julho.

Há muito o que fazer em Campos do Jordão. Para aproveitar o melhor da cidade, a dica é reservar alguns dias por lá. 

A cidade tem uma ótima estrutura de transporte que leva aos principais pontos turísticos. Além disso, conta com centros de compras e alimentação que facilitam a vida do turista.

Campos do Jordão fica a 171 km de São Paulo.

São Roque

cidades no interior de são paulo

Foto: piqsels.com

Muito próxima da capital paulista, São Roque é um destino para quem quer dar aquela escapadinha do agito da cidade.

Por lá, há várias opções de passeios, tanto relacionados ao ecoturismo como gastronômicos.

Localizada no Roteiro do Vinho, a cidade tem muitas vinícolas e parques dedicados aos vinhos e boa comida, como a Vila Don Patto. 

Além disso, tem belos mirantes que revelam paisagens incríveis, como o Morro do Cruzeiro e o Mirante do Saboó. 

Para quem curte aventura, vale conhecer o Ski Mountain Park. O local conta com várias atividades bem legais, como  pista de patinação, trilha ecológica, arvorismo, arco e flecha, paintball, passeio a cavalo, escalada, passeio de teleférico, pista de esqui e tobogã.

São Roque fica a 65 km de São Paulo.

Brotas

cidades no interior de são paulo

Foto: Sofia Prado / Wikimedia Commons

Brotas é o destino perfeito para quem ama ecoturismo e aventura. 

A cidade é palco de diversas atividades em contato com a natureza, entre cachoeiras e Mata Atlântica preservada. Trilhas, rafting, rapel, canionismo, escalada e tirolesa são alguns esportes radicais que podem ser praticados nos ecoparques de Brotas. 

Dois bons exemplos são o Recanto das Cachoeiras, que tem uma praia artificial e duas lindas cachoeiras, e o Viva Brotas Eco Parque, que abriga a primeira tirolesa com bicicleta do Brasil.

Além disso, a cidade tem um centro muito charmoso que convida para um bom passeio.  Nele, fica o Parque dos Saltos, onde há três quedas d’água que faziam parte da antiga usina hidrelétrica da cidade. 

Brotas fica a 240 km de São Paulo.

Socorro

cidades no interior de são paulo

Foto: Divulgação

Conhecida como a Cidade da Aventura, Socorro tem certificação internacional para o turismo esportivo. 

E não é por menos. Localizada aos pés da Serra da Mantiqueira, tem cenários incríveis para a prática de atividades em contato com a natureza.

Para quem gosta de aventura, o rafting é uma das principais atrações de Socorro e pode ser praticado no Circuito Turístico do Rio do Peixe, que corta Socorro. 

Dos pontos altos da cidade, destaca-se o Mirante da Pedra da Bela Vista que, como o nome sugere, oferece uma paisagem fantástica.

Mas Socorro também agrada quem curte o turismo de compras, principalmente por suas várias malharias.

Socorro fica a 138 km de São Paulo.

Atibaia

cidades no interior de são paulo

Foto: Divulgação

A facilidade de acesso e proximidade com a capital paulista tornam Atibaia uma cidade muito procurada do interior de São Paulo.

Há muitas opções de passeios que agradam a todos os tipos de turistas.

O grande destaque, porém, fica por conta da Pedra Grande. A rocha com 650 metros de altura e 1.418 metros de altitude é um convite à aventura. Lá é possível praticar voo de asa delta, paraglider e parapente.

Ela pode ser visitada através de trilhas ou de carro. Do alto da Pedra Grande, a paisagem é surpreendente e permite avistar, em dias claros, as cidades de Bragança Paulista, Piracaia, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Jundiaí e São José dos Campos.

A cidade também possui opções urbanas que valorizam a natureza, como o Lago do Major. O parque tem trilhas, pedalinhos e ótimos lugares para sentar e relaxar.

Outra atração é o Teleférico de Atibaia, que sai do parque e leva até a parte alta da cidade.

Atibaia fica a 70 km de São Paulo.

Itu

cidades no interior de são paulo

Foto: Divulgação

Itu é uma das cidades mais antigas de São Paulo, fundada em 1610. Ela é conhecida como a cidade dos exageros, onde tudo é grande.

É um lugar muito agradável para conhecer, entre as várias praças, seus monumentos grandiosos e o artesanato presente em todo canto.

Itu tem ótimos museus, como o Museu Republicano e o Museu da Energia. Mas o ponto turístico principal é a Praça dos Exageros, onde se podem ver esculturas gigantes.

Os destaque são para um caixa de atendimento do Bradesco, uma garrafa de Coca-Cola, um interfone e um boneco gigante do humorista Simplício, responsável pela fama d e Itu.

A cidade também é uma ótima pedida para quem curte o turismo gastronômico, com vários restaurantes e fábricas de chocolate.

Itu fica a 100 km de São Paulo.

Boituva

cidades no interior de são paulo

Foto: Divulgação

Conhecida como Capital Nacional do Paraquedismo, Boituva é muito procurada por amantes desse esporte radical.

A cidade conta com um aeroporto especialmente dedicado ao paraquedismo e parapente, e tem profissionais certificados para a prática desses esportes.

Mais do que isso, a cidade tem ótimas opções de passeios em família, como o Parque Zoológico Eugênio Walter e o Parque Egídio Labronici.

E agrada também pela grande variedade de restaurantes que servem o melhor da culinária do interior paulista.  

Boituva fica a 117 km de São Paulo.

Serra Negra

cidades no interior de são paulo

Foto: Heitor Carvalho Jorge / Wikimedia Commons

Integrante do Circuito das Águas Paulista, Serra Negra é uma cidade muito bonita e agradável para conhecer bem perto de São Paulo.

O Pico Alto da Serra é o lugar mais lindo para se visitar em Serra Negra. Do alto de seus 1.310 metros de altitude, a vista é de tirar o fôlego.

Outra dica de passeio interessante em Serra Negra é a Disneylândia dos Robôs, um museu criado em torno da obra de Pedrinho Tomé, que constrói robôs com sucatas.

Para quem procura contato com a natureza, vale a pena visitar o Parque Represa Dr Jovino Silveira e o Parque Macaquinhos.

Ah, e não deixe de andar de teleférico, uma das atrações da cidade.

Serra Negra fica a 150 km de São Paulo.

Santo Antônio do Pinhal

cidades no interior de são paulo

Foto: Divulgação

Encravada na Serra da Mantiqueira, está a cidade de Santo Antônio do Pinhal, distante cerca de 20 km da famosa Campos do Jordão.

Ela fica a 1.080 metros de altitude e reúne os melhores atrativos de um destino de serra: clima ameno, lindas paisagens e belas construções com estilo europeu. Além  de cachoeiras, mirantes e parques ecológicos. 

Por isso, Santo Antônio do Pinhal é um ótimo lugar para a prática do ecoturismo e de esportes radicais. Mas também é perfeita para só relaxar e curtir a vista.

Entre os principais pontos turísticos da cidade está o Pico Agudo, o local mais alto da Serra da Mantiqueira, a 1.700 metros de altitude. Outra atração é a trilha que leva à Pedra do Baú. 

Para quem ama a natureza, mas não tem muito espírito aventureiro, a dica é conhecer o Jardim dos Pinhais Eco Parque, somente a 2km do centro da cidade.

Santo Antônio do Pinhal fica a 130 km de São Paulo.

Cunha

cidades no interior de são paulo

Foto: Divulgação

Cunha é uma cidade do interior de São Paulo que ganhou fama por uma de suas principais atrações: o Lavandário.

O imenso campo de lavandas chama a atenção por sua beleza e perfume e é palco de muitos passeios românticos e ensaios fotográficos.

