Maior caverna de MT é aberta para visitação pela 1ª vez

Atualizada em:

Descoberta há 40 anos por desbravadores da região, a Caverna do Jabuti tem de 580 a 620 milhões de anos, segundo os pesquisadores.

O Estado do Mato Grosso acaba de ganhar mais uma atração para amantes de ecoturismo. A Caverna do Jabuti é considerada a maior do Estado e foi aberta para visitação de turistas pela primeira vez desde sua descoberta. Localizada em Curvelândia, a 311 km de Cuiabá, a imensa fenda tem o tamanho equivalente a 33 campos de futebol.

Descoberta há 40 anos, a caverna formada por arenito e calcário possui aproximadamente 620 milhões de anos, segundo os pesquisadores que trabalharam para realizar o mapeamento e licença do local. A Caverna do Jabuti é o primeiro monumento natural de Mato Grosso. Foi tombada como patrimônio histórico e artístico em 2014.

A caverna do Jabuti está inteiramente sinalizada e aberta para que os turistas que visitam a região possam fazer um passeio autoguiado, mas, por ser o monumento natural de proteção e possuir muitos cristais, só é possível conhecer a atração com acompanhamento de guias credenciados.

Caverna do Jabuti

caverna do jabuti mato grosso
Foto: Espeleoturismo Curvelândia

Para fazer a visitação acompanhada de um guia é necessário pagar uma taxa de preservação no valor de R$50 por pessoa. O passeio na Caverna do Jabuti se inicia com uma caminhada de 300 até a entrada do monumento natural, passando por 15 ambientes diferentes dentro da caverna e tem duração de 2 horas e 15 minutos.

De acordo com a Espeleoturismo Curvelândia, o acesso até a caverna é de nível fácil graças a altura elevada dos salões que permitem com que seus visitantes caminhem em pé por quase toda sua extensão, tendo que curvar levemente somente em algumas passagens que interligam um salão a outro.

caverna do jabuti mato grosso
Foto: Espeleoturismo Curvelândia

Após caminharem o primeiro salão que é o da entrada, é possível avistar inúmeros pontos formados por estalagmite e estalactite, sendo o último salão considerado o ‘cartão postal’ do local e um dos lugares mais bonitos na caverna, com estalactites gigantes.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima