Lugares para conhecer em Flecheiras

Atualizada em:

Localizada em uma enseada cercada por dunas, coqueirais e arrecifes que formam piscinas naturais, a Praia de Flecheiras é um dos grandes destaques do litoral cearense

Com clima sossegado e descontraído, a pequena vila da Praia de Flecheiras pertence ao município de Trairi, no Ceará. O destino está a aproximadamente 145 km de Fortaleza e vem sendo apontado como um dos cenários mais paradisíacos do litoral oeste do estado, junto com outros vilarejos de pescadores encravados na beira mar.

Com poucas ruas forradas de construções rústicas e aconchegantes, Flecheiras é o destino ideal pra quem deseja desfrutar dias de tranquilidade, aproveitando cenários magníficos em um ponto recém descoberto pelos turistas no litoral nordestino. O principal cartão postal são as charmosas piscinas naturais espalhadas por toda a praia. As piscinas possuem água extremamente claras e aparecem apenas durante a vazante da maré. Um ótima forma de se refrescar das temperaturas altas, presentes praticamente durante todo o ano.

Flecheiras está entre outros dois destinos muito visitados do estado: a Praia de Lagoinha e a paradisíaca Mundaú. A proximidade com as atrações permite um “bate volta” rápido. Outra atração recomendada é visitar o simpático vilarejo de pescadores na Praia de Guajiru, localizada a poucos quilômetros de Flecheiras.

Aos finais de tarde, Flecheiras se torna palco de um incrível show de cores formadas pelo por do sol, contrastados pelas silhuetas dos parques eólicos da região. Para deixar o momento ainda mais mágico, alugue um buggy e siga em direção das dunas de areias brancas próximas da vila. O fenômeno é contemplado com vista panorâmica do litoral no topo das Dunas do Por do Sol.

A gastronômica e o artesanato também devem ser explorados em um visita a Flecheiras. Peixes e frutos do mar são os principais ingredientes dos restaurantes da praia, os pratos abortos são lagosta e moqueca de arraia. O trabalho das renderias também podem ser observados em lojinhas de souvenir e alguns ateliês.

O que fazer em Flecheiras


Foto: Gustavo Albano

Praia de Flecheiras

A única e principal praia da vila é composta por coqueirais, dunas e paisagens que mudam de visual constantemente por conta da maré. Quando está no ápice, as águas claras do litoral chegam bem próximas da vila, formando um balneário perfeito de ondas pequenas. Durante a maré baixa, a vila ganha um toque especial por conta das piscinas naturais que emergem entre os arrecifes, espalhadas por toda a faixa de areia da praia.

Passeio de barco

Algumas agências de turismo oferecem passeios rápidos pela Praia de Flecheiras com paradas em piscinas naturais mais isoladas. O passeio tem duração de média de 1h30.

Dunas do Por do Sol

Ao lado esquerda da Praia de Flecheiras, uma área enorme é coberta por dunas de areia branquinha. É possível chegar próximo das dunas de carro e fazer uma caminhada pelos bancos de areia e apreciar a paisagem. Uma outra opção é alugar um quadriciclo e explorar a região com mais autonomia.  Os valores variam de R$180 a R$280, variando conforme o período de locação e o roteiro.

Praia de Guajiru

A Praia de Guajiru é habitada por poucos moradores do simpático vilarejo instalado em frente à praia. Quem vem para esse cantinho sossegado do litoral pode conhecer algumas paisagens formadas pro dunas e lagos. Guajiru está a apenas 7 km de Flecheiras é também conta com algumas opções de hospedagem.

Mundaú

O vilarejo também fica no município de Trairi e está a apenas 19 km de Flecheiras. Mundaú foi erguida em frente o encontro do rio com o mar e está cercada de paisagens virgens, formadas por praias com extensos coqueirais, dunas e piscinas naturais que aparecem durante a maré baixa.

Outros lugares pra conhecer em Flecheiras

  • Piscinas naturais de Mundaú
  • Pedra das Índias
  • Barra do Rio Trairi
  • Praia da Lagoinha
  • Lagoa do Jegue
  • Lagoa das Almecegas
  • Mirante Mundaú
  • Praia da Emboaca

Como chegar em Flecheiras


Foto: Gustavo Albano

De avião

O aeroporto mais próximo encontra-se em Fortaleza a 145 km de Flecheiras. De la é possível fazer o trajeto com carros fretados, agências de turismo e ônibus de viagem.

De carro

Para chegar em Flecheiras, siga em direção à Cumbuco, em seguida passe por Paraipaba e Trairi. Os últimos quilômetros de viagem são repletos de dunas e vistas para o litoral.

De ônibus

Algumas empresas oferecem o trajeto saindo da Rodoviária João Thomé até Trairi. Da cidade ainda é necessário percorrer mais 12 km até a vila. Você pode optar em seguir até Flecheiras de táxi ou com os ônibus da Fretcar.

Melhor época pra visitar Flecheiras


Foto: Gustavo Albano

O litoral do Ceará é destino certo durante todo o ano. As temperaturas estão sempre na casa dos 27°C e as chuvas são raras. A época mais chuvosa do ano corre durante o primeiro semestre, mas as  possibilidades de ocorrer períodos de sol são grandes.

Onde se hospedar em Flecheiras


Foto: Gustavo Albano

Flecheiras é rústica e pequena. O vilarejo tem poucas ruas e a maioria das opções de hospedagem estão em torno dos pontos mais movimentados do destino: a Praça São Pedro, ao lado da igreja de São Pedro, e à beira mar.

O Dayo Hotel, a Pousada do Paiva e a Pousada Janelas do Mar, são ótimas opções de hospedagem para dormir e despertar escutando o som do mar. A Butterfly house, o Inn Tribus e o Pouso do Kite Pousada, são outras opções bem localizadas e muito bem recomendadas por quem passa pelo vilarejo.

Encontre hospedagens em Flecheiras aqui.

» Como chegar em Flecheiras saindo de Fortaleza
» Veja fotos da Praia de Flecheiras, no Ceará
» Lugares para conhecer em Mundaú
» Como chegar em Mundaú saindo de Fortaleza

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima