MASP: guia para visitar o Museu de Arte de São Paulo

Atualizada em:

Saiba tudo sobre o MASP, o museu mais famoso de São Paulo, que abriga obras de arte de diferentes épocas e estilos. Confira neste guia como visitar e aproveitar essa atração incrível

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) é um dos museus mais famosos e visitados do Brasil, e um dos principais símbolos da cidade de São Paulo. Localizado na Avenida Paulista, reúne uma coleção impressionante de obras de arte, que abrange desde o Renascimento até a arte contemporânea, passando por diversos estilos e movimentos artísticos.

Neste guia completo, vamos trazer todas as informações que você precisa saber para aproveitar ao máximo essa atração imperdível da capital paulista. Vamos falar sobre sua história, onde fica, como chegar, principais exposições, quanto custa o ingresso e quais são os horários de funcionamento. Se você é um amante da arte ou simplesmente quer conhecer um pouco mais sobre cultura, não deixe de incluir o MASP no seu roteiro!

História do MASP

dicas masp
Foto: Divulgação

Fundado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand, o MASP é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Seu acervo, formado por doações da sociedade, conta com 11 mil obras de diferentes épocas e estilos, desde pinturas até esculturas e outros objetos. 

O MASP ocupa desde 1968 um prédio na Avenida Paulista, projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi. A construção é um ícone da arquitetura moderna, com sua estrutura suspensa por quatro pilares.

Onde fica o MASP?

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) fica na Avenida Paulista, n.º 1578, um dos endereços mais famosos da cidade. Além de admirar as obras do acervo permanente e das exposições temporárias, você também pode aproveitar para explorar outras atrações turísticas que ficam próximas. 

Por exemplo, pode passear pelo Parque Ibirapuera, conhecer a história do futebol brasileiro no Museu do Futebol, apreciar a arquitetura e as artes plásticas na Pinacoteca, e participar de atividades culturais no Sesc Avenida Paulista.

Além disso, pode saborear as delícias do Mercado Municipal e se encantar com os grafites do Beco do Batman, na Vila Madalena. Todos esses lugares estão a uma distância de até 5 km do MASP e são ótimas opções para quem quer aproveitar o melhor de São Paulo.

Como chegar ao MASP

O MASP pode ser acessado facilmente por diferentes meios de transporte. Uma ótima opção é caminhar pela Avenida Paulista, apreciando a paisagem urbana e cultural da cidade. 

Mas para quem preferir ir de carro, há um estacionamento conveniado na Alameda Casa Branca, n.º 41, chamado Car Park. Outra alternativa é usar o metrô e descer na Estação Trianon-MASP, da Linha Verde. E se quiser ir de ônibus, consulte as linhas disponíveis no site oficial do SP Trans.

O que tem no MASP: exposições e atrações

dicas masp
Foto: Divulgação

1º andar – Galeria Horácio Lafer

No primeiro andar, fica a Galeria Horácio Lafer, onde você pode apreciar obras de grandes artistas, como Pierre-Auguste Renoir, Vincent van Gogh, Cândido Portinari, René Magritte e outros. 

Entre as pinturas famosas, estão “O Lavrador” de Portinari e “As Maravilhas da Natureza” de Magritte. Mas não há um mapa das obras, por motivos de segurança. Por isso, explore as galerias com atenção e descubra as belezas que elas escondem.

2º andar – Galeria Georges Wildenstein

A Galeria Georges Wildenstein, no segundo andar, reúne obras de artistas renomados da Itália, da França e do Brasil. Você pode admirar as pinturas de Rafael, Bellini, Andrea Mantegna e Ticiano, que representam a arte italiana. 

Os franceses Monet, Manet, Cézanne, Toulouse-Lautrec também estão presentes com suas obras impressionistas e pós-impressionistas. Os brasileiros Almeida Junior, Candido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret e Flávio de Carvalho mostram a diversidade e a originalidade da arte nacional.

1º Subsolo – Café e Galeria Clemente Faria

Além de abrigar um acervo de arte ocidental de grande relevância, o museu também realiza exposições temporárias que exploram diferentes temas, linguagens e perspectivas. Uma das salas dedicadas a essas mostras é a Galeria Clemente Faria, localizada no 1º andar do museu. Confira as exposições em cartaz.

O MASP conta com dois espaços para quem quer fazer uma pausa e apreciar um café. No 1° andar, o café funciona de terça a domingo, das 11h30 às 17h. Já no 1° subsolo, próximo à loja do museu, o café abre de terça a sexta, das 10h às 20h, e de quarta a domingo, das 10h às 18h.

2º subsolo – Restaurante MASP

Com a proposta de oferecer uma cozinha popular brasileira, o restaurante A Baianeira funciona no 2° subsolo do MASP, sob o comando da chefe Manu Ferraz. O espaço abre de terça a domingo, com horários diferenciados, e serve saladas e pratos típicos, como nhoque de batata, moqueca de banana da terra, galinha caipira, carne de sol e costelinha de porco.

Como visitar o MASP: horários e ingressos

masp são paulo
Foto: Divulgação
  • Horário de funcionamento: o MASP abre de terça a domingo, em horários variados. Na terça-feira, funciona das 10h às 20h, com entrada permitida até às 19h. De quarta a domingo, o horário é das 10h às 18h, com entrada permitida até às 17h.
  • Ingresso: o valor do ingresso é de R$ 60 para adultos e R$ 30 para estudantes, professores e maiores de 60 anos, mediante comprovação. O bilhete deve ser comprado no site oficial do museu, onde também é feito o agendamento da visita.
  • Entrada gratuita: o MAPS oferece entrada gratuita na primeira quinta-feira do mês. Além disso, crianças menores de 10 anos, pessoas com deficiência e acompanhante não pagam ingresso. O museu também realiza promoções em alguns meses do ano, com entrada gratuita em dias específicos.
  • Visita guiada: o MASP não oferece visitas guiadas. Os grupos que desejam fazer uma visita orientada devem levar um responsável pela condução do grupo. 
  • Duração do passeio: o tempo médio de visita ao museu é de 2 horas, mas os visitantes podem permanecer no espaço até o horário de fechamento da atração.
  • Melhor dia para visitar: os dias de menor movimento no museu são os dias de semana e os dias em que a entrada é paga. Por isso, recomenda-se visitar o museu entre terça e quinta-feira.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima