Atualizada em:
Procurando o que fazer em Natal, no Rio Grande do Norte? Confira nossas dicas sobre os principais pontos turísticos da capital potiguar e saiba quais praias, lugares e passeios não podem faltar no seu roteiro de viagem em Natal
Natal é o destino perfeito para quem gosta de praia e sol. A capital do Rio Grande do Norte é famosa por ser a cidade onde faz verão o ano todo, uma vez que lá a média anual de dias ensolarados é de 300! Portanto, se a sua ideia é passar as próximas férias à beira-mar, escolheu o melhor lugar do Brasil para isso.
As praias de Natal são belíssimas e oferecem aos turistas diferentes atrativos, entre águas cristalinas ideais para banhos de mar, dunas incríveis e ótima infraestrutura ao redor. Para completar o pacote, a capital do RN tem preços mais acessíveis que outros destinos de praia do Brasil, o que possibilita curtir as belezas do litoral do Nordeste sem gastar muito.
Mas não para por aí. Natal também é um lugar cheio de história e com muitos pontos turísticos super interessantes para visitar. Você sabia, por exemplo, que o nome da cidade vem do fato de ela ter sido fundada no dia 25 de dezembro? Portanto, há muito o que conhecer e fazer em Natal.
Pensando nisso, preparamos este guia completo com informações importantes para quem planeja visitar a capital potiguar. Aqui você encontrará dicas sobre os principais pontos turísticos de Natal, suas melhores praias e quais lugares e passeios incluir no roteiro de viagem. Acompanhe!
Pontos turísticos em Natal
Natal tem aspecto de cidade grande, mas mantém o clima aconchegante de uma pequena capital que conquista a todos que a visitam. Não por menos, a capital do Rio Grande do Norte está entre os melhores destinos do Nordeste. Por isso, não economize tempo ao viajar para lá. Organize seu roteiro para aproveitar as praias de Natal, mas também para conhecer seus principais pontos turísticos e outros lugares incríveis que há por lá.
Morro do Careca
O Morro do Careca é o principal cartão-postal de Natal e fica no extremo da praia de Ponta Negra. Trata-se de uma duna com pouco mais de 100 metros de altura que, antigamente, era utilizada pelos moradores para praticar esportes, como o esquibunda. Hoje, é proibido subir no Morro do Careca, já que a região tornou-se área de preservação. Ainda assim, ele é um dos principais pontos turísticos de Natal e, à noite, recebe iluminação especial.
Forte dos Reis Magos
Outro importante símbolo de Natal e um ponto turístico para incluir em seu roteiro, o Forte dos Reis Magos foi a primeira construção da cidade. A obra teve início em 1598, justamente no Dia de Reis e, por isso, tem o nome de Reis Magos. O forte fica às margens do Rio Potengi, uma localização estratégica, e tinha como função proteger o território de invasões estrangeiras. Atualmente, é uma das atrações turísticas da cidade, já que guarda momentos importantes de sua história.
Centro de Turismo
Além de fornecer informações importantes sobre os pontos turísticos da cidade, o Centro de Turismo de Natal fica em um belíssimo prédio do século XIX. Declarado patrimônio histórico em 1988, o local teve várias funções, como residência, asilo, orfanato, área de segurança militar durante a Segunda Guerra Mundial e, até mesmo, penitenciária pública. Atualmente, também é um dos melhores lugares de Natal para comprar artesanato. Ou seja, o próprio local é uma atração turística para visitar na capital do Rio Grande do Norte.
Arena das Dunas
Por último, inclua em sua lista de pontos turísticos para conhecer em Natal a Arena das Dunas. O imponente estádio que foi um dos palcos da Copa do Mundo de 2014, hoje, é uma das atrações da cidade e oferece uma experiência super bacana, principalmente para os apaixonados pelo futebol. O Arena Tour é uma visita guiada pelos bastidores do estádio que passa pelos camarotes, vestiários e campo de futebol, e revela várias curiosidades do local.
Melhores praias de Natal, RN
Principais atrações de Natal, as praias são os lugares preferidos dos turistas que visitam a capital do RN, afinal estamos falando da cidade com mais dias de sol do Brasil. Confira, a seguir, quais são as porções de areia para curtir os dias à beira-mar por lá.
Praia de Ponta Negra
Famosa por abrigar um dos principais pontos turísticos de Natal, o Morro do Careca, a Praia de Ponta Negra é também uma das mais frequentadas da cidade. Ela fica no bairro de mesmo nome e é perfeita para curtir os dias de sol em família, com os amigos ou, até mesmo, sozinho. A Praia de Ponta Negra tem uma excelente estrutura e fica próxima da maior parte dos hotéis e restaurantes da capital do Rio Grande do Norte.
Praia do Meio
Outra praia urbana imperdível de Natal, a Praia do Meio fica entre a Praia dos Artistas e a Praia do Forte e é uma das mais bem estruturadas da cidade. Lá você encontrará diversas barracas de comidas típicas da região, como peixes, frutos do mar e petiscos. Além disso, a praia é um lugar excelente para a prática de atividades físicas, como caminhadas e corridas.
Praia de Genipabu
Um pouco mais distante do centro da cidade, a Praia de Genipabu também é uma das melhores praias para visitar ao viajar para Natal. Ela fica no litoral norte da cidade, a cerca de 28 km da Praia de Ponta Negra e é uma ótima opção para quem quer curtir o mar com mais contato com a natureza. Ao seu redor há dunas majestosas de areia branca, onde costuma-se fazer passeios de buggy. Além disso, a praia tem águas cristalinas e um ambiente mais selvagem.
Praia dos Artistas
Ao lado da Praia do Meio, a Praia dos Artistas é uma das mais famosas de Natal, sobretudo entre os moradores locais. Ela foi uma das primeiras praias urbanizadas da cidade e, por anos, o point da juventude potiguar. Atualmente, a Praia dos Artistas continua recebendo muitos visitantes todos os dias da semana, principalmente por oferecer uma ótima infraestrutura, com muitos quiosques e um centro de artesanato com várias lojas de souvenirs.
Barra de Tabatinga
Outra praia mais distante da cidade, perfeita para aproveitar o dia com tranquilidade e muito contato com a natureza, a Praia de Barra de Tabatinga é belíssima, com dunas e falésias. Ela é dividida em Tabatinga Alta e Tabatinga Baixa, já que possui ambientes distintos. Em Tabatinga Alta, o mar tem ondas fortes, ideais para a prática de esportes como o surfe. Já Tabatinga Baixa tem mar calmo e tranquilo, perfeito para a diversão em família. No local existe, ainda, o Mirante dos Golfinhos que, em determinados períodos do ano, é possível avistar os animais no mar.
Lugares para ir em Natal
Natal é uma cidade com um visual bem diverso, em que dunas fazem parte do cenário urbano e a natureza se harmoniza perfeitamente com as construções. Sendo assim, há uma boa variedade de lugares para conhecer na capital do Rio Grande do Norte, o que torna a viagem ainda mais interessante.
Parque Estadual das Dunas
O Parque Estadual das Dunas fica bem no coração de Natal, sendo a segunda maior floresta urbana do país e um dos lugares imperdíveis da cidade. Nele você encontrará lindas dunas sem ter que se afastar do centro da capital potiguar. Além disso, poderá percorrer trilhas em meio à mata nativa e chegar a mirantes com vistas para o mar e para a cidade. O local possui, ainda, uma rica programação cultural aos finais de semana, com atrações musicais e teatrais, rodas de leitura e piqueniques ao ar livre.
Feirinha de Artesanato de Ponta Negra
A Feirinha de Artesanato de Ponta Negra é um dos melhores lugares para garantir sua lembrança de viagem em Natal. Tradicional na cidade, a feira funciona desde 1990 e tem mais de 30 quiosques com os mais diversos tipos de artesanato, que vão de castanhas a redes. A feira também é um excelente local para aprender mais da cultura potiguar através do trabalho dos artesãos.
Lagoa de Pitangui
Localizada a cerca de 23 km do centro de Natal, a Lagoa de Pitangui é mais um dos lugares para visitar ao viajar para a capital do Rio Grande do Norte. Ela é uma ótima opção para se refrescar nos dias quentes, além de oferecer atividades divertidas, como o esquibunda e a tirolesa que cai em suas águas cristalinas. A Lagoa de Pitangui fica no município de Extremoz e pode ser visitada em conjunto com a Lagoa de Jacumã, que fica bem próxima.
Maior Cajueiro do Mundo
Outro lugar imperdível para incluir no seu roteiro de viagem a Natal, o Cajueiro de Pirangi fica bem próximo da capital do RN e é considerado o maior cajueiro do mundo. Ele ocupa uma grande área da praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, e tem mais de 100 anos de história. É possível visitá-lo, inclusive, percorrendo passarelas entre seus galhos. No local há, ainda, um mirante que permite observar a árvore de um ponto panorâmico e mais alto. A visita é paga e inclui o monitoramento de guias que contam a história do cajueiro de Pitangi.
O que fazer em Natal: passeios
Prepare-se para responder a pergunta mais famosa dos passeios de Natal: “com ou sem emoção?” A capital do RN é famosa por oferecer atividades radicais em seus cenários naturais, sobretudo nas incríveis dunas que a cercam. Além disso, a cidade também serve de base para excursões que exploram outras belezas naturais do litoral potiguar, como os parrachos mar adentro.
Passeio de buggy nas Dunas de Genipabu
Se você é aventureiro, encontrará muita emoção nos clássicos passeios de buggy pelas Dunas de Genipabu, localizadas a 25 km de Natal. Para quem não é tão aventureiro assim também é possível fazer o tour de uma forma mais tranquila, não se preocupe. De todo modo, essa é uma experiência imperdível ao viajar para a capital do Rio Grande do Norte que, além da aventura em si, revela paisagens lindíssimas.
Lagoa de Jacumã
Outro lugar para quem gosta de atividades radicais ou apenas quer curtir um dia diferente em Natal, a Lagoa de Jacumã é destino de muitos passeios que partem da capital potiguar. Ela fica a cerca de 35 km da cidade, mais especificamente em Ceará Mirim. Além de ter águas cristalinas e muito refrescantes, a lagoa tem diversas atividades. Para os mais aventureiros, vale experimentar o Skibunda, o Kamicase e o Aerobunda. Para quem prefere mais sossego, o local tem redes nas margens. Além disso, os passeios que levam à Lagoa de Jacumã. geralmente, incluem tour de buggy através das dunas.
Parrachos de Maracajaú
Os Parrachos de Maracajaú são piscinas naturais com águas cristalinas mar adentro no litoral do Rio Grande do Norte. Localizados a cerca de 7 km da costa do município de Maxaranguape, os Parrachos de Maracajaú são o destino de um dos passeios mais famosos de Natal. Turistas de várias partes do mundo visitam a capital do RN para conhecer este paraíso entre os recifes de corais, onde vivem diferentes espécies marinhas.
Parrachos de Perobas
Assim como os Parrachos de Maracajaú, os Parrachos de Perobas são piscinas naturais mar adentro no litoral do Rio Grande do Norte. Elas ficam em Rio do Fogo, a cerca de 75 km de Natal, e também há passeios que partem da capital potiguar para lá. Os Parrachos de Perobas estão localizados a cerca de 5 km da costa e tem águas rasas repletas de peixes. Os passeios que levam até lá, geralmente, incluem mergulho com snorkel.
Praia de Pipa
Uma das praias mais famosas do Rio Grande do Norte, Pipa é também um dos lugares para conhecer em passeios que partem de Natal. Trata-se não apenas de uma praia, mas de uma região privilegiada, a 85 km da capital potiguar, que tem praias belíssimas, falésias coloridas, mirantes e muitos lugares para visitar. Suas principais atrações são a Praia de Pipa, a Praia do Amor, a Praia do Madeiro e a Baía dos Golfinhos. Lá também é possível fazer passeio de buggy pelas dunas, passeio de barco ou visitar a Lagoa de Guaraíras.
Dicas de viagem em Natal
Como mencionamos, Natal é uma cidade em que o calor predomina a maior parte do ano, por isso uma das dicas mais importantes ao planejar sua viagem é fazer as malas com roupas leves e não esquecer o protetor solar. Além disso, lembre-se do repelente, pois é comum haver muitos borrachudos, sobretudo nas praias e áreas verdes da cidade.
A principal porta de entrada da capital potiguar é o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Ele fica a cerca de 31 km do centro da cidade e recebe voos de várias partes do Brasil e do mundo. O acesso ao aeroporto de Natal, tanto no desembarque quanto no embarque, pode ser feito pelo transporte público, por transfers, táxis ou carros por aplicativos ou alugados.
Quem viaja a Natal de carro, geralmente, chega à cidade através da BR 101, sobretudo quem vem dos estados ao sul. Para quem segue para a capital potiguar vindo dos estados ao norte, como o Ceará, o principal acesso é a BR-304. A Rodoviária de Natal recebe viações das principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro e Salvador, e de diversas cidades do Nordeste, como Palmas. E, como fica em uma área central da cidade, tem fácil acesso às hospedagens.
Melhor época para viajar a Natal
Diferente de outros destinos em que a escolha da melhor época de viagem depende do calor e do frio, em Natal o que determina isto é a incidência de chuvas. Afinal, como já explicamos, lá os dias são quentes a maior parte do ano. Porém, em alguns períodos chove bastante, o que pode comprometer os passeios ao ar livre, sobretudo o aproveitamento das praias de Natal.
Por isso, ao planejar sua viagem considere a precipitação de chuvas como um fator determinante para a escolha da data de embarque. A época que mais chove em Natal é o inverno, sendo que os meses de março a julho são os mais chuvosos. Não significa, contudo, que chova todos os dias nesse período. É possível pegar bons dias de sol, mas sempre haverá a possibilidade de o tempo mudar completamente e chover bastante.
O verão, no entanto, é a época mais seca em Natal e vai de setembro a fevereiro. Nestes meses chove pouco e as temperaturas costumam ficar na casa dos 27ºC. Porém, é nesta época que ocorre a alta temporada em Natal, principalmente em meados de dezembro até o final do Carnaval, quando os preços costumam subir. Por isso, é preciso planejar a viagem com antecedência para garantir tanto a reserva como valores mais acessíveis.
É importante destacar que, apesar de o inverno ser mais chuvoso, não costuma esfriar muito em Natal. Neste período, a temperatura média é de 25ºC. Outra dica importante é que, diferente de outras cidades do Brasil, em Natal o sol nasce e se põe mais cedo. Por isso, é preciso se acostumar a aproveitar os dias na capital potiguar iniciando as atividades mais cedo também.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]