Conhecida como “Cidade Branca” por seu incrível conjunto arquitetônico deixados de herança do período colonial, a charmosa Arequipa tem atrações culturais, históricas e naturais

A segunda maior cidade do Peru abriga atrações e construções que podem ser consideradas verdadeiros tesouros do período colonial no país e e está situada em uma localização privilegiada rodeada de atrações e cenários surreais que precisam ser explorados em uma viagem com mais tempo ao país.

Arequipa está a aproximadamente 480 km de Cusco, em uma região de paisagens desérticas e rodeada de gigantesco vulcões que podem ser observado em praticamente todos os lados da charmosa cidade. Conhecida também como cidade branca, Arequipa é marcada pela riqueza cultural, arquitetônica e religiosa. Seu centro histórico é considerado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade e abriga construções maravilhosas à base de silhar, pedra de origem vulcânica com coloração branca.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

O melhor ponto para começar a descobrir as surpresas que o destino reserva é pela encantadora Plaza de Armas, local onde estão alguns do pontos turísticos mais importantes e mais famosos de Arequipa. A praça é cercado por arcos e construções importantes, como a  Iglesia de la Companhia e a Catedral de Arequipa, construída no mesmo ano da fundação de Arequipa em 1540, o plano de fundo fica por conta do Vulcão Misti com mais de 6.000 metros de altura.

Reserve ao menos uma tarde para conhecer um pouco da história de Arequipa e conheça alguns museus que ficam entorno da Plaza de Armas, com destaque para o Museo Santuarios Andinos, onde está a Dama de Ampato, múmia inca de uma menina com idade entre 12 e 14 anos que foi sacrificada aos deuses e deixada nas montanhas nevadas ao redor da cidade, há cerca de 500 e encontrada no topo do vulcão Ampato.

O que fazer em Arequipa


Foto: via Flickr – _renee_

Mosteiro de Santa Catalina

Essa é sem dúvida a atração mais importante de Arequipa, o Monastério de Monjas Privado de la Orden de Santa Catalina de Siena, foi fundado em 1579 e tem uma área tão grande que funciona praticamente como uma pequena cidade, protegida por uma grande muralha.

O local é o lar de freiras da região que até 1970 passavam a vida inteira enclausurada dentro do mosteiro. Depois da visita do Papa no local, elas resolveram abrir uma parte de suas dependências para o público.

Catedral de Arequipa

A Catedral de Arequipa é uma das construções mais imponentes de Arequipa, a igreja já foi reconstruída algumas vezes nos últimos séculos por conta de cinco terremotos que abalaram a cidade. A catedral é aberta para público mas fecha entre as 12h e 15h30.

Museu Arqueológico da Universidade San Agustín

No museu o visitante vai encontrar inúmeros artefatos arqueológicos incluindo objetos dos povos pré-hispânicos, como Nazca, Inca e Tinawaku e peças do período colonial.

Patio del la Iglesia de la Compañía de Jesús

O pátio pode ser visitado durante um tour pelo centro de Arequipa, o espaço conta com alguns restaurantes bem aconchegantes e no segundo andar tem um mirante onde é possível ver parte da cidade e três vulcões: El Misti, Chachani e Pichu Pichu.

Mirante de Yanahuara

O local tem a mais bela visão do principal cartão postal da cidade, o vulcão Misti. O mirante está ao lado da praça principal de Yanahuara a 2 km do centro da cidade, a praça conta uma pequena feira de artesanatos locais aberta diariamente.

Canyon del Colca

O Canyon de Colca fica é um dos maiores canyons do país e possuí 4160 metros de altura. O local recebe muitos visitantes que buscam observar o voo dos condores dos andes, aves de dimensões que chegam a ultrapassar os três metros entre uma asa e outra.

Outros atrativos turísticos em Arequipa:

  • Museu dos Santuários Andinos
  • Convento de Santa Teresa e Museu de Arte Colonial
  • Monastério de la Recoleta
  • Casa Museo Villalobos
  • Museo de Arte Contemporaneo Arequipa
  • Vulcão El Misti
  • Vulcão Pichu Pichu
  • Reserva nacional de Salinas e Aguada Blanca
  • La Mansion del Fundador
  • Mirante Carmen Alto

Como chegar Arequipa


Foto: via Flickr – miroab

De avião
Essa é a maneira mais fácil de chegar a Arequipa, os vôos aterrissam no Aeroporto Rodriguez Ballon (AQP), a 8 quilômetros do Centro.

De ônibus
Cusco está conectada com inúmeras rodovias importantes do país, sendo possível chegar a partir de Lima, Nazca, Puno e Cusco. Distância das principais cidades:
Cusco para Arequipa: 625km
Lima para Arequipa: 1.020km
Puno para Arequipa: 325km

Melhor época para visitar Arequipa


Foto: Véronique Debord Lazaro

O clima nessa região do Peru é bem estável e agradável. Arequipa possuí um clima seco durante todo o ano e suas temperaturas não ultrapassam os 25ºC e raramente ficam abaixo dos 10°C. Se você pretende conhecer os vulcões que ficam nos arredores de Arequipa, não esqueça de levar agasalho extra e um corta vento, para se proteger dos ventos nas altitudes elevadas. A melhor época para visitar a cidade é durante o inverno, entre os meses de abril a setembro, quando os dias estão mais ensolarados e as temperaturas mais amenas.

Onde se hospedar em Arequipa


Foto: Divulgação

O centro de Arequipa, mais precisamente aos arredores da Praça de Armas, é sem sombra de dúvida o melhor lugar para se hospedar em Arequipa. O Katari Hotel at Plaza de Armas e o Palla Boutique Hotel, são duas opções luxuosas, que dispõe de quartos e áreas comuns, com as melhores vistas dessa região cidade. Outras opções mais econômicas, mas não menos aconchegantes, são o El Portal De San Lázaro e o Conde de Lemos Arequipa.

Já o Le Foyer Hostel e o Hostel Uspalay são muito bem avaliados por mochileiros e viajantes solos, que passam pela charmosa cidade.

Encontre hospedagens em Arequipa aqui.

» Conheça o Cañon del Colca em Arequipa no Peru
» Muito além de Machu Picchu: ruínas incas próximas de Cusco
» Como chegar em Machu Picchu
» Linhas de Nazca a atração mais misteriosa do Peru

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

23 hotéis brasileiros que valem toda a viagem

Artigo anterior

Como funciona o passeio de balão na Capadócia

Artigo seguinte

Você pode gostar