Atualizada em:
Vai viajar para a Noruega? Preparamos este guia com dicas sobre os principais pontos turísticos do país escandinavo, lugares para incluir no seu roteiro de viagem e passeios imperdíveis na Noruega
Uma viagem à Noruega é uma experiência memorável, daquelas que marcam a vida de todo viajante. O país escandinavo é conhecido por suas cidades descoladas e fiordes incríveis, mas seus encantos não param por aí. Da aurora boreal a vilarejos remotos acima do Círculo Polar Ártico, há muito o que ver e fazer por lá.
E não é exagero nenhum dizer que a Noruega é um dos países mais bonitos do mundo, em qualquer estação do ano que se escolha visitá-la. Para completar, o povo norueguês é conhecido por sua hospitalidade e cuidado com a natureza. O turismo na Noruega preza pela sustentabilidade, com um forte compromisso em proteger o meio ambiente.
Mas com tantas coisas para explorar neste país incrível da Europa, a pergunta que fica é: por onde começar? Para tornar a tarefa de definir o roteiro de viagem pela Noruega mais fácil, o Guia Viajar Melhor preparou este guia com dicas sobre os principais pontos turísticos, lugares para ir no país e os passeios que merecem sua atenção. Confira!
Principais pontos turísticos da Noruega
A Noruega é o destino perfeito para quem gosta de cenários em que a natureza é a protagonista, independente da época que o visite. Tanto que os principais pontos turísticos do país, mesmo quando relacionados a algum monumento ou cidade, ornam com a paisagem ao redor.
Além disso, vale lembrar que a Noruega é um dos países mais desenvolvidos do mundo, sendo um dos melhores lugares para se viver e isso reflete diretamente no turismo.
Bryggen Wharf
Um dos pontos turísticos mais famosos da Noruega, Bryggen Wharf é a parte central da cidade de Bergen, conhecida por suas casas coloridas que remontam ao século 14. Cartão-postal do país, o conjunto de casas charmosas atrai turistas de todas as partes à cidade que já foi, por muito tempo, a capital do país.
Fortaleza de Akershus
Já na capital Oslo, você encontrará outro ponto turístico emblemático da Noruega: a Fortaleza de Akershus. Ela é o edifício mais antigo da cidade, construído em 1920, e resistiu à passagem do tempo, superando, inclusive, o incêndio de 1624, que destruiu toda a capital norueguesa. Você pode entrar na fortaleza e ver vários monumentos históricos.
Swords in Rock (Espadas em Rocha)
Um dos pontos turísticos da Noruega que combina bem com a paisagem ao redor, como mencionamos, o monumento Swords in Rock tem uma história interessante. Ele fica no fiorde de Hafrsfjord, próximo à península Stavanger e só foi descoberto em 1983. Trata-se de três gigantescas espadas que são símbolos de um evento histórico de grande importância nos tempos medievais, quando Harald Fairhair reuniu todos os noruegueses sob um reino.
Heddal Stavkirke
A Noruega é famosa por suas lindas igrejas de madeira e uma das principais é Heddal Stavkirke, a maior delas, que tornou-se ponto turístico do país. E não é para menos, ela é a maior igreja de madeira do mundo e uma das mais bonitas das 28 construções desse tipo que ainda existem no país. Heddal Stavkirke fica em Heddal, Notodden, e tem pinturas conservadas de 1668 em suas paredes.
Lugares para ir na Noruega
A Noruega tem muitas paisagens incríveis para conhecer, mas na lista de lugares para ir você não pode deixar de considerar suas principais cidades. Abaixo, destacamos os aspectos relevantes de algumas delas.
Oslo
Capital da Noruega, Oslo precisa estar no topo da sua lista de lugares para conhecer, até porque ela é a porta de entrada do país. Mas, mais do que isto, é uma cidade sensacional, cercada por paisagens belíssimas e cheia de atrações imperdíveis. Cosmopolita e moderna, Oslo tem parques para passeios ao ar livre e prática de esportes radicais, além de monumentos históricos imponentes. Você pode, ainda, fazer passeios de barco e conhecer a cidade de uma perspectiva diferente e se deliciar com sua rica gastronomia.
Bergen
Segunda maior cidade da Noruega e sua antiga capital, Bergen é outra cidade que não pode ficar de fora do seu roteiro. Ela é repleta de construções em estilo tradicional norueguês, com casinhas pintadas em cores vivas, que formam uma paisagem urbana belíssima. Além disso, conserva o ar medieval que leva a uma viagem ao passado da Noruega e é o ponto de partida para conhecer os incríveis fiordes noruegueses, como Hardangerfjord e Sognefjord.
Tromsø
Tromsø é um dos lugares mais procurados na Noruega para a realização de atividades ao ar livre, sobretudo no inverno. Localizada na região do Ártico, a cidade tem várias trilhas pelas montanhas, passeios de trenós e estações de esqui. Além disso, oferece tours de observação de baleias, pesca no Mar da Noruega e contemplação da aurora boreal. Sem falar de seus excelentes museus.
Alesund
Por fim, temos a espetacular Alesund, uma cidade da costa oeste da Noruega que está entre os lugares mais bonitos do país. A arquitetura Art Noveau de suas construções juntamente com a natureza que a cerca formam um cenário belíssimo. Além disso, Alesund é famosa por sua culinária, sendo conhecida como a capital do bacalhau na Noruega. Ou seja, um lugar para comer bem ao viajar para o país europeu.
Passeios imperdíveis na Noruega
Inclua em seu roteiro de viagem pela Noruega passeios que permitam explorar, principalmente, as belezas naturais do país escandinavo. Há vários tours e excursões que levam aos cenários mais icônicos de lá, como os famosos fiordes, por exemplo.
Naeroyfjord
A Noruega tem cerca de mil fiordes, que são um motivo de orgulho para os noruegueses. E não é para menos, as entradas de mar por entre montanhas são como pinturas! E, dentre tantos lugares lindos para conhecer, o Naeroyfjord se destaca como um dos melhores destinos de passeios na Noruega. Ele é o segundo braço do Sognefjord, no oeste do país, e tem características que o tornam ainda mais cênico do que os demais: Naeroyfjord é bastante longo, muito estreito e cercado por majestosas montanhas e cascatas.
Fiorde de Geiranger
Um ótimo passeio para fazer a partir de Alesund, o Fiorde de Geiranger é também um dos mais belos da Noruega. Nele encontram-se várias quedas d’água majestosas – entre elas, as Sete Irmãs – cujas águas límpidas seguem por quilômetros em tons que vão do verde ao azul, variando conforme a luz que incide. O cenário é tão belo que parece uma pintura, por isso não deixe de incluí-lo em seu roteiro de viagem na Noruega.
Ilhas Lofoten
Os passeios também levam a outros lugares incríveis da Noruega, como as Ilhas Lofoten. Localizadas ao norte do país, as ilhas têm natureza exuberante, com picos nevados e vilarejos pitorescos entre eles. Lá você também poderá conhecer alguns museus, como o Museu Viking de Lofotr, experimentar a deliciosa gastronomia local e, até mesmo, dar uma esticadinha às Ilhas Vegas, que ficam bem próximas.
Funicular no Monte Floyen
Por último, um dos passeios para fazer em Bergen, a segunda maior cidade da Noruega, é subir o Monte Floyen a bordo do funicular Floibanen. Do alto, uma vista panorâmica da cidade presenteia os visitantes, com as sete montanhas rodeando Bergen e sua bela arquitetura medieval. Além disso, é possível se aventurar na mata pelas trilhas que unem o Monte Floyen ao Monte Ulriken, que é ainda mais alto. Ou, então, pegar o teleférico até o topo do Ulriken e de lá fazer a trilha até Floyen.
Dicas de viagem na Noruega
A Noruega é um país para visitar em qualquer época do ano, mas é preciso ter claro o objetivo da viagem para escolher a estação certa para a viagem. Neste aspecto, é importante saber que o clima norueguês é bem mais frio que em outros lugares do mundo.
Por exemplo, as temperaturas do verão norueguês não ultrapassam os 24ºC e chove bastante. No inverno (dezembro a fevereiro), os termômetros chegam a marcar -40ºC em algumas regiões e há muita neve.
Além disso, o verão da Noruega (de junho a agosto) tem dias mais longos do que em outras partes do mundo, com períodos de sol de mais de 21 horas, o que gera o fenômeno “sol da meia noite”. E no outono (setembro a novembro), a aurora boreal compensa o frio com um espetáculo surpreendente.
A primavera (março a maio), por sua vez, é uma época excelente para caminhadas e atividades ao ar livre, sobretudo, nos parques da Noruega, que ficam floridos. É nesta época que as cidades despertam do degelo e ganham vida, com muitos festivais e comemorações.
Outra dica importante é o tempo que você deve reservar para sua viagem à Noruega. O ideal é que você considere uma viagem de, pelo menos, 8 a 10 dias para conseguir visitar, com tranquilidade, os principais pontos turísticos da Noruega.
Vale destacar que o país escadinavo tem uma das redes de transporte público mais eficientes do mundo, o que facilita o deslocamento entre as cidades. E, embora nem todas as cidades norueguesas tenham rede de metrô, você poderá transitar entre elas através de barco expresso, trem e ônibus. Além disso, as estradas da Noruega são excelentes, o que permite viajar de carro e ter mais autonomia durante sua expedição no país.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]