Havana – Principais pontos turísticos, lugares para ir, passeios e dicas

Atualizada em:

Confira nossas dicas sobre os pontos turísticos de Havana e descubra quais lugares vale a pena conhecer na capital de Cuba, assim como os passeios imperdíveis na cidade e em seus arredores 

Havana é a capital e a maior cidade de Cuba, apesar disso não se compara, em nada, às grandes metrópoles ao redor do mundo. Lá você não encontrará enormes edifícios envidraçados, redes de fast food ou lojas de marcas famosas. Pelo contrário, conhecerá um destino peculiar, onde as regalias da vida capitalista não fazem parte do pacote de viagem. 

Por outro lado, poderá curtir suas férias em um lugar onde o modo de vida simples e singular convida a desacelerar. Assim é Havana, um patrimônio da humanidade em Cuba que reserva muita história e atrações incríveis para quem procura um destino diferente para conhecer.

E, neste post, o Guia Viajar Melhor separou dicas sobre os principais pontos turísticos de Havana, assim como os lugares que você precisa conhecer na cidade e em seus arredores e os passeios imperdíveis da capital cubana. Confira, a seguir.

Pontos turísticos de Havana

A maior parte dos pontos turísticos de Havana estão em sua parte antiga, conhecida como Havana Vieja – ou Havana Antiga -, mas há também outros lugares na cidade que atraem turistas por sua importância, como o calçadão do El Malecón.

Havana Vieja

Pontos turísticos: Havana Vieja
Pontos turísticos: Havana Vieja – Foto: Pedro Szekely/Flickr

Um dos primeiros lugares para incluir na lista de pontos turísticos para conhecer em Havana, Havana Vieja é o centro histórico da capital de Cuba e Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco. O bairro abriga alguns dos monumentos mais importantes da cidade, além de bares, restaurantes e lojas. E todos os locais podem ser conhecidos caminhando, o que torna este um dos passeios baratos para fazer em Havana.

Plaza Vieja

Plaza Vieja, na capital cubana
Plaza Vieja, na capital cubana – Foto: Topyti/Flickr

A Plaza Vieja é um dos pontos turísticos do centro histórico de Havana. Antigamente Plaza Nueva, o local possui edifícios antigos com diferentes estilos arquitetônicos. Além disso, em seu centro há uma fonte construída em mármore que fica belíssima em fotos. Ao redor da Plaza Vieja também encontram-se restaurantes e bares, além da famosa cervejaria Cámara Oscura.

Plaza de La Catedral

Pontos turísticos de Havana
Pontos turísticos de Havana – Foto: Gorupdebesanez/Wikimedia Commons

Mais um ponto turístico importante de Havana, a Plaza de La Catedral é cercada por diversas construções em estilo barroco e foi construída no século XVIII. Ela é uma das áreas mais frequentadas por turistas na capital de Cuba e abriga a Catedral de San Cristóbal de la Habana. Lá também está a Bodeguita del Médio, o bar mais famoso da cidade.

El Malecón

Dicas de lugares para ir em Havana
Dicas de lugares para ir em Havana – Foto: Lark Ascending/Flickr

El Malecón é um dos símbolos de Havana e um dos lugares para aproveitar os dias ensolarados na capital de Cuba. Trata-se da antiga avenida de Maceo, que corta a beira-mar e onde está um extenso calçadão com espaços para exercícios e diversão ao ar livre. Este é também um dos melhores pontos da cidade para apreciar o pôr do sol em Havana.

Plaza de La Revolución

Pontos turísticos em Havana: Plaza de la Revolución
Pontos turísticos em Havana: Plaza de la Revolución – Foto: Lezumbalaberenjena/Flickr

Uma das maiores e mais famosas praças de Havana, a Plaza de La Revolución é diferente das demais da cidade. Primeiramente, ao seu redor há grandes edifícios, boa parte deles ocupada por empresas e centros comerciais. Além disso, em duas construções há murais de fotos famosas de Che Guevara e Camilo Cienfuegos, famosos revolucionários. Por isso, a praça é um dos principais pontos turísticos de Havana para registros fotográficos.

Capitólio Nacional

Capitólio Nacional
Capitólio Nacional, em Havana – Foto: Andy Leung/Pixabay

Finalmente, não deixe de visitar o Capitólio Nacional, a construção mais imponente de Havana e um de seus principais pontos turísticos. Bem semelhante ao Capitólio de Washington, nos EUA, o prédio cubano é ainda maior e foi construído em 1926. Hoje, ele funciona como Biblioteca Nacional e Academia Cubana de Ciências, mas também já foi sede do governo de Cuba.

Lugares para ir em Havana

As atrações de Havana não se resumem aos pontos turísticos mais famosos do centro histórico ou da avenida à beira-mar. Há outros lugares incríveis para conhecer na capital cubana e em seus arredores, que vão de cenários do litoral a cidades pitorescas próximas.

Playas del Este

Playas del Este
Lugares para ir em Havana – Foto: Ivan Teage/Flickr

Localizada a pouco mais de 20 km da capital cubana, Playas del Este é uma região do litoral cubano que pode ser conhecida a partir da cidade. É um dos lugares mais procurados por quem viaja a Havana, sobretudo no verão. Mais simples do que outros balneários famosos do país, Playas del Este não tem hotéis grandiosos, mas possui ótima infraestrutura turística. Suas praias são Santa Maria del Mar, Guanabo, Tarará e Boca Cega.

Varadero

Varadero
Dicas de lugares para ir a partir de Havana – Foto: Manu H/Fickr

Importante destino turístico de Cuba, Varadero também é um dos lugares para visitar a partir de Havana. Diferente de Playas del Este, a cidade tem hotéis de grande porte, muitos no sistema all inclusive à beira-mar. Inclusive, esta é a principal atração de Varadero: curtir os dias de férias na praia. A cidade tem um litoral banhado por águas azul-turquesa e faixas de areias branquinhas, ótimas para passar o dia.

Trinidad

Lugares para ir em Havana: Trinindad
Lugares para ir em Havana: Trinindad – Foto: Axp Photography/Unsplash

Outro lugar para conhecer a partir de Havana, Trinidad é uma cidade histórica de Cuba, que mais parece um museu ao ar livre. Ela possui um conjunto arquitetônico incrível, além de praças tranquilas, igrejas e palácios belíssimos. Tudo isso cercado por montanhas e pelo mar azul turquesa que banha o litoral cubano. Ou seja, é um destino cubano para quem gosta de arquitetura e natureza.

Cienfuegos

Cienfuegos
Dicas de lugares para ir em Havana – Foto: Dirkvd M/Wikimedia Commons

Cienfuegos é repleta de construções tombadas como Patrimônio da Unesco e, portanto, um ótimo destino para quem gosta de turismo cultural e histórico. Ela fica a 250 km de Havana e pode ser conhecida em viagens a partir da capital cubana, sendo recomendado reservar, ao menos, dois dias na cidade. Cienfuegos tem um extenso litoral e, por isso, também é um bom destino para a prática de mergulho.

Cayo Largo del Sur

Cayo Largo del Sur
Cayo Largo del Sur – Foto: Alessandro Caproni/Flickr

Por fim, Cayo Largo del Sur é um dos lugares para visitar a partir de Havana se você gosta de admirar paisagens e belezas naturais. Trata-se de uma ilha com praias belíssimas, com areias finas e águas cristalinas, onde imperam os resorts all inclusive. Este é um dos melhores destinos para mergulhos em Cuba, sobretudo na Playa Sirena e na Playa Paraíso.

Passeios imperdíveis em Havana

Separamos, ainda, dicas de passeios para fazer em Havana, já que são uma ótima forma de conhecer diferentes pontos da cidade, assim como seus arredores.

Walking tour em Havana

Passeios em Havana: walking tour
Passeios em Havana: walking tour – Foto: Spencer Everett/Unsplash

Assim como em outras cidades do mundo, em Havana também é possível conhecer seus principais pontos turísticos através do Walking Tour. O passeio é gratuito e, geralmente, realizado em espanhol. O roteiro leva os turistas a lugares emblemáticos da capital cubana, como o Capitólio, Havana Vieja e seus monumentos, além do parque central da Havana.

Passeio ao Castillo Del Morro

Passeios em Havana
Passeios em Havana – Foto: Corey Seeman/Flickr

Um dos passeios para fazer em Havana, Castillo Del Morro é uma das construções históricas mais importantes da cidade. Ele funcionou como um pilar fundamental de vigilância da cidade, a partir de sua fundação, em 1585. Hoje, suas instalações podem ser visitadas, tanto o farol quanto sua torre mais alta, junto com as dezenas de canhões. Para fazer este passeio, basta atravessar o túnel que leva à entrada do canal da Baía de Havana.

Tour Caminhos de Che Guevara

Passeio Caminhos de Che Guevara em Havana
Passeio Caminhos de Che Guevara em Havana – Foto: Gorupdebesanez/Wikimedia Commons

Ao viajar para Havana, inclua em seu roteiro o tour Caminhos de Che Guevara, que leva a diversos pontos turísticos relacionados ao líder revolucionário. Apesar de ser argentino, Ernesto Guevara de la Serna foi um dos maiores ícones da Revolução Cubana e, até hoje, sua trajetória é lembrada nas ruas da capital de Cuba. No tour, você verá fotos, memoriais e cartazes de Che em Havana.

Passeio de carro clássico ao Vale Viñales

Passeio ao Vale Viñales
Passeio ao Vale Viñales a partir de Havana – Foto: Daniel Sessler/Unsplash

Havana é famosa por seus carros clássicos que também são usados em vários passeios. Um deles é o que leva à pitoresca Viñales, uma cidade localizada a cerca de 3 horas da capital cubana. Viñales tem construções da época colonial e fica dentro do Parque Nacional de Viñales, uma região belíssima. O roteiro inclui a linda paisagem do Pinar del Rio, o Vale Viñales, a visita à Fazenda Tabac e à gruta La Cueva del Indio e ao Mural de la Prehistoria.

Dicas de viagem em Havana

Dicas de viagem a Havana
Dicas de viagem a Havana – Foto: Jeremy Stewardson/Unsplash

Agora, fique atento às nossas dicas para ter uma experiência tranquila ao viajar para Havana. Primeiramente, saiba que brasileiros precisam de visto para entrar em Cuba, mesmo que a viagem seja a turismo. Conhecido como Tarjeta de Turista, o documento pode ser adquirido no Consulado de Cuba, por agências parceiras ou diretamente no balcão da companhia aérea no momento do check-in, caso haja disponibilidade.

Além disso, é necessário ter um passaporte válido por seis meses e preencher a Declaração do Viajante disponibilizada pelo Ministério do Turismo de Cuba. A vacina contra febre amarela é obrigatória para viajar para Havana. Sem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), você não entra em Cuba. O seguro viagem também é um documento obrigatório para ingressar no país.

Melhor época para viajar a Havana

Melhor época para viajar a capital de Cuba
Melhor época para viajar a capital de Cuba – Foto: Aussieactive/Unsplash

Havana tem clima quente o ano todo, mas isto não significa que este é um destino para aproveitar o ano todo sem preocupação. Isto porque há alterações importantes no clima que podem influenciar diretamente na viagem, como a temporada de furacões. Além disso, os preços oscilam consideravelmente entre a alta e a baixa temporada.

A alta temporada, por exemplo, compreende os meses de novembro a março, quando o tempo é mais seco, e os meses de julho e agosto, quando ocorrem as férias do Hemisfério Norte. Esta é a época em que os preços dos serviços turísticos costumam ser mais altos, assim como as hospedagens tendem a estar mais cheias.

Ao planejar sua viagem para Havana, considere que Cuba sofre com furacões e ciclones de junho a novembro, sobretudo entre agosto e outubro. Além disso, os meses de junho, setembro e outubro são os que têm mais chuvas. Por isso, não são recomendados se a sua ideia é realizar passeios ao ar livre em Havana.

Por outro lado, os meses de abril e maio são mais secos e têm preços mais acessíveis, já que estão fora da alta temporada no país. Em resumo, o verão em Havana tem temperaturas na média dos 27ºC, enquanto no inverno a média é de 23ºC.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima