Vila Madalena, em SP, está entre bairros mais legais do mundo; veja lista

Atualizada em:

Ranking da Time Out elegeu a Vila Madalena como um dos bairros mais legais do mundo para visitar em 2022

O clima boêmio, os grafites do Beco do Batman e a vida noturna agitada tornaram a Vila Madalena, em São Paulo, um dos bairros mais legais do mundo para se estar em 2022. A indicação é do site da revista Time Out, que há cinco anos elege estes lugares a partir da opinião de mais de 20 mil moradores dos cinco continentes, juntamente com o parecer de seus escritores e editores.

A Vila Madalena ficou na 13ª posição do ranking que elegeu os 51 bairros mais legais do mundo e foi o único brasileiro da lista. Em 2021, o Brasil foi representado pelo bairro da Saúde, no Rio de Janeiro. E, anteriormente, São Paulo apareceu no ranking de 2020, com o Centro em 19º lugar, e em 2019, com o Bom Retiro na 25ª quinta posição. O Rio também esteve na lista de 2018, com o bairro de Botafogo em 28º lugar.

Localizada na zona oeste da capital paulista, a Vila Madalena fica em uma região nobre da cidade, cercada por espaços verdes, com praças e ruas arborizadas. Este bairro é famoso pelo clima boêmio, devido a alta concentração de bares, e por abrigar galerias de arte contemporânea e lojas de moda independente.

Vila Madalena, em São Paulo

Vila Madalena, em São Paulo
Beco do Batman, na Vila Madalena. Foto: Diego Bravo/Wikimedia Commons.

Para cada bairro selecionado entre os mais legais do mundo, a Time Out explica o porquê da indicação. No caso da Vila Madalena, a publicação cita o clima de festa promovido por “jovens na casa dos 20 e poucos anos” nos vários bares do bairro. Além disso, destaca as rodas de samba que atravessam a noite e atraem multidões de várias idades ao local.

“O bairro paulistano da Vila Madalena deve seu caráter boêmio aos estudantes da Universidade de São Paulo, que chegaram nos anos 80 seduzidos pela atração do aluguel barato e das caipirinhas mais baratas. Hoje, os tipos jovens da moda ainda enchem as ruas. Da diversidade de bares na Rua Aspicuelta, passando pelo fim da tarde ao pôr do sol e os shows de samba noturnos que também atraem multidões de várias gerações”, diz a Time Out.

Mas não é só isso. O site também destaca o Beco do Batman como um dos pontos mais populares entre os visitantes na cidade em tempos de redes sociais. A Time Out descreve o local como “uma galeria de grafite a céu aberto de propriedade da comunidade que mostra o trabalho dos melhores artistas de rua de São Paulo”.

Para completar, a publicação sugere um dia perfeito no bairro da seguinte forma: “pegue um café para viagem e um pão de queijo do Coffee Lab e vá para o Beco do Batman antes que a multidão chegue. Para comer, experimente a Carlos, melhor pizza fora da Itália, ou faça como os locais e assista a um jogo de futebol e samba ao vivo com petiscos fritos e um balde de cerveja estupidamente gelada em um boteco tradicional como o Posto 6 ou Salve Jorge”.

Ranking da Time Out

Bairros mais legais do mundo
Restaurante da Vila Madalena indicado pela Time Out. Foto: Divulgação

Para eleger os bairros mais legais do mundo, a Time Out ouviu mais 20 mil pessoas, que participaram da pesquisa Time Out Index. O levantamento ajuda a revista na elaboração de outras seleções, como o ranking das 53 cidades mais legais do mundo em 2022, divulgado em julho, que trouxe entre os selecionados Rio de Janeiro e São Paulo. A eleição dos melhores bairros ocorreu com base em critérios como lugares para diversão, gastronomia, cultura e vida comunitária.

No entanto, a Time Out lembra que a avaliação dos bairros mais legais do mundo é algo subjetivo. O objetivo, contudo, é valorizar certos aspectos como a cena cultural, vida noturna acessível, qualidade da gastronomia, ambiente nas ruas e senso de comunidade.

