O que fazer em Monte Verde: atrações imperdíveis, onde ficar e onde comer

Atualizada em:

Localizada na Serra da Mantiqueira, Monte Verde é uma vila charmosa do Sul de Minas com muito o que fazer. Conheça quais são suas atrações imperdíveis

Localizada na Serra da Mantiqueira, Monte Verde é uma vila mineira muito charmosa, que atrai turistas de toda parte por seu clima europeu e atrações em contato com a natureza. Conhecido como um dos destinos para quem gosta de frio, o lugar tem temperaturas amenas e hospedagens aconchegantes para relaxar. Mas não é só isso. Há muito o que fazer em Monte Verde, seja no perímetro urbano como em seus arredores.

Por isso, este distrito de Camanducaia, no Sul de Minas Gerais, merece estar em seus planos de viagem. E não precisa ser somente durante o inverno. Monte Verde tem atrativos imperdíveis para qualquer época do ano, desde suas deliciosas fábricas de chocolate a trilhas em meio às montanhas da serra. Mas se o seu negócio é mesmo o frio, também no calor é possível aproveitar atrações geladas por lá, como no bar de gelo, por exemplo.

Como chegar em Monte Verde

Como chegar em Monte Verde
Foto: Wikimedia Commons

Monte Verde é um destino mineiro que fica bem próximo à divisa com São Paulo, na Serra da Mantiqueira. Da capital paulista até lá são apenas 160 km, enquanto de Belo Horizonte a distância é de 485 km. Por isso, para quem vem de outros estados, o melhor é seguir para os aeroportos paulistas, sobretudo o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A partir dele, a melhor forma de chegar em Monte Verde é de carro alugado.

Aliás, este é um ponto importante a considerar na sua visita a este destino mineiro. Apesar de ser possível ir até lá também de ônibus – não há linhas diretas de outros destinos, somente para Camanducaia -, o carro ajuda não só na viagem como também nos deslocamentos entre as atrações de Monte Verde. Por isso, se puder, prefira viajar para lá de carro próprio ou alugado.

O trajeto entre a capital paulista e Monte Verde é feito pela Rodovia Fernão Dias (BR-381) até Camanducaia, depois são mais 30km até o distrito, em uma estrada sinuosa. Para quem sai de Belo Horizonte, o percurso também é feito pela Fernão Dias, em sentido contrário, até Camanducaia e depois pelos 30 km restantes. Já do Rio de Janeiro, o trajeto é de 530 km, passando pela Via Dutra (BR-116) até a altura de Jacareí, depois pela Rodovia Dom Pedro I (SP-065) até Atibaia e, por fim, pela Fernão Dias (BR-381) até Camanducaia.

Monte Verde tem, ainda, um aeroporto que recebe voos particulares. Na verdade, trata-se de uma pista de pouso para aviões de pequeno porte. Aliás, ela é a de maior altitude do país, a 1560 metros acima do nível do mar, e oferece uma vista bacana da região.

Atrações imperdíveis de Monte Verde

O que fazer em Monte Verde
Foto: Rafael Vianna Croffi/Wikimedia Commons

Então, o que fazer em Monte Verde? Localizado a 1.600 metros de altitude, o destino tem belas vistas, clima ameno o ano todo e arquitetura em estilo europeu que convidam a dias de descanso e relaxamento. Porém, engana-se quem pensa que é somente isso que se pode fazer por lá.

A vila mineira tem muitos atrativos também para passeios em família e para os mais aventureiros. Parques, trilhas e atividades radicais estão entre suas atrações imperdíveis, assim como a pista de patinação e o bar de gelo.  A deliciosa gastronomia mineira é outro aspecto que merece destaque, bem como as fábricas de chocolate que vendem produtos irresistíveis. Confira, a seguir.

Orquidário MV

Atrações em Monte Verde
Foto: Annca/Pixabay

O Orquidário MV é uma ótima opção de passeio não só para quem gosta de flores. O lugar é belíssimo. Além disso, abriga diversas espécies de plantas e você pode aprender sobre elas, bem como descobrir várias curiosidades. E quem quiser levar um exemplar para casa, pode comprar alguns tipos de orquídeas e outras flores.

