Agora é oficial! Noronha Plástico Zero entrou em vigor nesta semana (11). Canudos, copos descartáveis, sacolas e isopor são alguns dos itens proibidos

Um dos principais destinos brasileiros adotou recentemente uma lei que proíbe o uso e a comercialização de plásticos em todo o arquipélago, abrangendo 21 ilhas, com o objetivo de reduzir os danos ambientais causados pelo uso excessivo de plástico. A medida busca reverter os problemas relacionados ao lixo e o descarte indevido desses resíduos.

O primeiro anúncio foi feito em dezembro de 2018, assinado por decreto por Guilherme Rocha, administrador geral do distrito. A resolução proíbe canudos, talheres de plástico e outros itens descartáveis como sacolas, copos plásticos e até isopor. Segundo Rocha, a ilha ainda não consegue reciclar nem 30% do lixo que produz, sendo a maior parte enviada para Recife, capital pernambucana.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

A sede administrativa fica na Vila dos Remédios, na ilha de Fernando de Noronha, onde as principais regras que buscam preservar esses biomas e a rotina do arquipélago são decididas. A nova regra agradou os moradores e os turistas que visitam Noronha. Os comerciantes entenderam a necessidade da nova legislação e tiveram um período de 4 meses para se adaptarem e conhecer melhor as novas regras.

Foto: Gustavo Albano / Guia Viajar Melhor

Por que proibir plásticos?

Segundo pesquisa feita em 2018 no Reino Unido e publicada na revista brasileira Galileu, todos os animais marinhos do planeta têm plásticos no organismo. Os números são alarmantes e mostram a urgência na redução desses impactos ambientais. O projeto Marine Plastics do Laboratório Plymouth Marine, também estudou cerca de 50 animais marinhos mortos na costa da Grã-Bretanha, entre eles 10 espécies de golfinhos, baleias e focas.

O resultado foi devastador: todos esses mamíferos tinham resíduos indesejados em seus organismos, eram fragmentos de fibras sintéticas, náilon, redes de pesca, escovas de dente e pedaços de garrafas plásticas e embalagens. Pelo excesso de lixo plástico, que duram cerca de 450 anos para se decompor, é fácil entender a causa desses danos. Esses lixos viajam longas distâncias, e mesmo que sejam descartados em locais distantes do oceano, não demoram muito até chegar à costa.

Foto: Gustavo Albano / Guia Viajar Melhor

Animais que podemos encontrar em Fernando de Noronha 

Fernando de Noronha é um arquipélago localizada em meio ao Oceano Atlântico e pertence ao estado de Pernambuco,  considerado um dos biomas marinhos mais preservados do Brasil. O principal atrativo do arquipélago são suas belezas naturais quase intactas, concentrando mais de 95 espécies de peixes, além de uma quantidade abundante de golfinhos, tubarões e tartarugas marinhas. Mergulhando em suas belas praias, não é difícil encontrar essas espécies que vivem livre em suas baías, ilhotas e encostas.

Distante a apenas 345 km do continente, a ilha principal é a única habitada, onde concentram-se as vilas, pousadas e comércios da região. As demais pertencem ao Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, unidade de conservação tombada e reconhecido como patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO desde 2001.

Foto: Gustavo Albano / Guia Viajar Melhor

» Lugares para conhecer em Fernando de Noronha
» Guia de praias para conhecer em Fernando de Noronha
» Dicas para programar uma viagem à Fernando de Noronha
» Fernando de Noronha proíbe plásticos e descartáveis em toda ilha

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

ONU revela projeto de “cidades flutuantes” para o futuro

Artigo anterior

Destinos imperdíveis em uma viagem a Miami

Artigo seguinte

Você pode gostar