Atualizada em:
Programa ID Jovem permite que jovens de baixa renda viagem de graça em transportes coletivos interestaduais e tenha acesso a meia-passagem em eventos socioculturais
Você sabia que existe um programa que permite que jovens viagem pelo Brasil de forma gratuita? O ID Jovem é um documento que oferece acesso a diversos benefícios como viajar de graça em transportes coletivos interestaduais e meia entrada para eventos culturais como shows e peças de teatro.
O programa é realizado pela Secretaria Nacional da Juventude, e assegura que todas as companhias reservem duas vagas por veículo durante cada viagem realizada. Se por ventura as vagas já estejam ocupadas, o portador do documento tem direito ao pagamento de meia-passagem.
Para conseguir acesso às vagas, é necessário fazer a solicitação com, no mínimo, três horas de antecedência da saída do veículo. E ainda, a passagem é adquirida de forma individual, não podendo ser possível adquirir mais de um horário e nem um mesmo dia para o mesmo destino determinado.
O programa promove também, o fácil acesso para a participação de eventos artístico culturais e esportivos, através de descontos de 50% em cima do valor dos ingressos, em locais como shows, clubes, teatros, cinemas, circos, partidas de jogos esportivos e espaços de lazer e de entretenimento.
O que é o ID Jovem?
É um programa destinado para jovens de 15 a 29 anos, que possuem renda familiar mensal abaixo de dois salários mínimos. Além disso, é necessário que estejam registrados no Cadastro Únicos Para Programas Sociais do Governo (CadÚnico), com movimentação e atualização nos últimos 24 meses.
O benefício é garantido ao jovem por meio do Estatuto da juventude e não precisa, necessariamente, ser estudante para possuir o benefício.
Como fazer o cadastro (pessoalmente e pela internet)
O cadastro para adquirir a carteirinha do ID Jovem pode ser realizado de duas formas: pessoalmente, deslocando-se ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência; ou pela internet, através do site e do aplicativo ID Jovem, com o Número de Identificação Social (NIS).
Pela internet é possível fazer a solicitação para a emissão do documento, preenchendo as informações necessárias e imprimindo o arquivo que se encontrará disponível após conclusão do processo.
Documentos necessários para se cadastrar no ID jovem
Para fazer o cadastro que contempla viajar de graça com o ID Jovem, é necessário apresentar a documentação de cada pessoa que mora com o beneficiário. São exigidos os documentos pessoais de identificação, como: RG, CPF, Certidão de nascimento, Comprovante de residência e Carteira de trabalho. Após a validação, será gerado um código NIS, que servirá para a efetivação da inscrição.
Como comprar passagem de ônibus com ID Jovem pela internet?
A compra de passagem com ID Jovem pode ser feita pela internet. Entretanto, nem sempre essa opção está disponível. A forma mais correta de adquiri-la é entrando em contato com a empresa de transporte interurbano para tentar ocupar uma das duas vagas que são asseguradas pelo programa e/ou o desconto de 50% para as demais vagas. É preciso estar atento aos critérios que são exigidos: não é possível adquirir mais de uma passagem para o mesmo dia, horário e destino, e é necessário reservá-la com até três horas de antecedência em relação à partida.
Quais empresas de ônibus aceitam o ID Jovem?
Todas as empresas de transporte urbano – sem exceção – são obrigadas a disponibilizarem duas vagas gratuitas e/ou 50% na passagem para o ID Jovem. Se por algum motivo a companhia não puder oferecer o benefício, é indispensável o envio de um argumento formal e escrito, que deve conter informações como horário, data, local e motivo. Todavia, a pessoa contemplada pode registrar a queixa para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio do contato da ouvidoria, o 166, ou através do e-mail [email protected].
Aplicativo ID jovem
Para facilitar o contato com o programa, é possível realizar o cadastro e acessar o ID Jovem, mediante um aplicativo que leva o mesmo nome, disponível em lojas de aplicativos on-line. Após download, pode-se observar que a plataforma reúne diversos programas do Governo Federal e tem o intuito de atrair mais jovens de baixa renda a esse e outros projetos realizados anualmente. Desta forma, a Secretaria Nacional da Juventude tem buscado resolver e melhorar a dinâmica e a linguagem do aplicativo para essas pessoas, assim, trazendo mais facilidade durante o processo.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]