Mas há muito mais o que fazer em Cunha. A cidade é perfeita para quem curte o ecoturismo e tem muitos atrativos para quem procura por passeios urbanos.

Para os amantes da natureza, vale a pena visitar o Núcleo Bonito, do Parque Estadual da Serra do Mar, a Cachoeira Pimenta e a Pedra da Macela, onde se tem uma vista espetacular da região.

Já para quem procura por atrativos na cidade, os destaques são os ateliês de cerâmica, o Mercado Municipal e a Cervejaria Wolkenburg.

Cunha fica a 230 km de São Paulo.

Eldorado

cidades no interior de são paulo

Foto: Divulgação

Quarta maior cidade do estado de São Paulo, Eldorado tem muitas belezas naturais para conhecer e uma área urbana bem estruturada.

Uma das principais atrações turísticas de Eldorado é a Caverna do Diabo, localizada no Parque Estadual Caverna do Diabo. 

Outro lugar incrível para conhecer é a Cachoeira De Meu Deus, com 45 metros de queda e uma piscina natural de águas cristalinas. 

Por falar em cachoeiras, há a trilha do Vale das Ostras, que passa por 12 cachoeiras belíssimas em 9 km de caminhadas. 

Para observar melhor a região, vale a pena subir ao Mirante do Governador Trail, que oferece uma vista panorâmica da área coberta por Mata Atlântica.

Eldorado fica a 293 km de São Paulo.

Monte Alegre do Sul

cidades no interior de são paulo

Foto: Divulgação

Também integrante do Circuito das Águas Paulista, Monte Alegre do Sul tem muitas bicas e fontes de água mineral e excelentes cachoeiras.

Colonizada por italianos, a cidade é uma ótima pedida para quem procura por tranquilidade. Monte Alegre do Sul é uma vila pacata, com um belo centro histórico e um comércio para lá de charmoso.

Os destaque são as lojas de artesanato, os empórios que vendem embutidos, doces e as várias cachaças artesanais. 

A cidade tem, também, dois mirantes que oferecem vistas incríveis da região: o Mirante do Cruzeiro e o Mirante do Cristo Redentor.

Monte Alegre do Sul fica a 130 km de São Paulo.

Ubatuba

cidades no interior de são paulo

Foto: Pedro Paulo Orabona / Flickr

Ubatuba fica em um dos trechos mais belos do litoral paulista, em uma região privilegiada. A cidade é cercada pela Serra do Mar e banhada por águas cristalinas, que vão do verde esmeralda ao azul turquesa.

Os cenários paradisíacos de Ubatuba seguem por 80 km de litoral, em mais de 100 praias, cada uma com uma beleza única. 

A cidade tem praias urbanas ótimas para curtir o dia com muito conforto, assim como lugares desertos para quem busca tranquilidade. Além disso, há algumas ilhas com águas cristalinas, ideais para mergulho. E cachoeiras incríveis, que podem ser conhecidas através de várias trilhas.

De tantos lugares incríveis para conhecer, Ubatuba é um destino para visitar várias vezes. 

E as opções do que fazer em Ubatuba não se resumem a curtir o sol e o mar em suas belas praias. A cidade tem passeios de barco que levam às ilhas, museus e parques temáticos, além de noites badaladas e muitos restaurantes.

Ubatuba fica a 180 km de São Paulo.

Estas são as cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer. Programe já sua viagem para um destes destinos incríveis, ou para todos eles. Por que não?

Vale a pena visitar cada uma delas!

Leia também:

» Hotéis de charme para visitar em São Paulo
» Calor em São Paulo? Conheça 6 cachoeiras para você curtir no estado
» Turistando em São Paulo: lugares para conhecer com entrada gratuita
» Dicas para curtir ainda mais a cidade de São Paulo

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Empresários paulistanos criam projeto que transforma passos e desafios pessoais em benefícios para a Amazônia

Artigo anterior

Praias imperdíveis para conhecer em Ubatuba

Artigo seguinte

Você pode gostar