Com a vacina Soberana 2 em fase final de testes, o governo cubano espera começar a imunização em março. Saiba mais sobre a promessa de Cuba de vacinar turistas

Quem viajar para Cuba a partir de março poderá receber a vacina contra a Covid-19 gratuitamente. Dessa forma, além de cenários deslumbrantes e lugares paradisíacos, a viagem à Cuba poderá render a imunização contra o novo coronavírus.

O anúncio do país caribenho vai na contramão de outros países que passaram a exigir a comprovação de vacinação contra a Covid-19 de turistas, como Islândia e Romênia, ou de destinos como o Chile, que já anunciou que vai vacinar apenas residentes no país.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Mas a promessa de Cuba de vacinar turistas se junta à Rússia, Panamá, Emirados Árabes e alguns estados dos Estados Unidos que estão vacinando tanto a população local como os turistas. 

Entenda como os turistas podem ser vacinados gratuitamente em Cuba sem comprometer a imunização dos cubanos e planeje sua viagem para este destino incrível. 

Após tanto tempo de isolamento social e restrições às viagens, a possibilidade de conhecer novos lugares e ainda ser imunizado contra a Covid-19 é uma ótima pedida, não é mesmo?

Como os turistas podem ser vacinados gratuitamente em Cuba

Cuba promete vacinar turistas e a população local com a vacina Soberana 2, que está em fase final de testes clínicos. A previsão é de que ela seja aprovada em março para o uso emergencial.

Além da Soberana 2, o país caribenho tem outras três vacinas contra a Covid-19 em desenvolvimento.

De acordo com o Instituto Finlay de Vacinas de Havana, serão produzidas 100 milhões de doses da Soberana 2 ainda este ano. 

Desse modo, será possível vacinar os cubanos – estimados em cerca de 12 milhões, segundo dados do Banco Mundial de 2018 -, os turistas e, ainda, a população de outros países. 

Vacina Soberana 2 em fase final de testes

Com a vacina Soberana 2 em fase final de testes, Cuba planeja iniciar a imunização de sua população e dos turistas. Este é um passo importante para a retomada do turismo no país.

Atualmente, quem decide fazer uma visita a Cuba tem que cumprir uma quarentena de seis dias e fazer testes para a Covi-19. Mas, após a aprovação do uso emergencial da Soberana 2 em março, os turistas poderão ser vacinados gratuitamente.

A Soberana 2 é uma vacina conjugada, ou seja, carrega o antígeno que ativa a imunidade do organismo e uma molécula transportadora para reforçar a estabilidade e eficácia. 

O que fazer em Cuba

cuba vacina turistas

Foto: Falkenpost / Pixabay

No coração do Caribe, Cuba oferece cenários paradisíacos e muita cultura para uma viagem inesquecível. Há muito o que conhecer no país caribenho e opções variadas de passeios.

Até pouco tempo atrás, o turismo não era o forte do país caribenho, apesar dos lugares maravilhosos que a ilha possui. No entanto, isto mudou e hoje, inclusive, há locais exclusivos para os turistas.

Mas, então, o que fazer em Cuba? 

Para te ajudar, vamos falar sobre as principais regiões de Cuba e o que você pode encontrar em cada uma delas. 

O primeiro passo ao planejar uma viagem a Cuba, contudo, é ter em mente o que você quer ver por lá. Se seu objetivo é uma viagem cultural, vá para Havana, para a região central da ilha ou a Santiago de Cuba. Agora, se o que procura são praias paradisíacas, Varadero e os Cayos são destinos perfeitos.

Havana

A capital de Cuba é um dos centros urbanos mais ricos em cultura do mundo, por isso é o destino ideal para quem viaja em busca de conhecimento e imersão cultural. 

Havana conta com mais de 900 monumentos históricos, com destaque para o Palácio Presidencial e a Catedral de la Virgen María de la Concepción Inmaculada.

O bairro histórico Vieja Havana – ou Velha Havana -, onde está a maior parte dos monumentos, é considerado Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). 

Há muitas praças para conhecer no bairro, além dos prédios históricos. Vale a pena também visitar os castelos Castillo de los Tres Reyes del Morro e Castillo de San Carlos de la Cabaña, assim como os restaurantes e bares espalhados pela Vieja Havana. 

Trinidad, Cienfuegos e Santa Clara

A região central de Cuba abriga três importantes cidades históricas: Trinidad, Cienfuegos e Santa Clara. Elas são ótimas opções de destino para quem deseja conhecer mais sobre a ilha e a revolução cubana.

Portanto, se o seu interesse em Cuba é uma viagem histórica, não deixe de conhecer esses três locais.

Trinidad fica a quatro horas de Havana e conserva as construções coloniais do período da produção do açúcar no Valle de los Ingenios. Por isso, também é considerada patrimônio da Unesco. 

A cidade também é procurada por sua proximidade com a Playa Ancón, uma das mais bonitas do litoral sul cubano. 

Cienfuegos também tem o reconhecimento da Unesco como patrimônio mundial devido à preservação da arquitetura neoclássica e eclética dos séculos XIX e XX. 

Ela fica na baía de mesmo nome e é bastante procurada por mergulhadores. Os recifes de Cienfuegos guardam grutas, vales subaquáticos e uma das formações de coral mais populosas do mar do Caribe, além de mais de dez navios afundados. 

Já Santa Clara foi palco da última batalha entre o exército revolucionário de Che Guevara e os soldados de Fulgêncio Batista, o que a tornou um marco da história de Cuba. Hoje, a cidade é bastante procurada por turistas que querem conhecer mais sobre a vida e morte de Che Guevara.  

Santiago de Cuba

Santiago de Cuba é a segunda maior cidade do país e foi o berço da revolução cubana. É um local com grande efervescência cultural e ideal para conhecer mais sobre a história de Cuba.

Os pontos turísticos de Santiago de Cuba incluem o castelo El Morro, o Quartel Moncada – considerado o melhor museu de Cuba -, o cemitério Ifigênia – onde estão os mausoléus de José Martí e Fidel Castro -, o Castelo San Pedro de la Roca e a Catedral Nossa Senhora de Assunção.

Varadero

Para quem quer curtir praias paradisíacas, Varadero é o local perfeito em Cuba. As praias de areias brancas e mar tranquilo são ideais para a prática de snorkeling e mergulho com golfinhos. 

Varadero é um dos destinos de praia mais procurados da ilha. Distante apenas 150 quilômetros de Havana, tem fácil acesso através de transfers particulares e ônibus. 

Cayos

Outra opção de praia em Cuba são os Cayos. Existem três: Cayo Santa Maria, Cayo Coco e Cayo Guillermo. 

São destinos de praia mais exclusivos, devido à distância de Havana. Além disso, a única opção de hospedagem nos Cayos são os resorts. Todos trabalham no sistema all inclusive, uma vez que não há nenhuma estrutura fora deles.

Leia também:

» Camboja exigirá seguro coronavírus de 3 mil dólares
» Parque no Japão proíbe gritos em montanha-russa para evitar coronavírus
» Coronavírus na Turquia: viagens, fronteiras e reabertura do país 
» Reabertura, atrações e viagens: como está a situação do coronavírus no Panamá?

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Chega ao Brasil o primeiro avião da Itapemirim Transportes Aéreos

Artigo anterior

‘Low cost’ tem passagens de ônibus para BH, Rio e Curitiba a partir de R$ 9,95

Artigo seguinte

Você pode gostar