Uma das capitais francesas da gastronomia também guarda um dos melhores museus do país e ruínas romanas que vão fazer seu queixo cair

Lyon é uma charmosa cidade localizada no sudeste da França considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Sua arquitetura foi modelada através dos séculos às margens dos rios Ródano e Saône e consegue manter o ar bucólico mesmo sendo a terceira maior cidade do país.

As principais atrações ficam na Vieux-Lyon, o centro histórico que reúne as construções medievais e algumas das principais atrações, como a Catedral de Saint-Jean, a Igreja de Saint-Paul e a catedral Saint-George.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Outro destaque de Lyon é a herança romana nas ruínas preservadas. As estruturas têm mais de 2 mil anos e tinham diferentes utilidades, como um teatro à céu aberto que acomoda 10 mil pessoas, um teatro menor para apresentação para a elite e um templo.

A cidade também tem grandes museus, como o de Belas Arte, de Arte Contemporânea e o Musée des Confluences, focado em história natural, mas uma opção para conhecer um pouco da dinâmica local dos últimos séculos é visitar o Le Mur des Canuts, um muro de mais de 1000m² que tem pinturas retratando a vida dos antigos trabalhadores de seda.

Aqui você vai andar bastante para explorar as esquinas encantadoras e as paisagens únicas de Lyon e também vai poder aproveitar a gastronomia de alta qualidade nos restaurantes das ruas estreitas ou no grandioso mercado gastronômico Les Halles de Lyon Paul Bocuse.

O que fazer em Lyon


Foto: Kiev.Victor / Shutterstock

Vieux-Lyon

O centro histórico com características medievais e renascentistas foi o principal bairro no século XVI. O local tem muitos dos principais pontos turísticos da cidade, como a Catedral de Saint-Jean, a Igreja de Saint-Paul, a catedral Saint-George e os antigos prédios baixos.

Basílica Notre Dame de Fourvière:

Construída em 1872 como agradecimento à Virgem Maria por ter salvo Lyon da invasão da então Prússia em 1870. O local possui múltiplas torres brancas que se destacam na paisagem da cidade e atraem os olhares de quem passa pelas ruas.

Catedral de Saint-Jean

A construção da igreja demorou cerca de 300 anos, por isso é possível identificar elementos de diversos estilos arquitetônicos. No interior há um relógio astronômico que mostra estrelas e a posição da Terra em relação à Lua e ao sol.

Ruínas

A cidade preserva até hoje espaços públicos da época do império romano. Entre as atrações está o teatro romano com espaço para 10 mil pessoas, um templo e um teatro menor que era dedicado para apresentações para a elite romana.

Palácio de São Pedro

A sede do Museu de Belas Artes, é considerada uma das cinco mais importantes da França e que tem no acervo desenhos, antiguidades e pinturas de grandes artistas como Picasso e Monet. O espaço também tem um café muito charmoso e um jardim com esculturas onde é possível curtir a atmosfera tranquila do lugar.

Outros lugares para conhecer em Lyon:

  • Institut Lumière
  • Les Halles de Lyon Paul Bocuse
  • Musée des Confluences
  • Museu de Texturas
  • Museus de Arte Contemporânea
  • La Croix- Rousse
  • Parque de la Tête d’Or
  • Bellecour
  • Fourvière Hill
  • Estação Antiquaille
  • Teatro Antique
  • Palácio de Justiça
  • Place des Célestins and its theater
  • Carré d’Or
  • Place des Jacobins
  • Palais de la Bourse
  • Opera House
  • Prefeitura
  • Fonte Bartholdi
  • Fresque des Lyonnais

Como chegar em Lyon


Foto: Mihai-Bogdan Lazar / Shutterstock

A melhor maneira de chegar na cidade é pelo aeroporto de Saint-Exupéry, mas também há opções de trens que ligam Lyon a cidades como Paris (465km), Marselha (315km) e Genebra (150km).

Melhor época para visitar Lyon


Foto: ricochet64 / Shutterstock

A cidade tem o verão bem marcado com temperaturas que podem chegar a 40°C, sendo que os meses mais quentes recebem muitos turistas por causa dos festivais culturais. Já durante o inverno, o clima pode ficar bem frio por causa da proximidade com os Alpes Suíços.

Onde se hospedar em Lyon


Foto: RossHelen / Shutterstock

Encontre hospedagens em Lyon aqui.

» Roteiro passando pelos pontos turísticos de Provence, no sul da França
» 12 cidades medievais para conhecer no sul da França
» Dicas para planejar sua primeira viagem à França
» França encantada: cidades e vilarejos mais charmosos do país

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Conheça Mont Saint Michel, o vilarejo francês mais fotografado da Normandia

Artigo anterior

Dicas de turismo em Bombinhas

Artigo seguinte

Você pode gostar