Atualizada em:
Ainda sem previsão para começar a operar, o aplicativo da Prefeitura de São Paulo, MobizapSP, pretende ser alternativa para usuários e motoristas da Uber e 99
Com a promessa de realizar viagens mais baratas aos passageiros e com melhor remuneração para os motoristas, a Prefeitura de São Paulo lançou um aplicativo de transporte individual, o MobizapSP. Ainda sem previsão para começar a operar, o aplicativo deve rivalizar diretamente com os apps Uber e 99, que hoje dominam o mercado.
Entre as vantagens do novo aplicativo, a Prefeitura de SP prometeu que cobrará menos dos passageiros e pagará melhor os motoristas. Além disso, o MobizapSP não terá taxas de cancelamento de corridas, aceitará pagamentos em dinheiro e cartões de débito e crédito. E os motoristas poderão recusar viagens em dinheiro.
Novo aplicativo da Prefeitura de SP
O MobilizapSp nasceu após a criação da CPI dos Aplicativos de transporte individual, que investigou o recolhimento de impostos e a situação trabalhista dos motoristas. Quem o desenvolveu foi o Consórcio 3C – composto pelas empresas CLD Construtora, Laços Detetores e Eletrônica, Consilux Tecnologia e CSX Inovações -que venceu a licitação da Prefeitura de São Paulo.
As versões do MobizapSP para motoristas e passageiros já estão disponíveis nas lojas de aplicativos Android e iOS. Porém, o aplicativo de transporte individual só começará a operar quando houver entre 10 mil e 12 mil motoristas cadastrados. Anteriormente, a cidade de São Paulo já tinha lançado um aplicativo de transporte próprio, em 2018, mas a plataforma não teve muita adesão.
Agora, a principal expectativa é saber se o novo aplicativo terá boa adesão por parte dos motoristas. Uma das preocupações é o fato de o MobizapSP não trabalhar com as tarifas dinâmicas que acabam gerando mais ganhos para os motoristas da Uber e da 99, por exemplo. Por isso, a administração pública não divulgou uma data oficial para que os usuários da capital paulista possam utilizar o novo aplicativo.
Este é outro ponto importante do MobizapSP. Diferentemente da Uber e da 99, que estão presentes na maioria das cidades brasileiras, o aplicativo funcionará apenas para viagens a partir da cidade de São Paulo. O destino, porém, poderá ser fora da capital paulista.
Diferenças entre o MobizapSP, a Uber e a 99
A principal diferença entre o aplicativo de transporte individual da Prefeitura de SP e os aplicativos Uber e 99 está relacionada ao preço das corridas. A administração da capital paulista promete uma maior remuneração para os motoristas e menor preço para os usuários. Para isto, o MobizapSP terá uma taxa de administração fixa de 10,95%, que será cobrada dos motoristas, diferente dos demais aplicativos, que chegam a cobrar 40%. Já para baratear para os passageiros, o novo aplicativo não trabalhará com tarifas dinâmicas, que aumentam o valor da corrida nos picos de demanda pelos transportes por aplicativo.
No entanto, a Prefeitura de SP informou que, em relação às tarifas básicas de tempo e quilometragem, os preços do MobizapSP devem ser semelhantes aos dos demais aplicativos.
Outra diferença é que o novo aplicativo terá um botão de pânico para que o passageiro peça ajuda em casos de emergências durante as corridas. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a Polícia Militar irá atender ocorrências que envolvam o transporte individual. Isto porque haverá um convênio entre a PM e a administração pública. No entanto, o MobizapSp não tem previsão de como ou por quanto tempo poderá suspender ou banir motoristas e passageiros.
Mas os termos de uso do app listam mais de 30 motivos que podem levar ao bloqueio dos usuários. Entre eles estão violência e importunação sexual, ameaças, comportamento grosseiro, discriminação, compartilhamento da conta, desrespeitar as leis de trânsito e do aplicativo, manutenção inadequada do veículo e veicular qualquer dado do passageiro sem autorização.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]