Atualizada em:
Cunha tem inúmeras opções do que fazer, com atrações imperdíveis tanto para quem gosta de ecoturismo quanto para quem prefere passeios urbanos
Não é difícil encontrar o que fazer em Cunha. Esta cidade do interior de São Paulo tem diversas atrações imperdíveis, que vão de seus famosos campos de lavanda a trilhas na natureza que levam a cachoeiras e mirantes. Mas não para por aí. Boa culinária, clima super agradável da serra, ótimos hotéis e pousadas e atrativos urbanos deixam o roteiro de viagem a Cunha ainda mais interessante.
Por isso, seja em um passeio de final de semana ou durante as férias, vale muito a pena conhecer esta cidade, localizada a apenas 230 km da capital paulista. E, aqui, vamos te dar todas as dicas para aproveitar – e muito bem – sua viagem para lá. Confira, a seguir, o que fazer, quais são as principais atrações, onde comer e onde ficar em Cunha.
O que fazer em Cunha
Como já dissemos, há muito mais o que fazer em Cunha. Lá você encontrará atrações imperdíveis tanto para quem curte ecoturismo quanto para quem gosta de passeios mais urbanos. Por exemplo, o Núcleo Bonito, do Parque Estadual da Serra do Mar, a Cachoeira Pimenta e a Pedra da Macela, onde se tem uma vista espetacular da região, são perfeitos para os amantes da natureza. Enquanto os ateliês de cerâmica, o Mercado Municipal e a Cervejaria Wolkenburg agradam os turistas que gostam de curtir a cidade.
Os campos de lavanda, sem dúvida, são as atrações mais famosas de Cunha. No entanto, as opções de lazer da cidade não se limitam apenas ao Lavandário. Esta cidade do interior paulista, localizada entre a Serra da Bocaina e a Serra do Mar, tem muitos outros atrativos. Por isso, é muito fácil montar um roteiro recheado do que fazer por lá. Confira, a seguir.
Ateliês de Cerâmica
Com uma forte tradição na arte da cerâmica, Cunha tem mais de 20 ateliês que podem ser visitados. Mas ao escolher conhecê-los, prepare-se, pois será difícil passar por eles sem querer levar, ao menos, uma lembrança para casa. Os objetos feitos pelos artesãos locais representam diversos aspectos da cultura brasileira, além de utensílios do dia a dia. No site da prefeitura de Cunha é possível ver os endereços de todos os ateliês de cerâmica. Caso escolha visitar a cidade entre outubro e novembro, poderá participar do Festival de Cerâmica de Cunha, que conta com várias exposições e shows.
Mercado Municipal de Cunha
O Mercado Municipal de Cunha é um lugar tanto para quem gosta de passeio cultural quanto gastronômico. Lá você poderá experimentar várias delícias típicas da cidade e também comprar diferentes tipos de produtos, de alimentos a peças de cerâmica e calçados de couro. Mas não é só isso. O mercado fica em um prédio em estilo colonial do início do século XX, um dos mais antigos da cidade. Por isso, é também um local para conhecer um pouco da história de Cunha.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Outro lugar histórico de Cunha, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1730 e é um dos patrimônios arquitetônicos da cidade. Originalmente, o local tinha apenas uma capela, mas foi ampliado ao longo dos anos, sem perder o estilo barroco e os afrescos da construção original. A Matriz de Nossa Senhora da Conceição, como é conhecida pelos cunhenses, fica na Praça Cônego Siqueira, no centro de Cunha.
Campos de lavanda
Os campos de lavanda de Cunha são a principal atração da cidade. Tanto que, sempre que se pensa o que fazer por lá, eles aparecem no topo da lista. E não é por menos. O Lavandário de Cunha tem mais de 40 mil pés de diversas espécies dessa flor. Inaugurado em 2013, fica em terreno a 1200 m de altitude, com uma vista linda para as montanhas do Vale do Paraíba. O cenário é perfeito para ensaios fotográficos, principalmente no pôr do sol. Além disso, o local conta com uma lanchonete que serve diversos produtos feitos com a lavanda, desde sorvetes até bolachas, bolos e outras comidas. Há, ainda, uma lojinha que oferece óleos, cremes e sabonetes aromatizados com lavanda e outras plantas.
Cachoeira do Pimenta
Se você gosta de um bom banho de cachoeira, encontrará em Cunha dois lugares perfeitos para isso. O primeiro deles é a Cachoeira do Pimenta, com fácil acesso de carro e ótima estrutura turística, com estacionamento e lanchonete. Com várias quedas d’água e poços ótimos para nadar, é uma das mais visitadas da cidade. Lá é possível passar o dia na água e, ainda, fazer piquenique em seu entorno. A entrada é gratuita.
Cachoeira do Desterro
Já a Cachoeira do Desterro é acessível por meio de uma trilha de 200 metros a partir de uma propriedade particular, onde você pode deixar seu carro. Ela tem duas grandes quedas d’água e um grande poço. No entanto, diferente da Cachoeira do Pimenta, não é permitido nadar na Cachoeira do Desterro, devido à força da correnteza de suas águas. Porém, próximo ao estacionamento há uma prainha de rio muito agradável para banhos.
Parque Estadual Serra do Mar
O Núcleo Cunha do Parque Estadual Serra do Mar é mais uma das atrações imperdíveis da cidade. Com mais de 13 mil hectares, o local tem diversas trilhas em meio à natureza, cachoeiras e cenários belíssimos. Há trekkings de diferentes níveis de dificuldade. Por exemplo, o mais fácil leva à cachoeira em frente à sede do parque. Outras são mais longas, como a Trilha das Cachoeiras, que tem 14 km no total e dura cerca de 10 horas. Algumas são autoguiadas, outras exigem acompanhamento de um guia credenciado do parque.
Pedra da Macela
Cartão-postal de Cunha, a Pedra da Macela oferece uma das vistas mais lindas do estado de São Paulo. Do alto de seus 1.840 metros de altitude, você verá uma imensidão de montanhas da Serra do Mar e grande parte do litoral sul do Rio de Janeiro. Dá para avistar Paraty, Angra dos Reis e, em dias claros, até a Ilha Grande. No entanto, para chegar ao topo, é necessário um bom esforço: são 4km de caminhada em terreno íngreme.
Cervejaria Wolkenburg
Localizada bem próxima à entrada da trilha para a Pedra da Macela, na estrada de Cunha-Paraty, a Cervejaria Wolkenburg é uma das atrações mais tradicionais da cidade. Ela funciona aos sábados, domingos e feriados. E na visita, além de degustar variações da bebida, você pode ver como a cerveja é feita, acompanhando todo o processo de produção. E o mais legal é que é só chegar para ver, não precisa fazer agendamento prévio.
Fazenda Aracatu
Outra ótima opção do que fazer em Cunha, a Fazenda Aracatu oferece um espaço muito agradável com várias atrações: sorveteria, empório, queijaria, cafeteria e um antiquário. Tudo isso em um ambiente de fazenda, cercado por belos jardins de hortênsias e floresta de araucárias e taboas. Há, ainda, varandas para relaxar em cadeiras de madeira e poltronas. O ponto alto da visita à Fazenda Aracatu, no entanto, é o café da tarde, com delícias típicas preparadas no fogão à lenha, entre pães, bolos e doces artesanais.
Hotéis e pousadas em Cunha
Em Cunha, você encontrará muitos hotéis e pousadas de campo, sobretudo em meio às montanhas. Porém, também há opções de hospedagens próximas ao centro da cidade, ótimas para quem quer ficar perto de tudo. Veja, a seguir, algumas dicas de onde se hospedar em Cunha.
Recanto dos Pássaros
A Pousada Recanto dos Pássaros fica a apenas 800 metros da entrada de Cunha e a 3 km do centro da cidade. Com ambiente familiar, em meio à natureza, é uma excelente opção para quem busca tranquilidade ao viajar para esta cidade do interior paulista. Suas acomodações são quartos com TV, frigobar e, em alguns, há varandas com redes.
Pousada Candeias
A Pousada Candeias fica a 14 km do centro de Cunha, em meio às montanhas. Com uma área verde de 200 mil m² de área verde, esta hospedagem tem duas trilhas, cachoeira, pomar e bosque de araucárias. Além disso, tem piscina aquecida ao ar livre e restaurante. As acomodações são chalés dispostos entre a natureza do local, com TV, frigobar e, em alguns deles, varandas com redes.
Antigo Caminho do Ouro
A Pousada Antigo Caminho do Ouro fica mais distante do centro de Cunha, próxima à divisa com Paraty. Ela oferece acomodações confortáveis, equipadas com TV e frigobar. Alguns quartos têm vista para as montanhas ou para a piscina. A hospedagem tem uma ampla área verde, piscina ao ar livre e restaurante, onde é servido o café da manhã. Todos os ambientes têm Wi-Fi gratuito.
Onde comer
A culinária é uma das atrações imperdíveis de Cunha. A cidade do interior paulista tem excelentes opções de lugares para experimentar pratos típicos da região, assim como delícias da culinária internacional. Os restaurantes oferecem ambientes super agradáveis e serviços de excelente qualidade. Confira, a seguir, nossas dicas de onde comer em Cunha.
Quebra Cangalha
O restaurante Quebra Cangalha é um dos mais tradicionais de Cunha. Nele, você encontrará o melhor da culinária da roça, com refeições preparadas no fogão à lenha. Excelente para jantares em família, o local tem um ambiente confortável e um cardápio que, apesar de simples, agrada a todos os tipos de paladares.
Restaurante II Pumo
Para quem não abre mão de uma boa massa, o Restaurante Il Pumo é um dos melhores restaurantes italianos de Cunha. Ele fica em espaço compartilhado com a Cervejaria Reale, em um charmoso casarão histórico do século XVII. Seu cardápio tem clássicos da culinária italiana, além de pratos assinados pelo Chef Vito.
Restaurante Melhor Hora
Especializado na culinária brasileira, o Restaurante Melhor Hora serve pratos com sabor de comida caseira. Aberto todos os dias da semana para o almoço, é uma ótima opção para quem está em Cunha e procura um lugar tranquilo e com refeições completas. Os vegetais servidos no local vêm de sua horta orgânica.
Porco e Pizza
E como na maior parte das cidades brasileiras, em Cunha não poderia faltar uma boa pizzaria, não é mesmo? Por isso, se você não abre mão de comer uma ótima pizza, visite o Porco e Pizza. Este restaurante fica próximo ao centro da cidade e oferece um cardápio bem variado, também com opções de carnes suínas assadas e porções.
Delícias na Roça
Como o nome já revela, o restaurante Delícias na Roça é o lugar para quem quer comer comida caseira preparada no fogão à lenha em Cunha. Com ambiente familiar típico da fazenda, o local fica em uma área verde e tem um salão amplo e bem iluminado. Não há um cardápio fixo, isto porque a cada dia é servido um menu diferente.
Como chegar em Cunha
Cunha fica no interior de São Paulo, a 230 km da capital paulista, entre a Serra da Bocaina e a Serra do Mar, na divisa com o Rio de Janeiro, a 46 km de Paraty. O principal caminho a partir de São Paulo é pela Via Dutra, no sentido Rio de Janeiro. Basta seguir até Guaratinguetá e pegar a saída 65, que leva a Cunha. Para quem vem da capital fluminense, basta fazer o trajeto pela Via Dutra no sentido São Paulo e entrar na mesma saída 65, em Guaratinguetá.
Caso escolha viajar para Cunha de ônibus, há partidas diárias do Terminal Rodoviário do Tietê. A viagem dura cerca de 5h30. No entanto, como as distâncias são grandes em Cunha, nossa dica é viajar para lá de carro, para aproveitar bem sua estada e as atrações desta cidade do interior paulista.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]