Atualizada em:
Mirante em Urubici: o Parque Turístico Cachoeira Papuã revela uma paisagem de tirar o fôlego em seu mirante de vidro com 120 metros de altura
Imagina adentrar 300 metros sobre um precipício a 120 metros de altura e, com vidro a seus pés, poder observar a impressionante natureza em seu interior.
E se eu te disser que isso é possível em um dos cenários mais impressionantes da serra catarinense, você acredita?
Pois é, pode acreditar.
Inaugurado em outubro de 2020, o Parque Turístico Cachoeira Papuã revela uma paisagem de tirar o fôlego em seu mirante de vidro com 120 metros de altura. Além disso, oferece uma vista privilegiada de duas imponentes quedas d’água.
Urubici é um destino famoso pelo clima frio da Serra Catarinense e pelas belas paisagens, que incluem cânions, picos e cachoeiras. E o novo complexo turístico foi construído para deixar a experiência nesta cidade de Santa Catarina ainda melhor.
Pensando em visitar a serra catarinense? Então, não deixe de conhecer esta atração imperdível de Urubici.
O impressionante mirante de vidro de Urubici
O Parque Turístico Cachoeira Papuã foi construído para proporcionar uma experiência sem igual aos turistas que vão à cidade de Urubici.
Um fato interessante é que todo o complexo foi pensado para garantir acessibilidade e facilitar o contato com a natureza da região, formada por grandes penhascos e cânions.
Dessa forma, qualquer pessoa pode visitar o impressionante mirante de vidro de Urubici, o que não é possível em outros picos da cidade, acessíveis apenas por trilhas em meio à mata.
No Parque Turístico Cachoeira Papuã, passarelas de madeira levam até o mirante principal, onde parte do piso é feito de vidro e revela a vista impressionante do precipício. No trajeto, há placas com informações sobre a flora presente ali.
Além disso, o complexo conta com restaurante e sanitários. As visitas podem ser feitas todos os dias das 8h às 18h, com pagamento de uma taxa.
O Parque Turístico Cachoeira do Papuã fica a 1,8 km da entrada do parque que leva à Cascata do Avencal, outra imponente queda d’água da região.
Ficou com vontade de conhecer o impressionante mirante de vidro de Urubici? Então, conheça outras atrações para incluir em sua viagem a este cantinho do paraíso na serra catarinense.
Mais atrações de Urubici
A cidade de Urubici fica em plena serra catarinense. Por lá, as temperaturas são amenas e, durante o inverno, chegam a ser negativas (a menor temperatura registrada foi de 17,8 graus negativos no ponto mais alto da região).
Por conta do clima frio, Urubici integra o roteiro de viagem Caminho das Neves – juntamente com Lages, São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra.
A cidade tranquila fica a 915 metros de altitude, em um vale cercado por montanhas, e a maior parte dos pontos turísticos está em meio à natureza exuberante que a cerca.
As principais atrações de Urubici são cachoeiras, cavernas, cânions e serras, que podem ser visitadas a partir das muitas trilhas existentes nos parques ecológicos da região.
Do alto das montanhas, os mirantes revelam cenários incríveis, como é o caso do mirante de vidro com 120 metros de altura com vista para a Cachoeira Papuã.
Conheça outras atrações de Urubici para incluir na sua viagem ao Parque Turístico Cachoeira Papuã:
Morro da Igreja
Para quem gosta de altura, o Morro da Igreja é uma ótima pedida em Urubici. Ponto mais alto da Serra Geral, tem 1822 metros de altitude e oferece uma vista privilegiada, que vai desde a Pedra Furada até o litoral sul catarinense, distante 100 quilômetros.
O local pode ser visitado gratuitamente, mas é necessário agendamento prévio na sede do Parque Nacional de São Joaquim.
Trilha da Pedra Furada
A trilha que leva à Pedra Furada, cartão-postal de Urubici, tem 5,8 quilômetros – ida e volta. Ela tem início na estrada que dá acesso ao Morro da Igreja e percorre penhascos de 1583 a 1767 metros de altitude.
A Pedra Furada é uma escultura natural em que se vê uma abertura de 30 metros de circunferência em uma rocha no topo de um morro.
Além dela, uma vista incrível é revelada ao final da trilha. Assim como no caso do Morro da Igreja, a visita à Pedra Furada só pode ser feita com agendamento prévio e acompanhamento de um guia licenciado.
Cascata do Avencal
Entre as muitas cachoeiras que podem ser encontradas em Urubici, a mais famosa é a Cascata do Avencal.
A queda d’água, com 100 metros de altura, pode ser visitada tanto na parte superior quanto em sua base. A parte inferior é acessível através de uma estrada de terra de 4 quilômetros e uma trilha de 400 metros sobre pedras.
O topo da cachoeira pode ser visto de vários ângulos nos dois parques estabelecidos à sua direita e à sua esquerda. Há dois mirantes no parque da direita, incluindo um de vidro, menor que o do Parque Turístico Cachoeira Papuã.
O parque da esquerda, por sua vez, oferece opções de lazer mais radicais. Um exemplo é a tirolesa que passa por cima do penhasco. Há, ainda, passeios a cavalo, trilhas e pedalinhos.
Cascata Véu de Noiva
Outra importante cachoeira de Urubici é a Cascata Véu de Noiva, localizada em uma propriedade particular no caminho para o Morro da Igreja.
Esse nome foi dado porque a forma como as águas escorrem sobre uma parede de pedra lembra um véu de noiva.
A cachoeira conta ótima estrutura para receber os visitantes, incluindo uma pousada e restaurante.
Cachoeira do Rio dos Bugres
Outra imponente queda d’água de Urubici é a Cachoeira do Rio Bugres, com 220 metros de altura. É a mais alta da cidade e fica entre paredões de arenito.
Além disso, em sua base há uma gruta escondida atrás da queda d’água. É um lugar belíssimo que pode ser visitado a partir de uma trilha de dificuldade média pelo leito do Rio dos Bugres.
Rio Sete Quedas
Ao visitar Urubici, vale a pena conhecer também a trilha do Rio das Sete Quedas que, como o nome sugere, é feita pelo leito do rio e revela uma sequência de sete pequenas cachoeiras.
A trilha passa pela Cachoeira do Peixinho, Cachoeira Arco-Íris, Cachoeira da Paixão, Cachoeira Pé de Cortiça, Cachoeira Surpresa, Cachoeira Saudade e Cachoeira Vitória.
É um passeio incrível que não pode ficar de fora do seu roteiro.
Urubici ainda tem outras atrações incríveis, como o Cânion Espraiado, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Serra do Corvo.
No centro da cidade, a Igreja da Matriz é uma das paradas obrigatórias. Com estilo gótico, a arquitetura chama a atenção entre as construções simples da cidade, principalmente por suas quatro entradas semelhantes.
Viu quanta coisa há para fazer em Urubici? Conheça o mirante de vidro do Parque Turístico Cachoeira Papuã e aproveite para visitar os outros atrativos deste paraíso de Santa Catarina.
Leia também:
» Toda elegância do Vale Europeu em Santa Catarina
» Conhecendo a Serra Catarinense: principais cidades para visitar
» Esta incrível pousada em Pomerode parece um cenário de contos de fada
» FG Big Wheel: confira fotos da nova roda gigante de Balneário Camboriú
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]