Passeio de quadriciclo

O que fazer em Monte Verde
Foto: Divulgação/Fazenda Radical

Há várias opções de passeio de quadriciclo em Monte Verde, feito por diferentes agências de turismo. Essa é uma das atrações mais legais, sobretudo para quem gosta de contato com a natureza e quer explorar a região de uma forma diferente. Geralmente, o tour começa pela Avenida Monte Verde e segue por trilhas entre as montanhas.

Passeio de jipe

O que fazer em Monte Verde
Foto: Ronald Plett/Pixabay

Outra forma de conhecer essa região da Serra da Mantiqueira é a bordo de um jipe. Os passeios são organizados em diferentes roteiros e permitem que os turistas apreciem toda a beleza do entorno de Monte Verde. É possível, ainda, fazer paradas em mirantes estratégicos para admirar a linda paisagem das montanhas.

Tirolesa na Fazenda Radical

Tirolesa, uma das atrações em Monte Verde
Foto: Divulgação

A tirolesa da Fazenda Radical é uma das atrações em Monte Verde para quem gosta de adrenalina, assim como todo esse parque ecológico e de aventuras. Com 1050 metros de comprimento, a mega tirolesa tem 75 metros de altura e é a maior do destino. O local tem, ainda, arvorismo, passeio de quadriciclo, arco e flecha, escalada, entre outras.

Pedra Redonda

Atrações em Monte Verde: Pedra Redonda
Foto: Rafael Vianna Croffi/Wikimedia Commons

Os amantes do trekking encontram em Monte Verde muitas opções de lugares para conhecer a partir de trilhas de diferentes graus de dificuldade. A mais famosa é a que leva à Pedra Redonda, um dos picos da cidade, a 1950 metros de altitude. Fácil de ser percorrida, tem apenas 936 metros de extensão e, ao final, tem um mirante em um terraço de madeira com uma vista incrível da região. 

Escola de Falcoaria

Atrações em Monte Verde
Foto: Divulgação

Mais uma atração imperdível de Monte Verde é a Escola de Falcoaria que, além de desenvolver projetos de proteção às aves, permite que turistas conheçam mais sobre águias, falcões e corujas e, ainda, tenham contato com essas aves, acompanhados de instrutores.  

Parque Oschin

Parque Oschin, uma das atrações de Monte Verde
Foto: Divulgação

Perfeito para passeios ao ar livre, o Parque Oschin tem uma ampla área verde, com araucárias, xaxins centenários e nascentes de rios. O local possui, ainda, um jardim de hortênsias, lago, gruta, playground e local para piquenique. Ele fica aberto todos os dias, das 10h às 18h, de quarta a segunda.

Patinação no Gelo

Monte Verde é um lugar para quem gosta de frio também fora do inverno. Isto porque tem atrações geladas o ano todo, como a pista de patinação no gelo. Ela fica no final da Avenida Monte Verde e serve como opção de diversão para adultos e crianças. O local abre todos os dias, com exceção das terças-feiras. 

Ice Bar Monte Verde

Ice Bar em Monte Verde
Foto: Divulgação

Outra opção gelada é o Ice Bar Monte Verde que, assim como em Gramado e Foz do Iguaçu, faz muito sucesso entre os turistas. A temperatura no interior do bar de gelo chega a -20º. Dentro, além do balcão, há muitas esculturas de gelo que deixam o local muito bonito e rendem ótimos cliques.

Fábricas de Chocolate

Atrações em Monte Verde
Foto: Divulgação

Não deixe de visitar suas fábricas de chocolate. Elas abrem suas portas aos visitantes não só para venda dos doces, mas também para que conheçam o processo de fabricação. A Gressoney e a Sabor de Chocolate são algumas delas. Não deixe de tomar um chocolate quente e levar uns doces para casa. Ambas ficam na Avenida Monte Verde.

Unger’s Pottery House

Monte Verde é também um lugar para quem gosta de arte. Além da arquitetura em estilo europeu que chama a atenção dos visitantes, a vila tem ateliês. Um deles é o Unger’s Pottery House, que funciona, inclusive, como uma espécie de galeria a céu aberto. Lá você encontrará peças de cerâmica, esculturas e pinturas da artista Paula Unger.

Onde comer

O que fazer em Monte Verde
Foto: Wikimedia Commons

A gastronomia é uma das atrações de Monte Verde. E não poderia ser diferente, já que o destino alia a deliciosa culinária mineira com o clima frio da serra. A combinação é perfeita para quem gosta de conhecer restaurantes ao viajar. Além disso, há ótimos lugares para saborear fondues doces e salgados. Veja, abaixo, algumas opções de lugares para comer em Monte Verde.

Casa do Fondue

Casa do Fondue
Foto: Divulgação

Instalada em um casarão em estilo europeu, a Casa do Fondue é, como o próprio nome revela, um desses lugares para experimentar fondue em Monte Verde. Mas não é só isso. O restaurante também serve pratos típicos da culinária mineira, além de filés e sopas.

Alameda Suíça

Onde comer em Monte Verde
Foto: Divulgação

Já no Alameda Suíça você encontra delícias das culinárias regional e internacional em pratos elaborados. Este restaurante de Monte Verde tem um ambiente super aconchegante e com decoração charmosa. Por isso, é uma ótima escolha para jantares românticos.

Esquilo Gourmet

Esquilo Gourmet
Foto: Divulgação

O Esquilo Gourmet é uma opção de lugar para comer em Monte Verde se a sua ideia é experimentar diferentes sabores. Lá você encontrará várias comidinhas, pizzas, massas e doces em um ambiente com clima intimista.

Villa Donna Bistrô

Villa Donna, em Monte Verde
Foto: Divulgação

Especializado na culinária italiana, o Villa Donna Bistrô serve massas artesanais, risotos e vinhos em um ambiente aconchegante, decorado com artesanato mineiro. O local é uma ótima escolha para refeições com amigos e em família.

Onde ficar

Monte Verde
Foto: Wikimedia Commons

Monte Verde tem muitas opções de lugares para ficar. Hotéis, pousadas e chalés não faltam no destino. Aliás, são parte importante dos atrativos de lá, uma vez que tornam a viagem muito mais agradável, sobretudo no inverno. Imagina se hospedar em um chalé com lareira com vista para as montanhas. Demais, não é mesmo? E nesse distrito mineiro você não terá dificuldade de encontrar uma hospedagem que atenda a todas as suas expectativas.

Hotel Meissner Hof

Onde ficar em Monte Verde
Foto: Divulgação

O Hotel Meissner Hof fica a apenas 900 metros do centro de Monte Verde e oferece uma acomodação tranquila, porém com fácil acesso às principais atrações do destino. Suas acomodações são quartos com TV a cabo e frigobar – alguns possuem área de estar separada e lareira. Além disso, tem piscinas coberta e ao ar livre, assim como uma sauna.

Portal das Videiras

O que fazer em Monte Verde
Foto: Divulgação

Um pouco mais afastada do centro do distrito, o Hotel Portal das Videiras é perfeito para quem quer mais sossego ao visitar Monte Verde. Ele oferece quartos para casais e famílias, sendo que alguns possuem cozinha com micro-ondas, geladeira e forno. A hospedagem tem, ainda, piscina coberta e sauna.

Cantos e Contos

Cantos e Contos, em Monte Verde
Foto: Divulgação

A Pousada Cantos e Contos oferece uma hospedagem para lá de especial em Monte Verde. Ela fica dentro em meio à mata nativa e é perfeita para quem busca tranquilidade. Nela há uma piscina aquecida, academia, jacuzzi, ofurô, sala de leitura e bar. Suas acomodações são chalés e cabanas dispostos entre o bosque privativo. 

Kuriuwa

O que fazer em Monte Verde
Foto: Divulgação

O Kuriuwa é um hotel de luxo em Monte Verde, que oferece spa com piscina e academia, culinária tradicional suíça e acomodações elegantes. Nas suítes, há piso de madeira, terraço privativo e área de estar com lareira, TV e frigobar. Algumas têm, ainda, banheira de hidromassagem. Este hotel fica a 5 km do aeroporto do destino.

SPA Mirante da Colyna

Hospedagem em Monte Verde
Foto: Divulgação

Por fim, o SPA Mirante da Colyna fica a apenas 500 metros do centro comercial de Monte Verde. A pousada fica em uma colina rodeada por araucárias, com uma vista panorâmica para as montanhas. Suas acomodações são chalés com lareira e a área de lazer tem piscina aquecida, saunas, academia, sala de cinema e centro fitness.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima