Litoral de SP: grupo de 40 cachalotes é flagrado nadando em registro raríssimo

Atualizada em:

Mamíferos gigantes chegam a ter 18 metros de comprimento e podem pesar mais de 50 toneladas

Alguns pesquisadores que sobrevoavam uma área próxima à Baía de Santos, no litoral de São Paulo, tiveram uma grata surpresa no início de abril: um grupo de 40 cachalotes gigantes foi flagrado nadando livremente pelas águas do oceano.

O raríssimo flagrante foi registrado a mais de 300 quilômetros da costa paulistana. De acordo com os pesquisadores, esses maníferos gigantes – que, apesar da semelhança, não são baleias – podem chegar a pesar mais de 50 toneladas e 18 metros de comprimento. O registro foi realizado durante a 8ª Campanha de Avistagem Aérea do Projeto de Monitoramento de Cetáceos (PMC), realizada pela Petrobrás na área de exploração do pré-sal.

Foto: Divulgação/Sociambiental

Conforme divulgado pelo site G1, a espécie está classificada como vulnerável à extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza. O voo de monitoramento realizado por biólogos e oceanógrafos é realizado diariamente na região durante a campanha e tem como objetivo localizar e estudar o comportamento de cetáceos na área. O projeto é uma medida obrigatória por lei para avaliar possíveis impactos da região de extração do petróleo.

Desde o início do monitoramento, que ocorre desde 2015, ao menos 38 espécies da foram identificadas. Os especialistas, além de realizarem sobrevoos na região, também realizam a pesquisa por meio de embarcações, onde é mais fácil registrar imagens e sons emitidos pelos animais.

Foto: Divulgação/Sociambiental

Todo o material coletado é posteriormente analisado em um laboratório pela equipe para compreender melhor de onde vem esses animais, para onde vão, seus hábitos e comportamentos.

Confira o vídeo do momento do registro:


∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima