O que fazer em Quito: roteiro pelas principais atrações

Atualizada em:

O que fazer em Quito: um tour pelas atrações turísticas mais interessantes da capital do Equador

Não é à toa que o Centro Histórico de Quito é considerado um dos mais bonitos do mundo. O bairro mais antigo da cidade foi o primeiro a ser declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1978, por conta do seu impressionante conjunto arquitetônico bem conservado, também considerado o maior das Américas. 

A capital equatoriana é a principal porta de entrada para brasileiros e possui diversas atrações interessantes tanto em seu centro, quanto nos arredores da cidade – uma região conhecida por paisagens naturais imponentes formada por montanhas e vulcões.

Localizada nas encostas do vulcão Pichincha, na região Norte do Equador, a cidade de Quito foi erguida em um estreito vale dos Andes que fica a 2.850 metros acima do nível do mar, ocupando o posto de segunda capital mais elevada do mundo, perdendo apenas para La Paz, na Bolívia.

O que fazer em Quito? Um giro pelas principais atrações da cidade

Centro Histórico

O que fazer em Quito
Foto: Luan Carvalho

Essa é a região que concentra mais atrações turísticas da cidade, proporcionando um passeio agradável e cheio de paradas interessantes, com inúmeras ruelas de pedras, mais de 40 igrejas, 19 mosteiros e dezenas de construções históricas do século 16.

O Tour pelo Centro Histórico de Quito pode ser iniciado no principal cartão postal do bairro: a Basílica do Voto Nacional. A maior igreja neogótica da América Latina foi desenhada pelo arquiteto francês Emílio Tarlier e sua estrutura é ornamentada com inúmeros gárgulas e duas torres de relógio com 115 metros de altura, que estão abertas para visitação e oferecem uma das melhores vistas da cidade.

Outro ponto imperdível é a Plaza Grande, onde estão concentrados outros pontos importantes da capital equatoriana, como a Catedral Metropolitana de Quito, o Palácio Presidencial, as plazas São Domingos e São Francisco e a Igreja da Companhia de Jesus. De lá, estenda a caminhada até a famosa Calle La Ronda, uma viela charmosa cheia de lojas de artesanato, restaurantes e bares.

Se você está buscando outra vista panorâmica da cidade, indicamos uma passada rápida en El Panecillo, uma colina localizada no bairro ao lado, com um mirante 360° onde é possível ver uma boa parte da cidade e a estátua da Virgem de Quito, considerada a escultura de alumínio mais alta do mundo.

La Floresta – o bairro hipster de Quito

Equador
Foto: Dayan Quinteros / Unsplash

Reserve um dia para fazer um rolê alternativo e cultural em Quito. La Floresta vem se tornando uma espécie de bairro hipster da cidade e concentra ótimos espaços culturais, cinemas, teatros, estúdios de desenho, cafeterias, restaurantes e ateliês de artistas equatorianos. Como de costume, caminhar é a melhor forma de espiar e conferir o que esses espaços tem para oferecer. De quebra, a caminhada fará você conhecer um pouco a cena de arte urbana do país, já que as paredes do bairro funcionam como gigantescos murais de graffiti.

Se tiver tempo na agenda, adicione uma visita no Muna (Museu Nacional do Equador), que abriga um dos mais importantes acervos patrimoniais do país e uma caminhada no Parque El Ejido.

Teleférico de Quito

O que fazer em Quito
Foto: Divulgação Teleférico de Quito

Outro programa inusitado e muito procurado é o passeio de Teleférico de Quito. A atração encontra-se no bairro La Comuna e permite com que os usuários cheguem ao topo do morro Cruz Loma. O percurso começa a 2.850 metros acima do nível do mar e após aproximadamente 15 minutos de passeio chegamos a 4.050 metros de altitude, onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade e de outras atrações do país, como o Vulcão Cotopaxi nevado. 

Além do mirante, também é possível desfrutar de outras atrações, como um balanço instalado em frente a um precipício, fazer alguma das trilhas disponíveis, usufruir das áreas de piquenique, conhecer as lojas de artesanato ou simplesmente desfrutar de uma bebida quente com vista panorâmica da cidade.

O horário de funcionamento do teleférico de Quito é das 9h às 20h (de terça a quinta), e das 8h às 20h (de sexta a segunda). O valor do ingresso custa 9 dólares ida e volta. 

Mitad del Mundo

O que fazer em Quito
Foto: Serenea Tang / Flickr

Outro famoso ponto turístico da cidade de Quito é o complexo Mitad del Mundo, onde passa a linha do Equador. O local foi definido por cientistas franceses quando o Equador ainda era colônia, em 1736. Depois da criação do GPS descobriram que a latitude 0°, na verdade, passava a 200 metros dali, onde hoje é o Museu Intiñán.

A atração é um dos mais importantes pontos turísticos de Quito e faz parte do roteiro de todo turista que visita a capital equatoriana.

Bate volta saindo de Quito

Atrações em Quito
Foto: Jose Rueda / Unsplash

Quito também é utilizada como base para os viajantes que pretendem conhecer outras atrações icônicas do Equador. Entre os passeios oferecidos por agências locais, estão alguns destinos como as Termas Pallapacta, o Trem Nariz del Diablo, a Lagoa Quilotoa e o Parque Nacional Cotopaxi.

Trem de Los Volcanes

Atrações turísticas
Foto: Divulgação Tren de los Vulcanes

Outra atração muito interessante e indicada para quem não tem muito tempo no país, mas deseja dar um conferida mesmo que rápida nessas paisagens, é conhecer a cenográfica Avenida de los Volcanes (Avenida dos Vulcões). Esta é uma viagem incomparável, onde você pode desfrutar de belas paisagens e diversos ecossistemas do país à bordo de um trem. 

Como chegar em Quito

O Aeroporto Internacional Mariscal Sucre (UIO)  é o aeroporto que atende a capital do Equador e está localizado a 40 quilômetros do Centro Histórico da cidade.

Infelizmente a capital equatoriana ainda não possui voos diretos para quem está saindo do Brasil. A forma mais rápida de chegar em Quito é agarrando um voo direto para a cidade de Guayaquil, no litoral do país, operado pela companhia TAME, ou fazer conexões em Bogotá, Lima e Cidade do Panamá. As companhias aéreas Avianca e Copa Airlines oferecem ambos os trechos.

Quantos dias ficar em Quito?

Recomendamos dedicar a sua viagem a Quito por pelo menos seis dias completos. Dessa forma será possível visitar os principais pontos turísticos da cidade (em 2 ou 3 dias) e fazer outros passeios no esquema bate-volta até outros atrativos da região.

Hotéis em Quito

Quito Equador
Foto: Kiyoshi / Unsplash

Os melhores bairros para ficar em Quito são o Mariscal e o Centro Histórico. No centro você estará realmente próximo de muitos pontos turísticos, já em Mariscal você estará ao lado da área mais moderna e agitada da cidade.

No Centro Histórico, as melhores opções para quem busca opções confortáveis e mais baratas são o Hotel Boutique Portal de Cantuña, o Hotel San Francisco e o Rincón Familiar Hostal Boutique.

Já a Casa CarpeDM e o The Secret Garden são ótimas opções econômicas parra mochileiros e quem viaja solo. Agora, se você busca opções mais luxuosas, a Casa Gangotena e o Plaza Grande Hotel são certamente as melhores opções da região.

O La Mariscal é o bairro que concentra mais bares, boates e restaurantes, principalmente próximo da Praça Foch. Nesse bairro você encontrará opções de hospedagem mais novas e de alto padrão como o Mercure Hotel Alameda,  e o Hotel Reina Isabel

Para quem busca opções mais econômicas, mas não menos confortáveis, o Hotel Carolina Montecarlo, o Hotel Antinea e a Casa Joaquin Boutique Hotel, oferecem ótimas estruturas e com preços mais razoáveis. O bairro jovem também dispõe de ótimas opções de hostel, entre os principais estão o El Patio Hostel e o Selina.

Moeda no Equador

A moeda oficial do Equador, desde o ano 2000, é o dólar americano (US$). Portanto, essa é a melhor moeda para levar durante a sua viagem a Quito. Apesar da moeda forte, os preços no país costumam ser bem acessíveis. Você pode almoçar por 3 dólares (ou menos), enquanto o preço do ônibus urbano é de apenas 25 centavos.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima