Atualizada em:
Berço de grandes artistas e filósofos da antiguidade, Atenas possui mais de 3000 anos de história e uma riqueza monumental única
Atenas, hoje a capital da Grécia, é uma das cidades mais antigas do mundo, já que sua trajetória começou há mais de 30 séculos. O local foi o berço da democracia com a criação de leis e participação do povo nas dinâmicas da sociedade, e muitas das principais atrações são ruínas preservadas desse período em que foram construídos espaço públicos de discussões e teatros.
Entre os pontos turísticos mais procurados estão a Acrópole, erguida em 450 a.C. em um dos locais mais altos de Atenas, o Templo de Zeus Olímpico, que data do século II e que já foi uma das maiores construções do tipo, o Estádio Panatenaico, de 566 a.C. e que já sediou as Olimpíadas, e o Teatro de Dionísio, construído no século VI a.C.
O destaque no centro de Atenas é o bairro Plaka, o mais movimentado e onde estão atrações como a Antiga Ágora de Atenas, lojinhas e restaurantes, sendo uma das melhores opções para buscar hospedagem. Outro local agitado é o bairro Monastiraki, com a Ágora Romana, o Mercado de Pulgas, a Mesquita Tzistarakis, a Praça Monastiraki e a Biblioteca de Adriano.
O que fazer em Atenas
Acrópole
Um dos cartões postais da Grécia como um todo! Construída em um dos pontos mais altos da cidade por motivos estratégicos no ano 450 a.C., é possível enxergar as ruínas de quase todos os pontos de Atenas e oferece uma vista privilegiada de toda a região.
Templo de Zeus Olímpico
Esse já foi um dos maiores templos do mundo, mas hoje apenas cerca de 10 de suas 104 colunas estão preservadas. A construção foi finalizada em 131 d.C. pelo imperador romano Adriano.
Estádio Panatenaico
Eguido no ano 566 a.C., é um dos estádios mais antigos do mundo. A estrutura conta com bancos de mármore e pode receber até 50 mil pessoas. O local foi restaurado no século XIX e foi usado em 1896 para a primeira edição dos Jogos Olímpicos como conhecemos hoje.
Ágoras
Em Atenas havia dois desses espaços destinados a discussões políticas e sociais. A Ágora Antiga de Atenas data do século VI a.C., era o centro da cidade e hoje está mais preservada, já a Ágora Romana foi erguida no século I a.C. e atualmente possui apenas algumas colunas.
Novo Museu da Acrópole
Aberto em 2009, esse museu guarda muitos achados da região com peças desde o século VII a.C. Outra atração interessante é a rampa de vidro da entrada, que possibilita que os visitantes vejam os trabalhos das escavações feitas no local.
Outros lugares para conhecer em Atenas:
- Praça Monastiraki
- Catedral Ortodoxa de Santa Irene
- Monte Lykabettus
- Erecteion
- Arco de Adriano
- Partenon
- Mercado de Pulgas
- Mesquita Tzistarakis
- Biblioteca de Adriano
- Teatro de Dionísio
- Odeão de Herodes
Como chegar em Atenas
De avião
Não há voos diretos saindo do Brasil, mas a cidade possui aeroporto próprio, o Elefthérios Venizélos, de onde é possível chegar ao centro por ônibus e metrô. Saindo do Brasil a companhia Alitalia oferece voos com conexão no aeroporto Internacional de Roma, na Itália; já a KLM faz conexão no aeroporto de Schiphol, próximo a Amsterdã.
Quem já está em solo europeu pode aproveitar as passagens promocionais de empresas aéreas low-cost, como a Vueling, EasyJet, Ryanair e a Transavia.
De ferry
Diversas embarcações partem diariamente da Itália e da Turquia para Grécia (e vice-versa). Igoumenitsa, Patras e Corfu são conectados por balsas modernas aos portos italianos no Mar Adriático de destinos famosos como Veneza e Bari.
As companhias que fazem a travessia entre a Itália e a Grécia, são a Minoan (partindo de Ancona e Triste), a Anek (Veneza e Ancona), a Blue Star (Bari e Ancona) e a Agoudimos (Brindisi e Bari). Já quem parte da Turquia pode utilizar os serviços da Dodecanese Flying Dolphins e fazer o trecho Bodrum x Ko.
De trem
Atenas está conectada com outras importantes cidade do país como Salonica e Patras. Também é possível fazer conexões para outros países próximos a Grécia como Turquia, Bulgária, Macedônia e Albânia.
Melhor época para visitar Atenas
O verão, que acontece de junho a setembro, registra temperaturas entre 20°C e 35°C e é a alta temporada, com pontos turísticos lotados e preços mais elevados. Se você busca por uma viagem mais tranquila, mas não abre mão de curtir as praias da região, programe-se para ir em maio, pois o clima do final da primavera já é quente (entre 16°C e 25°C), os locais mais vazios e os valores mais baixos.
O inverno na região não é tão frio como nas montanhas da Grécia, onde há neve, mas os termômetros costumam ficar entre 7°C e 18°C.
Onde se hospedar em Atenas
Encontre hospedagens em Atenas aqui.
» Roteiro pela Grécia: Atenas e Ilhas Gregas na mesma viagem
» 7 motivos para você visitar Santorini
» Itália, Grécia e Turquia: conheça os três países na mesma viagem
» Lago Melissani, o incrivel lago dentro de uma caverna na Grécia
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]