Confira seis cachoeiras para curtir a natureza pertinho de São Paulo. Boa viagem! 

Mora em São Paulo e está afim de se refrescar sem ir muito longe? Além do extenso litoral formado por diferentes municípios, o estado de São Paulo também oferece diversas cachoeiras e banhos de água doce espalhados em diferentes lugares. Por isso, aqui separamos 6 quedas d’água para curtir pertinho da capital.

Cachoeiras no Estado de São Paulo

Cachoeira Prumirim – Ubatuba

Com toda a certeza, a Cachoeira do Prumirim é uma das mais conhecidas de Ubatuba. Seu acesso é fácil e pode ser feito por meio de uma trilha rápida que dura apenas 3 minutos. O trajeto inicia-se na altura do quilometro 30 da rodovia Rio – Santos. Além disso, a cachoeira é uma sequência de poços com caminho para a praia do Prumirim, onde bem em frente está a Ilha do Prumirim. Com toda a certeza, essa é outra parada famosa entre os mergulhadores.

Cachoeira Prumirim - Ubatuba

Cachoeira da Fumaça – Paranapiacaba

A cachoeira da Fumaça é a mais conhecida entre as cachoeiras das trilhas de Paranapiacaba. Isso porque é formada por vários patamares de rocha, com um total aproximado de 60 metros de queda. O volume de água varia o ano todo, mas pode ser uma outra opção refrescante próximo da capital paulista.

Cachoeira da Fumaça - Paranapiacaba

Cachoeira dos Grampos – Paranapiacaba

Também em Paranapiacaba, a cachoeira dos Grampos cai paralelamente à cachoeira da Fumaça. Por isso, ambas possuem uma formação bem parecida: várias quedas de água se formam durante o percurso, pois entre elas há uma queda beirando mais de 60 metros de altura.

Cachoeira dos Grampos - Paranapiacaba

Cachoeira do Funil – Itanhaém

A cachoeira do Funil tem cerca de 50 metros de altura e está localizada entre os municípios de Embu Guaçu e Itanhaém, cercada por uma mata nativa fechada. Como resultado, ela é formada por duas quedas e um poção central localizado na parte inferior, formando um ótimo ponto para mergulho.

Cachoeira do Funil - Itanhaém

Cachoeira do Paraíso – Peruíbe

A Cachoeira do Paraíso, no rio Itinguçu, desce no formato de degrau, atingindo 17 metros em uma queda gradativa. Por ali você também encontra o Tobogã do Paraíso, uma queda que desliza até a piscina natural, em meio à Serra dos Itatins. Por fim, a cachoeira está localizada no interior da Estação Ecológica Juréia, em Itatins e o acesso é feito pela estrada Guaraú – Una.

Cachoeira do Paraíso - Peruíbe

Cachoeira do Itambé – Cassia dos Coqueiros

Por fim, a cachoeira do Itambé é formada por um paredão de 84 metros de altura com uma queda d’água de alto volume. Sem dúvida, é uma das mais espetaculares cachoeiras em SP, localizada no município de Cássia dos Coqueiros. Quer passar um dia pela natureza? Pois, certamente esse pode ser o seu próximo destino.

Cachoeira do Itambé - Cassia dos Coqueiros

Leia também:

» Veja as principais atrações para conhecer no centro de São Paulo
» Ubatuba, paraíso preservado no litoral norte de São Paulo
» Ilhabela, paraíso no litoral norte de São Paulo
» 5 viagens para fazer no estado de São Paulo
» Hotéis de charme para visitar em São Paulo

Fotos: Sergio Goncalves, Ricardo J Carvalho, Desviantes, Manoel Moraes, Miguel Schincariol.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

As cachoeiras mais impressionantes ao redor do mundo

Artigo anterior

9 cidades para conhecer na província de Quebec no Canadá

Artigo seguinte

Você pode gostar