“Os bairros que apresentamos são, simplesmente, lugares incríveis para se estar agora. São áreas com cultura e vida noturna acessíveis e de ponta; comida e bebida brilhantes e acessíveis; vida de rua animada e grandes vibrações da comunidade. Distritos distintos que você pode percorrer em meia hora ou menos, mas pode passar um dia inteiro ou mais explorando. São ótimas áreas para as pessoas viverem, visitarem e ficarem”, diz a publicação na apresentação da lista.

Bairros mais legais

Bairros mais legais do mundo
Cais do Sodré, em Portugal. Foto: Falk2/Wikimedia Commons

A lista traz bairros de várias partes do globo, indo de cidades do Canadá ao Japão, passando por países como Quênia, Austrália e Dinamarca, por exemplo. E o primeiro lugar ficou com o bairro Colonia Americana, em Guadalajara, no México. De acordo com a publicação, o local chama a atenção por ser o centro da cena underground na cidade e também por não receber a visita de muitos turistas estrangeiros. Além disso, é vizinho ao centro histórico de Guadalajara e ” uma mistura ousada de art déco e mansões neoclássicas com cafofos de artistas e armazéns contendo alguns dos melhores locais de música da cidade”.

Na segunda posição do ranking, o Cais do Sodré, em Lisboa, recebe destaque por ser uma das áreas que mais se transformaram na cidade nos últimos dez anos. A Time Out ressalta que o bairro é o endereço de alguns dos melhores restaurantes e dos bares e boates mais animados da cidade. Além disso, a publicação indica duas ruas do Cais do Sodré: a famosa “rua rosa” – apelido dado à Rua Nova do Carvalho por causa da cor chamativa de seu piso – e a Rua da Boa Vista, um novo ponto de interesse no bairro.

Veja a lista dos 51 bairros mais legais do mundo

  1. Colonia Americana (Guadalajara, México)
  2. Cais do Sodré (Lisboa, Portugal)
  3. Wat Bo (Siem Reap, Camboja)
  4. Ridgewood (Nova York, EUA)
  5. Mile End (Montreal, Canadá)
  6. Barrio Logan (San Diego, EUA)
  7. Shimokitazawa (Tóquio, Japão)
  8. Cliftonville (Margate, Inglaterra)
  9. Barrio Yungay (Santiago, Chile)
  10. Cours Julien (Marselha, França)
  11. Shawlands (Glasgow, Escócia)
  12. Dundas West (Toronto, Canadá)
  13. Vila Madalena (São Paulo, Brasil)
  14. San Isidro (Havana, Cuba)
  15. Neukölln (Berlim, Alemanha)
  16. Avondale (Chicago, EUA)
  17. Walthamstow (Londres, Inglaterra)
  18. Sants (Barcelona, Espanha)
  19. Little India (Cingapura)
  20. Riona Sanità (Nápoles, Itália)
  21. Silver Lake (Los Angeles, EUA)
  22. Wan Chai (Hong Kong, China)
  23. Barrio de las Letras (Madri, Espanha)
  24. Vesterbro (Copenhague, Dinamarca)
  25. West End (Vancouver, Canadá)
  26. Levinsky (Tel Aviv, Israel)
  27. Fitzroy (Melbourne, Austrália)
  28. Kilimani (Nairóbi, Quênia)
  29. Coconut Grove (Maiami, EUA)
  30. Northern Quarter (Manchester, Reino Unido)
  31. Letná (Praga, República Tcheca)
  32. Noord (Amsterdã, Holanda)
  33. Marrickville (Sydney, Austrália)
  34. Chacarita (Buenos Aires, Argentina)
  35. Kelham Island (Sheffield, Reindo Unido)
  36. Dogpatch (São Francisco, EUA)
  37. Ximending (Taipei, Taiwan)
  38. Sea Point (Ciade s, South Africa
  39. Pagrati (Atenas, Gécia)
  40. Santurce (San Juan, Puerto Rico)
  41. Barrio Escalante (San José, Costa Rica)
  42. Ubud (Indonésia)
  43. Kingsland (Auckland, Nova Zelândia)
  44. Haut-Marais (Paris, França)
  45. Bandra West (Mumbai, Índia)
  46. Thonglor (Bangkok, Tailândia)
  47. Fortitude Valley(Brisbane, Austrália)
  48. Moda (Istanbul, Turquia)
  49. Stoneybatter (Dublin: Espanha
  50. FESTAC Town (Lagos, Nigéria)
  51. Versalles (Puerto Vallarta, México)

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima