Atualizada em:
Agora turistas podem visitar a Ilha de Alcatrazes, um refúgio isolado no litoral norte de São Paulo
Os amantes da natureza e da vida marinha agora possuem um novo passeio incrível para fazer no litoral de São Paulo. Distante 45 km da costa da cidade de São Sebastião, a Ilha de Alcatrazes foi aberta para visitação em dezembro de 2018, mas com ressalvas.
Saiba mais a seguir e prepare-se para fazer uma visita a esse lugar paradisíaco.
Mas, afinal, o que é a Ilha de Alcatrazes?
Administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Ilha de Alcatrazes é um verdadeiro santuário da vida marinha no litoral paulista, que ganhou fama por ser o local utilizado pela Marinha para exercícios de tiro. Mas sua história é muito mais antiga, datando de antes do descobrimento.
A sua abertura para o turismo, porém, não é o que muitos imaginam, uma vez que essa decisão inclui diversas regras que devem ser seguidas.
As principais são:
Fazer somente atividades permitidas
Essas atividades incluem visita embarcada, mergulho livre, mergulho de flutuação e, claro, observação da vida marinha que existe por ali e é um espetáculo à parte.
É extremamente proibido o desembarque em terra, ou seja: pisar na Ilha de Alcatrazes, nem pensar.
Contratar somente empresas cadastradas para seu passeio
Para fazer o passeio até a Ilha de Alcatrazes é preciso contratar os serviços de empresas previamente cadastradas pelo ICMBio, como a Universo Marinho, a Colonial Diver e a Oceano Sub Atividades Subaquáticas.
Também é proibido utilizar embarcação própria ou alugada. Os funcionários das empresas cadastradas são previamente treinados no que diz respeito à segurança, cuidado com o meio ambiente e limite de aproximação do rochedo que forma a ilha.
Respeitar o horário imposto
Não, não é possível fazer o passeio até a Ilha de Alcatrazes todos os dias: ele ocorre somente de quarta à domingo.
O horário é outro ponto que precisa ser respeitado: é permitido chegar até lá somente das 08h00 às 16h00. O ideal é se organizar previamente, se possível entrando em contato com as empresas autorizadas para perguntar sobre agendamento.
O que é possível encontrar na Ilha de Alcatrazes, a poucos quilômetros de São Sebastião
Agora, já sabendo o que é ou não permitido e como se organizar em relação a dias e horários, que tal descobrir o que você irá encontrar em seu passeio para a Ilha de Alcatrazes?
Tanto a fauna quanto a flora irão te surpreender com quase 13.000 espécies deslumbrantes, algumas delas ameaçadas de extinção.
A rainha do abismo, por exemplo, cujo nome científico é Sinningia Insularis, faz parte de uma vegetação encontrada somente em Alcatrazes. Já no que diz respeito à fauna, que é o que de fato os turistas poderão observar com maior facilidade, as surpresas realmente fazem o passeio valer a pena.
Que tal ver golfinhos e baleias, essas últimas incluindo a baleia-jubarte e a baleia-de-Bryde? E observar as tartarugas marinhas se alimentando, com destaque para a tartaruga-verde e a tartaruga-de-pente, ameaçadas de extinção? Ou, melhor ainda: que tal ter a chance de ver anfíbios e répteis que estão ali isolados há mais de 10 mil anos e que hoje servem como base para diversos estudos?
A rã de Alcatrazes é um exemplo desse grupo tão seleto que habita a ilha, junto às mais de 250 espécies de peixes.
Aliás, com base nesses exemplos da fauna você já pode perceber que qualquer mergulho nas águas que cercam a Ilha de Alcatrazes valerá a pena, seja por te envolver em cardumes ou te permitir ver de perto qualquer dos animais citados.
Para saber mais a respeito da abertura da ilha para visitação e obter informações mais técnicas antes de realizar seu passeio, visite o site do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Leia também:
» As praias mais bonitas do litoral norte de São Paulo
» Road trip conhecendo as melhores praias do litoral de SP
» Roteiro de fim de semana em Ilhabela
» Maresias, a praia mais visitada de São Sebastião
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]