Ilha do Marajó – Turismo exótico no Pará

Atualizada em:

Praias desertas, rios, campos, mangues, dunas, assim como uma rica fauna fazem da Ilha do Marajó um dos maiores santuários ecológicos da Amazônia. Além disso, banhada pelo oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins, a ilha é dividida em 16 municípios, sendo Soure a maior de todas com 22 mil habitantes e Salvaterra com 17 mil.

Para desembarcar na ilha é preciso pegar um barco ou balsa que saem de Belém. O Terminal Hidroviário da capital do Pará serve pra quem não está de carro. Nesse caso, a viagem dura três horas e meia até o Porto Camará, na cidade de Salvaterra.

Mas, se você está de carro, vá até o município de Icoaroaci. Isso porque, de lá saem balsas que levam exatas 3 horas para ir ao Porto de Camará, na cidade de Salvaterra.

Horário dos barcos Belém x Ilha do Marajó

Belém (Porto de Icoaraci) – Salvaterra (Porto de Camará)
2ª a 6ª – 06:30h – 07:30h | Sábado – 4h, 6:30h e 07:30h | Domingo – 06:30h
Duração da viagem: três horas

Salvaterra (Porto de Camará) – Belém (Porto de Icoaraci)
2ª a 6ª – 16h e 17h | Sábado – 16h e 17h | Domingo – 16h, 17h e 18h
Duração da viagem: três horas

No Porto de Camará você vai ver dezena de carros, vãs e ônibus de linha que saem em direção a três destinos da Ilha do Marajó: Salvaterra, Soure e Cachoeira do Arari. Os carros saem sempre poucos minutos depois que as balsas chegam ao porto. Saindo do porto de Camará são 31 km até Soure e pouco mais de 25 km para Salvaterra.

Ilha
Foto: Gustavo Albano

Marajó

Com cerca de 3 mil ilhas e ilhotas, Marajó é o maior arquipélago fluviomarinho do mundo, pois suas belezas naturais se dividem entre a planície coberta de savana e as densas florestas.

Os cenários são transformados a cada seis meses devido a grande quantidade de chuva, principalmente no primeiro semestre, quando os campos ficam cobertos por águas. Por outro lado, o segundo semestre é um período mais seco na região o que acaba ajudando a observação dos animais e da vegetação.

Até hoje o principal meio de transporte da cidade são os búfalos, a ilha possui 700 mil cabeças, cerca de três vezes a população de todos os municípios.

Búfalos
Foto: Gustavo Albano

Opções de lazer

Em Soure os principais atrativos são a praias do Pesqueiro, Barra Velha e Mata Fome mais conhecida como Garrote. A praia também possui um farol onde é possível ter uma visão 360º do  lugar.

Ilha do Marajó
Ilha do Marajó | Foto: Gustavo Albano
Ilha do Marajó
Árvores | Foto: Gustavo Albano
Ilha do Marajó
Ilha do Marajó | Foto: Gustavo Albano

Outra opção de lazer na Ilha do Marajó é a fazenda São Jerônimo, o local oferece um lindo passeio de canoa pelo igarapé Tucumandubinha até chegar em uma praia deserta que, por consequência, foi palco do programa No Limite. Além disso, é possível andar de búfalo na fazenda e observar diversos animais através das trilhas espalhadas pela região.

Mangue
Foto: Gustavo Albano
Ilha do Marajó
Foto: Gustavo Albano

Por fim, os artesanatos feitos com cerâmica marajoara (legado de uma tribo indígena de cultura avançada que povoou a Ilha há 3000 anos), é a arte mais reproduzida por artesões locais, seguido dos materiais derivados do couro: como chinelo, bolsas, carteiras, entre outros.

Ilha do Marajó
Ilha do Marajó | Foto: Gustavo Albano
Ilha do Marajó
Foto: Gustavo Albano
Ilha do Marajó
Foto: Gustavo Albano

» Destinos incríveis para conhecer no estado do Pará
» Turismo em Belém: o que ver e fazer
» Quer viajar para Belém? Veja 18 fotos da exótica capital paraense
» Círio de Nazaré em Belém, a maior festa religiosa do Brasil
» Você está precisando tirar férias em Algodoal, uma ilha no Pará

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima